Empacou? Fiat Uno Ciao já é vendido por menos que o preço de lançamento
Duas importantes despedidas marcaram a indústria automotiva nacional nos últimos anos. No mês passado, a Volkswagen encerrou a produção do Gol, seu veículo de maior sucesso aqui, que teve até versão limitada com mil unidades para sua despedida.
Um ano antes, o hatch da marca alemã viu o Fiat Uno, seu principal rival nas últimas quatro décadas, se despedir. Coincidentemente, são os dois nomes de carro mais vendidos na história de nossa indústria.
Assim como o Gol, o rival ganhou uma edição especial, chamada Uno Ciao. Mas, ao que parece, ela não teve tanto sucesso na revenda como se esperava. Foram 250 unidades produzidas, no total, e a Stellantis as lançou por R$ 84.990 cada, em dezembro de 2021.
Pouco tempo depois, unidades da série eram revendidas com ágio nas lojas independentes, que anunciavam a versão por até R$ 110.000. O movimento é algo parecido com o que vemos no Gol Last Edition, lançado por R$ 95.000, mas que já tem anúncios na casa dos R$ 150.000.
Só que, de lá para cá, o Uno Ciao empacou. Passado um ano do lançamento da série de despedida oficial do Uninho, revendas independentes mantêm a variante Ciao zero-quilômetro à venda.
Claro que ainda existem anunciantes que se aventuram com valores elevados para a edição, mas parte dos lojistas já oferece o veículo abaixo de R$ 80.000, cerca de R$ 5.000 a menos do que seu valor de lançamento.
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Entre os anúncios na Mobiauto, por exemplo, encontramos uma unidade por R$ 79.990 e outra por R$ 83.990. Em ambos os casos, valores abaixo do preço sugerido na estreia.
Nesse caso, nem mesmo o lote pequeno do Uno Ciao foi suficiente para atrair interesse. Um dos motivos é o valor, claro. Afinal, a configuração de despedida usava como base a opção Attractive 1.0, que partia de R$ 68.490 naquele momento. Ou seja, a edição Ciao era R$ 16.000 a mais cara.
Nem mesmo as mudanças visuais, tanto externas como internas, as plaquetas numeradas e os equipamentos adicionais pareceram justificar a diferença pedida junto aos consumidores. Com isso, as vendas aparentemente emperraram.
Resta saber se o VW Gol conseguirá vencer essa bolha e ter todas as unidades que estão nas mãos das revendedoras de fato repassadas a clientes finais. Mas, com o ágio aplicado até o momento, não se espante se escrevermos este mesmo artigo sobre o Last Edition no começo de 2024…
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.
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