Great Wall registra SUV com visual de Classe G no melhor estilo GTA

Além do visual inspirado no SUV de luxo da Mercedes, o Cybertank impressiona pela performance do motor V6 de 354 cv
JC
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22.10.2021 às 14:18
Além do visual inspirado no SUV de luxo da Mercedes, o Cybertank impressiona pela performance do motor V6 de 354 cv

Por Fernando Vasconcellos

Meses depois de comprar a fábrica que pertencia à Mercedes-Benz em Iracemápolis, no interior de São Paulo, a Great Wall começa a registrar seus carros no Brasil. A gigante chinesa reivindicou junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o registro de patentes de dois SUVs conceituais mostrados na última edição do Salão de Xangai, em abril.

O primeiro deles é o Cybertank, o primeiro modelo da Tank, a recém-lançada divisão de utilitários esportivos da Great Wall. O SUV, no entanto, não é totalmente novo, mas sim uma versão reestilizada do Tank 300, um modelo da Wey, outra marca da fabricante chinesa.

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Além do visual inspirado no SUV de luxo da Mercedes, o Cybertank impressiona pela performance do motor V6 de 354 cv

A carroceria quadradona e os faróis redondos do Cybertank remetem ao estilo do Mercedes-Benz Classe G. O SUV chinês ostenta iluminação de LED em formato de Y no para-choque dianteiro e em filete que atravessa a grade frontal interligando o conjunto óptico – efeito parecido com o do Volkswagen Taos Highline.

Na traseira, uma caixa pendurada na tampa do porta-malas sugere o local onde o estepe fica guardado, mas o compartimento aparenta ser menor que as rodas do SUV.

O interior do Cybertank, apesar do toque futurista e da profusão de cromados, também conta com elementos do Classe G. Volante, painel digital integrado à central multimídia e saídas do ar-condicionado são bem parecidos com os do SUV da Mercedes-Benz.

Além do visual inspirado no SUV de luxo da Mercedes, o Cybertank impressiona pela performance do motor V6 de 354 cv

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A motorização anunciada na China é a 2.0 turbo a gasolina de 230 cv de potência e 39 kgfm de torque, combinada a um câmbio automático de oito marchas.

O outro modelo, chamado de 800, também foi apresentado no Salão de Xangai. A Great Wall chegou a afirmar no evento que o conceito era uma versão muito próxima do modelo de produção do SUV topo de gama que será lançado na China em 2022.

Visualmente muito similar ao Rolls-Royce Cullinan, o 800 tem uma proposta ainda mais sofisticada que o Cybertank. A enorme grade cromada com frisos verticais, entre os faróis quadrados, é o destaque na dianteira.

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A carroceria com mais de 5 metros de comprimento pintada em duas tonalidades acomoda uma cabine luxuosa, com acabamento caprichado em couro, madeira, veludo roxo e até cristal. Os bancos individuais para os quatro ocupantes contam com diversas regulagens elétricas, aquecimento e ventilação.

A Great Wall disse que o 800 terá tecnologias de condução autônoma nível três, conectadas aos ajustes da suspensão pneumática e do sistema de tração integral para facilitar a tarefa do motorista em situações fora-de-estrada.

O motor do SUV é um 3.0 V6 a gasolina de 354 cv e 32,6 kgf., desenvolvido pela própria Great Wall. Esse propulsor terá o auxílio de um sistema híbrido-leve para economizar combustível. A transmissão é automática de nove marchas.

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Apesar da chegada iminente da marca chinesa ao nosso mercado, vale ressaltar que os registros no INPI não significam que esses modelos serão efetivamente lançados por aqui. Em muitos casos, as montadoras protocolam patentes na entidade para resguardar os direitos sobre componentes e tecnologias que poderão ser utilizados futuramente.

De qualquer forma, os registros desses SUVs indicam que a Great Wall realmente tem planos para o Brasil. Em seu país de origem, a marca possui uma gama bem variada de SUVs de diferentes categorias e até mesmo uma picape média, que tem chances de ser feita em Iracemápolis para competir no segmento no mercado nacional.

Imagens: site auto.sina.com

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