Flagra: por que o VW Virtus GTS 2023 não tem faróis inteligentes do Polo

Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI
Renan Bandeira
Por
12.01.2023 às 15:48
Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI

Com Leonardo Felix

Com os Volkswagen Gol e Voyage fora de combate, restará para Polo Track, Novo Polo e novo Virtus a missão de serem os carros mais baratos da marca no Brasil. 

No ano passado, a fabricante alemã apresentou o hatch reestilizado com novidades mecânicas, que a Mobiauto contou em detalhes neste outro texto

A bola da vez agora será o sedan. O flagra cedido gentilmente por Walther Nucci, consultor automotivo e administrador da página @vwrfn - que também fotografou a nova VW Saveiro, que contamos os detalhes aqui, mostra o Virtus reestilizado rodando em fase final de testes.

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Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI

Assim como a picapinha, o VW Virtus 2023 rodava na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e traz novidades importantes. Visualmente, podemos esperar pelo mesmo padrão adotado pelo sedan na Índia e no México, mercados onde ele já foi lançado com atualizações estéticas.

O ponto chave agora é a gama de versões. A Mobiauto apurou que o novo Virtus será lançado ainda como ano-modelo 2023. Inicialmente, devem chegar as versões civis, incluindo uma inédita versão de topo que se chamará Exclusive, segundo os colegas do Autos Segredos.

Mas o flagra em questão é da versão esportiva GTS, que chegou a ser descartada pela Volkswagen para o novo Virtus, mas voltou à baila com soluções próprias em relação ao Polo GTS, e não estamos falando só do balanço dianteiro do sedan, que será diferente do hatch em toda a gama. 

Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI

Diferentemente do novo Polo GTS, que terá a tecnologia IQ.Light Matrix - inclusive com avanços em relação ao sistema usado no Taos -, o novo Virtus GTS terá conjunto óptico dianteiro full-LED, incluindo luzes de neblina e DRL, porém mais simples, através de ecoleds ou espelhos, conforme mostra o flagra.

O motivo para isso é simples: como o novo Polo brasileiro tem a mesma frente do europeu, os faróis IQ Light do GTS vêm importado do Velho Continente. No caso do Virtus 2023, que usará faróis com moldes do Nivus, o fornecimento será local, daí que o conjunto será mais simples.

Leia também: VW Virtus 170 TSI automático fará alegria dos taxistas com 15,6 km/l

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Fora isso, o novo Virtus GTS terá elementos similares aos do hatch esportivo, como as rodas aro 18 agora com acabamento escurecido, grade e para-choque com divisórias tipo colmeia nas entradas de ar, teto e capas dos retrovisores na cor preta brilhante. 

Assim como os faróis, as lanternas serão de LED, porém seguindo a tendência do restante da gama e apresentando lentes escurecidas. 

Por dentro, o flagra aponta que o Virtus GTS 2023 manterá o cluster Active Info Display, 100% digital, e a central multimídia VW Play. Nossa aposta é que Polo e Virtus GTS mantenham os bancos de caráter mais esportivo, com encostos de cabeça independentes no par dianteiro.

Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI

Itens como o volante do Nivus e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, ativado por deslizamento dos dedos, já estão presentes na gama desde a linha 2022 e serão mantidos. O quadro de instrumentos digital de 8” deve pintar nas versões intermediárias e de entrada.

O lançamento da linha 2023 do VW Virtus ocorrerá ao longo deste semestre. As versões de entrada trarão o motor 170 TSI, de 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível, aliado a câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

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Na inédita versão de topo pode ser mantido o conjunto 200 TSI automático, de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm com qualquer combustível. Já a GTS manterá o trem de força 250 TSI Automático, formado pelo propulsor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm. Seu preço deve ficar na faixa dos R$ 150.000.

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