Honda lança novo sedan elétrico com preço de Chevrolet Onix Plus
Não é de hoje que as montadoras tradicionais se unem com marcas chinesas para atingir o lucrativo mercado da China. Foi exatamente isso que a Honda ao se unir a Dongfeng para lançar o Lingxi L, um novo sedan médio elétrico com preço de Chevrolet Onix Plus.
Você pode se interessar por:
- Honda HR-V LX 2016: pontos positivos e negativos do SUV de R$ 78 mil
- Novo Honda HR-V: os principais problemas, segundo os donos
- Honda HR-V Touring: detalhes da versão em 31 fotos exclusivas
- Por que o Honda ZR-V 2025 não faz o mesmo sucesso de Compass e Corolla Cross?
Vale lembrar que a parceria entre Honda e Dongfeng não é novidade. No mês passado a marca japonesa lançou o Honda Ye S7, um SUV elétrico fabricado em parceria com a chinesa. Além disso, também já apresentou o Honda Ye P7, feito em parceria com a GAC. Vale resslatar que a linha Ye em questão não é atrelada a uma marca específica, mas sim diz respeito a produtos elétricos exclusivos da Honda para o mercado chinês.
Sobre o Lingxi L, chama atenção seu preço de lançamento, cerca de US$18.500, o que na conversão direta é cerca de R$ 100.700. Para efeito de comparação, um sedan compacto como o Chevrolet Onix Plus sai aqui no Brasil pelo valor mínimo de R$ 101.590.
Quanto ao modelo em si, algumas publicações já o apelidaram de “Honda Civic elétrico”. O desenho de sua carroceria de fato remete um pouco ao tradicional sedan japonês, porém com um visual bem mais ousado e agressivo.
O Lingxi L chama atenção por seu conjunto óptico frontal. Formado por dois filetes de LED, um horizontal e um vertical, que se encontram. O desenho dos faróis em si é bem recortado e agressivo. Abaixo destes, fica um par de peças pretas triangulares.
No geral, a carroceria é marcada pela presença de apliques pretos em todos os lados, com visual minimalistas e angulares, além de vincos bem profundos e definidos. A traseira conta com lanterna inteiriça de LED em formato afilado, além dos mesmos recortes pretos em formato triangular.
Assim como no Honda Ye S7, o sedan não conta com retrovisores convencionais, mas sim possui câmeras de visão lateral, semelhantes ao Audi e-tron. Chama atenção também um spoiler ducktail com brake light integrado.
A comparação com Civic também vale quanto as suas medidas. O Lingxi L conta com 4,83 m de comprimento; 1,84 m de largura; 1,50 m de altura e entre-eixos 2,73 m. O entre-eixos é quase igual ao sedan japonês. De resto, o chinês ganha em tudo, principalmente no comprimento.
Por dentro, é difícil achar botões físicos, nada surpreendente para um carro que conta com impressionantes cinco telas instaladas em seu painel. No centro, há uma central multimídia de 12,3 polegadas, a qual é acompanhada pelo painel de instrumentos digital.
Dentre as telas “extras”, uma é dedicada exclusivamente ao co-piloto, enquanto as outras duas, posicionadas nas extremidades, são os monitores da câmera de retrovisor. Há ainda um HUD (head-up display) que projeta informações do vidro do carro.
O motor elétrico, alimentado por uma bateria de 59,22 kWh, justifica o design e proposta esportiva do novo sedan elétrico da Honda. O conjunto desenvolve 217 cavalos de potência e 31,61 kgfm de torque. A velocidade máxima é de 160 km/h e a autonomia elétrica é de 520 km no ciclo CLTC - menos rigoroso que o Inmetro brasileiro.
Logicamente, caso algum dia o Lingxi L chegue por aqui seu preço será bem maior que o comparativo com o Onix vendido aqui.