Digital, documento do carro não chegará mais na sua casa. Como proceder

Modelo digital pode ser impresso na sua residência ou apenas mantido no celular. Veja como será feita a emissão
Por Renan Bandeira
18.01.2021 às 18h:19 • Att. há cerca de 2 meses
Modelo digital pode ser impresso na sua residência ou apenas mantido no celular. Veja como será feita a emissão

 O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é o documento que garante que o veículo está devidamente autorizado a rodar pelo Brasil. É obrigatório que o CRLV seja emitido anualmente. Por isso, todo ano é cobrada a taxa de licenciamento dos veículos nacionais.

Quem tem veículo há algum tempo sabe como funcionava o antigo processo. O ano começava e existiam as opções de pagar o licenciamento adiantado ou esperar o calendário de pagamento de acordo com o final da placa em seu estado. 

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Independentemente de qual fosse o método escolhido, após o pagamento o documento era emitido e enviado ao endereço indicado no cadastro do veículo junto ao Detran do estado.

A partir deste ano, as opções de pagamento ainda são as mesmas, mas todo o processo de emissão e recebimento do documento passou a ser digital.

Em todo o Brasil, o CRLV no exercício 2021 não será mais enviado para a residência do dono do veículo, mas sim emitido de forma digital substituindo o físico, como foi publicado no Diário Oficial da União em dezembro de 2019

Modelo digital pode ser impresso na sua residência ou apenas mantido no celular. Veja como será feita a emissão

A versão eletrônica tem o mesmo valor legal e carrega os mesmos dados que a impressa, segundo o Ministério da Infraestrutura

O Ministério ainda orienta que os proprietários tenham o documento no celular e também impresso, já que o aparelho pode ficar sem bateria, por exemplo. E, em caso de fiscalização, será considerado que não há o porte do CRLV.

A impressão pode ser feita em papel sulfite comum e na própria residência do proprietário do veículo.

Vale lembrar que, para realizar a emissão do documento, é necessário que o licenciamento seja quitado, ou seja, dívidas como IPVA ou multas do veículo, por exemplo, também devem estar pagas - confira como licenciar seu veículo.

Leia também:  IPVA 2021: saiba como pagar com desconto nos principais estados

Como faço para ter acesso ao documento digital?

Modelo digital pode ser impresso na sua residência ou apenas mantido no celular. Veja como será feita a emissão

O primeiro passo é baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito (CDT)”, que pode ser encontrado gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Com o download feito, o proprietário deverá clicar em “entrar com gov.br” e realizar o cadastro - caso já tenha cadastro em outro órgão do Governo, como INSS, por exemplo, pode utilizar o mesmo login e senha.

Após o acesso, a tela inicial do aplicativo dará quatro opções ao proprietário. Nesse momento, deve-se clicar em “Veículos” e depois em “Toque aqui para adicionar um CRLV”, que dará início ao registro do veículo desejado.

Será necessário informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) e o código de segurança presente do Certificado de Registro de Veículo (CRV) - antigo DUT, que é o documento que indica quem é o proprietário do veículo e responsável pela troca de propriedade.

Leia também: Licenciamento do carro 2021: veja prazos, valores e descontos em cada estado

Modelo digital pode ser impresso na sua residência ou apenas mantido no celular. Veja como será feita a emissão

Com os dados preenchidos e o registro realizado, o documento do veículo aparecerá em fundo branco com as mesmas informações que vinham presentes no impresso. Para realizar a impressão, basta clicar nos três pontos no canto inferior direito da tela, e ir em “exportar”.

Outra forma de emitir e ter acesso ao CRLV digital é pelo Portal do Denatran. O processo de acesso e cadastro do veículo é igual ao do aplicativo, mas depois de realizar o registro, o proprietário tem de clicar sobre o nome do modelo na página inicial, para chegar à aba “Dados do Veículo”. Ali estará disponível o documento em formato PDF para a impressão.

Você também pode se interessar por:

22 SUVs que serão lançados no Brasil em 2021
13 sedans e hatches que serão lançados no Brasil em 2021
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
19 elétricos e híbridos que serão lançados no Brasil em 2021 


Licenciamento digitalCRLV digitaldocumento do carro digitalcomo fazer documento do carro digitalCRLV-edocumento do carro impressocomo imprimir documento do carrocomo imprimir documento digital
Comentários