Fiat vai produzir SUV elétrico chinês na Europa para brigar com BYD

Carro chegará ao mercado europeu como fruto de parceria entre empresas e possui duas versões de motorização
DR
Por
01.03.2024 às 19:12
Carro chegará ao mercado europeu como fruto de parceria entre empresas e possui duas versões de motorização

Com o intuito de avançar em seu projeto de eletrificação, a Fiat fechou parceria com a Leapmotors para exportar seus veículos para o resto do mundo, e os primeiros frutos da ação poderão ser vistos em breve. Isso porque rumores apontam que a montadora já prepara o lançamento do Leapmotor C10 para o próximo verão europeu.

 Você pode se interessar por: 

O veículo é um SUV elétrico e híbrido plug-in e sua fabricação possivelmente será na fábrica de Mirafiori. Dentro do mercado chinês, o carro chegou a ¥ 151,800 em sua versão mais básica (cerca de R$ 105 mil na conversão atual).

Sua chegada à UE aconteceu graças a joint-venture criada entre as duas empresas, a Leapmotor International, na qual a Stellantis tem 51% de participação e a Leapmotor os outros 49%.

Ainda não existem preços definidos para os mercados do velho continente e não há expectativa de lançamento do SUV para o Brasil. O que se sabe, é que o modelo que chegará a Europa será o mesmo já comercializado na China.

Com base em suas dimensões, espera-se que o C10 brigue no segmento dos SUVs médios dentro do mercado europeu, como o BYD Seal U. Elas são: 4.739 mm de comprimento, 1.900 mm de largura e 1.680 mm de altura.

Sobre seu acabamento, o interior é minimalista, com uma tela flutuante de 14,6 polegadas e um painel de instrumentos digital em uma tela de 10,25 polegadas. A central multimídia e sistemas opcionais, como de direção autônoma, são feitos pelo sistema operacional Leapmotor OS 4.0.

Tanto na versão elétrico quanto na plug-in o motor EV é o mesmo, ele se encontra no eixo traseiro e possui 228 cv de potência e torque de 32,6 kgfm.

A bateria do conjunto 100% EV é do tipo LFP e tem capacidade de 69,9 kWh, a qual fornece 530 Km, no ciclo CLTC chinês, de autonomia ao veículo.

O propulsor a gasolina presente na configuração plug-in tem função de recarregar a bateria, não sendo conectado às rodas do carro. Sua potência é de 94 cv e é responsável por ficar alimentando uma bateria LFP de 28,4 kWh, a qual alimenta o propulsor elétrico e tem 210 Km de autonomia elétrica.

Com o tanque de combustível cheio, capaz de reenergizar continuamente a bateria, e carga total, a independência combinada é de 1.190 km no ciclo CLTC.

Ainda existem dúvidas quanto a comercialização dessa versão plug-in dentro da Europa, uma vez que nenhum modelo com esse “extensor de autonomia” foi importado ao velho continente ainda.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Leapmotor C10
Leapmotor C10 Fiat
Leapmotor C10 SUV elétrico
Leapmotor C10 Fiat SUV elétrico
Fiat e Leapmotor SUV elétrico
Parceria Fiat e Leapmotor SUV elétrico
Parceria Fiat e Leapmotor C10
Fiat e Leapmotor C10
Fiat e Leapmotor SUV elétrico Europa
Parceria Fiat e Leapmotor SUV elétrico Europa
Parceria Fiat e Leapmotor C10 Europa
Lançamento Leapmotor C10
Lançamento Fiat e Leapmotor SUV elétrico

Comentários