Fiat Pulse 1.0: possível nova versão pode prejudicar vida do Argo no Brasil
O Fiat Pulse não foi o primeiro SUV compacto de entrada do mercado por causa do Caoa Chery Tiggo 2, mas foi o que abriu as porteiras para a chegada de novos concorrentes ao segmento. Com bom volume de vendas nos primeiros anos, o modelo da marca italiana ancorou seu espaço na lista de mais vendidos do Brasil, e fez as marcas concorrentes correrem atrás da categoria.
Agora, de acordo com o colega Marlos Ney Vidal, do site Autos Segredos, o Fiat Pulse pode ter agora uma nova versão de entrada, equipada com motor 1.0 aspirado flex. O motor é o mesmo usado por Argo e Mobi no Brasil, e rende 71/75 cv de potência (G/E) e 10/10,7 kgfm de torque (G/E).
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Nesse caso, a motorização seria ligada ao câmbio manual de cinco marchas, como acontece na atual versão de entrada do modelo, a Drive 1.3 MT. Vale lembrar que, atualmente, o Pulse tem preços partindo de R$ 98.990, principalmente por causa da chegada do Volkswagen Tera, que tem valor de entrada parecido.
Mas essa atual opção mais básica deve encarecer logo. A discrepância de valores entre Drive MT e Drive AT é o que indica isso, e o novo posto de configuração mais barata deve ficar mesmo para o tal Pulse 1.0 aspirado, que pode custar os mesmos R$ 98 mil ou até menos.
Ainda que nada tenha sido revelado pela montadora italiana, e isso seja apenas uma suposição, a tal nova versão pode colocar uma pedra no caminho do Fiat Argo no Brasil. O hatch compacto parte de R$ 90.990 com o mesmo motor 1.0, e os preços dessa motorização chegam a R$ 92.990, na variante Drive.
Com os preços próximos, o consumidor deve optar pelo SUV em relação ao hatch. Afinal, entrega maior altura do solo e posição mais confortável para direção, além de se tratar da categoria mais desejada pelos brasileiros hoje.
Assim, o volume de vendas do modelo diminuiria, deixando sua vida em risco por aqui. Ele já terá a sombra do Fiat Grande Panda em nosso mercado, e nada impede que a junção dos dois fatores coloque um fim da linha para o Fiat Argo em nosso mercado.
Obviamente, antes de mais nada, a tal versão de entrada 1.0 aspirada flex precisa ser lançada para aí, sim, entender as movimentações de mercado da Fiat no Brasil. De qualquer maneira, o futuro parece complicar a existência do hatch por aqui.
Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.