Empacou? Fiat Uno Ciao já é vendido por menos que o preço de lançamento

Edição limitada tinha 250 unidades e foi lançada em dezembro de 2021, sofreu ágio e ultrapassou os R$ 100 mil, mas agora pega poeira nas lojas
Renan Bandeira
Por
05.01.2023 às 15:27
Edição limitada tinha 250 unidades e foi lançada em dezembro de 2021, sofreu ágio e ultrapassou os R$ 100 mil, mas agora pega poeira nas lojas

Duas importantes despedidas marcaram a indústria automotiva nacional nos últimos anos. No mês passado, a Volkswagen encerrou a produção do Gol, seu veículo de maior sucesso aqui, que teve até versão limitada com mil unidades para sua despedida.

Um ano antes, o hatch da marca alemã viu o Fiat Uno, seu principal rival nas últimas quatro décadas, se despedir. Coincidentemente, são os dois nomes de carro mais vendidos na história de nossa indústria.

Anuncie seu carro na Mobiauto 

Edição limitada tinha 250 unidades e foi lançada em dezembro de 2021, sofreu ágio e ultrapassou os R$ 100 mil, mas agora pega poeira nas lojas

Assim como o Gol, o rival ganhou uma edição especial, chamada Uno Ciao. Mas, ao que parece, ela não teve tanto sucesso na revenda como se esperava. Foram 250 unidades produzidas, no total, e a Stellantis as lançou por R$ 84.990 cada, em dezembro de 2021. 

Pouco tempo depois, unidades da série eram revendidas com ágio nas lojas independentes, que anunciavam a versão por até R$ 110.000. O movimento é algo parecido com o que vemos no Gol Last Edition, lançado por R$ 95.000, mas que já tem anúncios na casa dos R$ 150.000.

Só que, de lá para cá, o Uno Ciao empacou. Passado um ano do lançamento da série de despedida oficial do Uninho, revendas independentes mantêm a variante Ciao zero-quilômetro à venda.

Edição limitada tinha 250 unidades e foi lançada em dezembro de 2021, sofreu ágio e ultrapassou os R$ 100 mil, mas agora pega poeira nas lojas

Claro que ainda existem anunciantes que se aventuram com valores elevados para a edição, mas parte dos lojistas já oferece o veículo abaixo de R$ 80.000, cerca de R$ 5.000 a menos do que seu valor de lançamento.

Leia também: Fiat Uno Ciao é a despedida de um dos maiores ícones das ruas brasileiras

Entre os anúncios na Mobiauto, por exemplo, encontramos uma unidade por R$ 79.990 e outra por R$ 83.990. Em ambos os casos, valores abaixo do preço sugerido na estreia.

Edição limitada tinha 250 unidades e foi lançada em dezembro de 2021, sofreu ágio e ultrapassou os R$ 100 mil, mas agora pega poeira nas lojas

Nesse caso, nem mesmo o lote pequeno do Uno Ciao foi suficiente para atrair interesse. Um dos motivos é o valor, claro. Afinal, a configuração de despedida usava como base a opção Attractive 1.0, que partia de R$ 68.490 naquele momento. Ou seja, a edição Ciao era R$ 16.000 a mais cara.

Nem mesmo as mudanças visuais, tanto externas como internas, as plaquetas numeradas e os equipamentos adicionais pareceram justificar a diferença pedida junto aos consumidores. Com isso, as vendas aparentemente emperraram.

Resta saber se o VW Gol conseguirá vencer essa bolha e ter todas as unidades que estão nas mãos das revendedoras de fato repassadas a clientes finais. Mas, com o ágio aplicado até o momento, não se espante se escrevermos este mesmo artigo sobre o Last Edition no começo de 2024…

Você pode se interessar por:

O engenheiro que ajudou o Fiat Uno a nascer e se aposenta junto com ele
Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
VW Polo Track: o que ele perde para ser mais barato que o novo Polo MPI
Avaliação: VW Polo MPI 2023 antecipa futuro do carro de entrada da marca


Comentários