Fiat Pulse de R$ 100.000 terá cluster digital, central gigante e modo Sport

Stellantis mostra como será o painel da versão de topo do SUV compacto, que deriva do Argo, mas terá cabine com muitas inspirações em Toro e Compass
Renan Bandeira
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26.07.2021 às 18:19 • Atualizado em 12.11.2024
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Stellantis mostra como será o painel da versão de topo do SUV compacto, que deriva do Argo, mas terá cabine com muitas inspirações em Toro e Compass

A Stellantis divulgou as primeiras imagens oficiais do interior do Fiat Pulse nesta segunda (26), mostrando como será a cabine do inédito SUV derivado do Argo, o primeiro veículo dito utilitário esportivo produzido pela marca no Brasil, em sua versão de topo.

Os principais destaques do habitáculo vão para a central multimídia flutuante enorme, de 10,1 polegadas, mesmo tamanho do sistema pelos primos Fiat Toro e Jeep Compass, embora na picape a disposição da tela seja vertical.

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Assim como na própria Toro, no Compass e até na Fiat Strada, o Pulse contará com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, mas só o SUV e a picape maiores já trazem Wi-Fi a bordo (pago à parte, com planos entre R$ 30 e R$ 100 por mês da operadora Claro) e a plataforma Fiat Connect Me, que também estará presente no Pulse.

Ela permite visualizar informações em tempo real do veículo, como quilometragem, pressão dos pneus e autonomia do tanque, bem como acionar comandos como destravar as portas ou ligar o motor remotamente, através de aplicativo no celular ou da Alexa, o assistente por comando de voz da Amazon.

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Já o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas (apenas os mostradores de combustível, temperatura do motor e luzes-espia contêm elementos analógicos) é quase idêntico ao da Toro. Porém, o Pulse traz como item inédito o botão “Sport” no volante multifuncional, mostrando que o veículo terá um modo mais esportivo de condução.

O volante, aliás, é uma peça inédita na gama da Fiat e possui traços que se inspiram nos do novo Compass, porém com diâmetro menor, mais proporcional ao porte do Pulse.

Aliás, um flagra do interior das versões mais básicas do Pulse divulgado nas últimas semanas já entregava que o painel do Pulse será inspirado no do primo rico Compass.

O desenho do envolvente do cluster em cascata, a central flutuante alojada acima das duas saídas ar-condicionado, os difusores de ar centrais horizontalizados e a régua horizontal de comandos do ar e de outras funções do veículo na transição entre painel e console central denunciam isso.

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A imagem vazada apontava ainda que, desde a versão de entrada, o Pulse deve oferecer portas USB do tipo C, já presentes no Compass reestilizado, mas que ainda são inexistentes na Toro. 

Além disso, o SUV contará com o sistema e-Locker (TC+) de bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro, com acionamento por botão alojado na régua de comandos central.

Por outro lado, a tela de entretenimento do protótipo flagrado era menor, provavelmente de 8,4 polegadas. O cluster era predominantemente analógico, com um pequeno computador de bordo digital monocromático de 3,5" ao centro, e a partida do motor era convencional, através de chave.

Possivelmente se trata de uma configuração dotada do já conhecido motor 1.3 Firefly aspirado 8V flex, de 101/109 cv e 13,7/14,2 kgfm (gasolina/etanol), que empurra os atuais Fiat Strada, Argo e Cronos. Ele será gerenciado por uma caixa manual de cinco marchas ou automática do tipo CVT. Seu preço não deve ser menor que R$ 80.000.

Stellantis mostra como será o painel da versão de topo do SUV compacto, que deriva do Argo, mas terá cabine com muitas inspirações em Toro e Compass

Já as fotografias divulgadas nesta segunda pela Stellantis se referem à versão mais cara do SUV compacto, que deve romper a faixa de R$ 100.000. Além dos elementos mencionados acima e da partida do motor por botão, eles que serão responsáveis por estrear o novo motor três-cilindros 1.0 turboflex 12V da família GSE.

Com injeção direta de combustível e variação inteligente do comando de válvulas de admissão, através do sistema MultiAir III, esse trem de força deve render até 130 cv de potência e 21 kgfm de torque com etanol, sendo acoplado à caixa automática de seis marchas da Aisin.

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