Gol e Azul prometem fazer carro voador virar realidade no Brasil já em 2025

Companhias aéreas nacionais já compraram seus carros voadores para disputarem clientes em 2025
Camila Torres
Por
22.09.2021 às 12:06
Companhias aéreas nacionais já compraram seus carros voadores para disputarem clientes em 2025

Para quem tem dúvidas se carros voadores serão realidade um dia, aparentemente eles já têm até data para decolar: 2025. E não, não estamos falando de um cronograma voltado a regiões como Japão, Europa ou Estados Unidos, mas sim do Brasil.

Entretanto os carros voadores da vida real devem ser bem diferentes do que muitos imaginavam, talvez influenciados pelos Jetsons. Na verdade, seu corpo está mais para helicóptero do que para carro, e quem vai operá-los não são motoristas comuns, mas sim companhias aéreas. 

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A Gol anunciou nesta semana o arrendamento de 250 unidades do VA-X4 eVTOL, produzido pela irlandesa Avolon. O valor do investimento não foi revelado, mas o modelo promete ser um dos mais avançados táxis aéreos ou carros voadores da criadora Vertical Aerospace, afirma o comunicado.

A aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical emite zero carbono e pode chegar a até 320 km/h, com alcance de até 160 quilômetros. 

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A aeronave tem capacidade para transportar um piloto e quatro passageiros. O ruído da é outro ponto que merece destaque, segundo a Gol. Um helicóptero convencional em voo de cruzeiro produz até 100 vezes mais barulho que o eVTOL. 

Para quem não conhece a Vertical Aerospace, a empresa é apoiada por ninguém menos que Microsoft, American Airlines e Rolls-Royce. 

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O acordo 

O acordo entre o grupo Comporte, que pertence ao mesmo acionista que controla a Gol, e a AVolon, é do tipo não-vinculante: as aeronaves serão certificadas até 2024 e entregues até a data definida em 2025.

“O VA-X4 é ideal para uma cidade como São Paulo, com uma população de mais de 22 milhões de pessoas [em toda a Região Metropolitana]. Nossos eVTOLs transformarão a forma como viajamos em cidades de alta densidade populacional que estão congestionadas com tráfego, levando aos céus aeronaves de emissão zero", afirmou Stephen Fitzpatrick, CEO da Vertical Aerospace.

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Também neste mês, a Gol anunciou um aporte de US$ 200 milhões da American Airlines (cerca de R$ 1 bilhão). As empresas, que já são parceiras, vão ampliar seu acordo de compartilhamento de voo.

A Gol afirma ter uma meta de neutralidade de carbono até 2050. Com a inclusão dos táxis aéreos elétricos, casada a modificações na frota atual, será possível alcançar o objetivo. 

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Certificação da ANAC

Para os carros voadores se tornarem realidade no Brasil, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) realizará um estudo de viabilidade e infraestrutura em conjunto com o Decea (Departamento de Controle de Espaço Aéreo) e autoridades aeronáuticas internacionais. A expectativa da Avolon é que o projeto seja concluído em 2024.

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Gol e Azul na disputa pelos carros voadores

Antes da Gol, a concorrente Azul já havia anunciado investimento de US$ 1 bilhão (mais de R$ 5 bilhões) na compra de 220 carros voadores elétricos de sete lugares (um piloto mais seis passageiros) para disputar clientes com helicópteros. 

Só que as aeronaves adquiridas pela Azul são da empresa alemã Lilium, que também serão colocadas para voar em 2025. A companhia também informou que os carros voadores serão uma alternativa mais barata que os convencionais helicópteros, custando cerca de um quarto do valor.

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