Ford EcoSport ganha sobrevida na Argentina, mas importado da Índia
A Ford encerrou a produção de veículos no Brasil em janeiro deste ano e retirou de linha o SUV EcoSport e os irmãos Ka hatch e Ka Sedan. Porém, a morte do EcoSport não acontecerá na Argentina, que antes recebia os compactos fabricados em Camaçari (BA).
Segundo o site Autoblog Argentina, a marca do oval azul enviou um comunicado aos seus clientes nas últimas semanas confirmando que o SUV não sairá de linha por lá.
Em vez disso, a filial hermana passará a importar o SUV da Índia - onde o EcoSport de segunda geração continua a ser montado - e exportado para mercados como Estados Unidos e México.
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A Ford ainda promete entregar as unidades do SUV aos que adquiriram por planos de poupança (muito comum na Argentina, em que a inflação alta e a forte desvalorização do peso em relação a outras moedas assolam constantemente a população) até o terceiro trimestre deste ano.
Em contrapartida, os compradores de Ka hatch ou sedan no mesmo modelo de negócio terão o investimento devolvido, já que a família de hatch e sedan compactos deixará as lojas em definitivo quando os estoques acabarem.
O EcoSport indiano chegará à Argentina em três opções: SE MT, Titanium MT e Titanium AT. Todas elas serão movidas pelo motor três-cilindros Dragon 1.5 a gasolina de 123 cv e 15,4 kgfm, gerenciado por uma caixa manual de cinco marchas ou automática de seis.
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O SUV indiano será um pouco mais manso do que o fabricado no Brasil, que podia ser encontrado com motores 1.5 e 2.0, ambos flexíveis. A primeira opção era calibrada em 130/137 cv (gasolina/etanol) e 15,6/16,2 kgfm e a segunda, em 170/176 cv e 20,6/22,5 kgfm com tração nas quatro rodas.
Mesmo que tenha colocado um ponto final na incógnita em relação à vida do EcoSport no país, o comunicado gerou uma nova dúvida: quanto o EcoSport vai custar agora?
Por conta do acordo do Mercosul, os veículos fabricados no Brasil chegavam à Argentina sem tarifa de importação - e vice-versa. Agora, vindas da Índia, as unidades do SUV podem ter ao menos 35% de tributação.
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Se por lá a dúvida está relacionada ao preço do EcoSport, por aqui o dólar alto e o elevado imposto de importação devem inviabilizar a ressurreição do SUV, que já não vinha apresentando bom desempenho em vendas nas lojas brasileiras.
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Jornalista Automotivo
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