Exclusivo: Chevrolet terá elétrico de R$ 150.000 contra BYD Dolphin

Monovolume Baojun Cloud virá da China com insígnia da gravata para popularizar GM no crescente segmento de carros elétricos
LF
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10.10.2023 às 08:00
Monovolume Baojun Cloud virá da China com insígnia da gravata para popularizar GM no crescente segmento de carros elétricos

A Chevrolet resolveu entrar com força no segmento de carros elétricos a preços mais acessíveis, que por enquanto só BYD e GWM vêm sabendo explorar. Curiosamente, a marca usará a mesma receita das rivais chinesas: um elétrico que viria importado da China na faixa de R$ 150.000.

Estamos falando do Baojun Yunduo, Baojun EQ100 ou Baojun Cloud, seu nome "ocidental". O monovolume, de dimensões próximas às do BYD Dolphin, deve ser lançado no Brasil em 2025, obviamente com outro nome e a insígnia da marca Chevrolet, confirmando a previsão do colunista da Mobiauto, Sergio Quintanilha.

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Como é o Chevrolet Cloud

O Baojun Cloud é fruto da aliança entre General Motor e as fabricantes chinesas SAIC e Wuling. É a mesma joint venture responsável pela produção do ultracompacto Wuling Hong Guang Mini EV, atual carro elétrico mais vendido na China.

O Chevrolet Cloud (alcunha que usaremos como livre exercício para identificar o modelo, ainda sem nome para nosso mercado) é um monovolume elétrico desenvolvido para mercados emergentes e com porte similar ao do BYD Dolphin.

Em dimensões, o Cloud mede 4.295 mm de comprimento, 1.850 mm de largura, 1.652 mm de altura e 2.700 mm de entre-eixos. São 17 cm a mais de comprimento e 7 cm a mais de largura e altura do que o Dolphin, porém com a mesma distância entre eixos. O porta-malas tem 382 litros de volume e o peso é de menos de 1,5 tonelada, relativamente baixo para um carro elétrico.

Seu conjunto de baterias de LFP (ferro-fosfato-lítio) é oferecido em duas configurações: 37,9 kWh de capacidade, com alcance de 360 km no ciclo chinês NEDC; 50,6 kWh, perfazendo uma autonomia de 460 km no mesmo método de medição. Ambos os números devem diminuir na homologação do Inmetro, mas ainda não se sabe se a GM trará as duas especificações ou apenas uma delas.

O Chevrolet Cloud traz um motor elétrico dianteiro com 136 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, o que o permite uma velocidade máxima de 150 km/h. Já a recarga pode ser feita em modo rápido, permitindo a recuperação entre 30% e 80% da capacidade de armazenamento de energia em apenas 30 minutos.

Apesar de ser um projeto de baixo custo, o Chevrolet Cloud possui alguns recursos interessantes, como as rodas de liga leve aro 17 ou 18, as maçanetas externas escamoteáveis, o quadro de instrumentos 100% digital de 8,8 polegadas e a central multimídia gigante de 15,6 polegadas.

Além dessas tecnologias, o monovolume conta com um ACC (controle de cruzeiro adaptativo) capaz de permitir ultrapassagens autônomas pela faixa da esquerda a até 130 km/h. O veículo também possibilita memorizar áreas de estacionamento para manobras autônomas e volta sozinho de ré por até 100 metros, repetindo o exato trajeto feito anteriormente. É um recurso similar ao do GWM Haval H6.

Por fim, conta com controles remotos do veículo via aplicativo de celular, sistema de som com seis alto-falantes e iluminação ambiente com 256 cores. Destaque para os bancos tipos "sofá", que dificilmente devem ser mantidos no Brasil. Os bancos dianteiros também rebatem em até 135 graus para trás, virando quase uma cama, sistema similar ao dos Honda City e HR-V.

O Chevroler Baojun Cloud deve ser lançado no Brasil no primeiro semestre de 2025 e, segundo nossas fontes, substituirá o também monovolume Bolt, que vem importado dos Estados Unidos e custa muito mais caro, mais de R$ 250.000.

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