GWM discute com Santa Catarina possibilidade de segunda fábrica no Brasil

Com previsão para iniciar sua produção nacional esse ano, montadora quer ampliar sua produção no país
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29.03.2024 às 09:51
Com previsão para iniciar sua produção nacional esse ano, montadora quer ampliar sua produção no país

Já com previsão para começar a produzir seus carros híbridos em Iracemápolis (SP), a GWM pode estar perto de abrir outra fábrica no Brasil. Isso porque nessa quarta-feira (27) ocorreu uma reunião entre os diretores de Assuntos Institucionais e Financeiro da marca no Brasil com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello.

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Durante a reunião foram discutidas possibilidades de projetos a longo prazo da montadora, como abrir uma unidade de importação de peças ou uma unidade de montagem. Faz-se acreditar ainda mais nessa possibilidade o fato que o mercado catarinense é o segundo maior da GWM aqui, perdendo apenas para o estado de São Paulo, onde justamente a montadora já tem uma unidade fabril.

 

Sobre a possibilidade, Jorginho não deu nenhum tipo de confirmação, mas destacou a capacidade de Santa Catarina em acolher empresas. “Estamos à disposição para ser parceiros. Somos um estado que respeita o meio ambiente e projeta grandes negócios. Por aqui já temos mão de obra qualificada, berço da tecnologia e inovação, além de uma ótima infraestrutura com os portos”, explicou.

GWM no Brasil; investimentos e ascensão

A GWM foi uma das montadoras chinesas que chegou agitando o mercado brasileiro e já planeja um investimento de R$ 10 bilhões até 2032, justamente com o objetivo de aumentar sua capacidade produtiva no país.

Como já foi mencionado, a GWM irá começar a produzir localmente no Brasil seus híbridos na fábrica de Iracemápolis (SP), que no passado pertenceu à Mercedes. No entanto, a ideia era de que a produção começasse já em maio, mas teve que ser adiada para os próximos meses muito por conta do aumento do imposto de importação sobre os carros eletrificados.

 

Apesar da mudança de cronograma, o planejamento deve seguir o mesmo: fabricar no Brasil o GWM Haval 06. A escolha pelo SUV médio se deve aos seus bons números de emplacamentos em 2023, atingindo mais de 2 mil unidades no ano passado.

Além disso, a produção em território brasileiro poderia resolver a questão da oferta abaixo da demanda pelo carro, já que muitos interessados acabam tendo que esperar um mês até recebê-lo.

 

Porém, a possibilidade do SUV compacto da marca, o GWM Jollion, chegar aqui também não pode ser descartada, uma vez que o veículo já foi flagrado sendo testados em ruas brasileiras.

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