6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Para garantir sua segurança, evitar prejuízos e imprevistos é importante seguir estas 6 dicas para comprar um carro usado de forma que não cause preocupações futuras.

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

2 de Outubro de 2019 às 10:02

·

Atualizado há 9 meses

6 Melhores dicas para comprar um carro usado

Imagem de Camila Torres

Camila Torres

Jornalista Automotiva

2 de Outubro de 2019 às 10:02

·

Atualizado há 9 meses

Fazer a escolha certa na hora de aderir um veículo é uma tarefa que exige diversos cuidados, que vão desde a escolha do modelo até o pagamento. Para garantir a segurança do cliente, evitar prejuízos e imprevistos é importante seguir estas 6 dicas para comprar um carro usado de forma que não cause preocupações futuras. 

1. Defina o carro ideal

Para encontrar o carro ideal é necessário identificar 3 coisas: quais são suas necessidades, qual o valor máximo você pode gastar e como você quer pagar. Feito isto, a tarefa agora é encontrar um veículo que atenda suas necessidades e se enquadre ao valor estipulado. As vezes a tarefa não é fácil e você vai precisar dispensar alguns itens do carro ou subir o orçamento. Por se tratar de um carro usado, você já tem um valor mais vantajoso. 

2. Consulte e compare ofertas

Ao definir o modelo, veja várias ofertas. Leia atentamente as informações do classificado e dê preferência para descrições com o máximo de detalhes sobre o veículo, veja as fotos atentamente e compare o valor com outros anúncios. 

3. Conheça o carro pessoalmente

Entre em contato com o vendedor, peça para conhecer o veículo e fazer um teste drive para saber se realmente gosta do modelo. Para sua segurança marque em um lugar público e bem movimentado. Aproveite também para fazer todas as perguntas que estiverem na sua cabeça para o vendedor. É recomendável até anotar suas dúvidas para não correr o risco de esquecer. Não tenha medo de perguntar, pois, este momento é crucial para você conhecer tudo sobre o carro. 

4. Faça Vistoria

Este é um item muito importante para fazer a compra com segurança. Pois ela verifica coisas que não são analisadas no laudo, por exemplo, como a originalidade da documentação e histórico do carro. Vale lembrar que a vistoria não descarta o laudo de transferência, já que é obrigatório, pois garante a autenticidade do número do chassi, motor e outros itens de segurança. 

5. Leve seu mecânico 

Se gostar do carro na primeira visita e se pretende ficar com ele, peça para o vendedor, seja da concessionária/revendedor ou pessoa física levar o veículo até uma oficina mecânica de sua confiança para fazer a inspeção, se a locomoção ficar ruim para ele, leve um mecânico com você. Se possível leve até mais uma pessoa que entenda muito sobre automóveis. Contar com opinião especializada é a melhor forma de acertar na compra e se livrar de prejuízos futuros. 

6. Bancos com menores taxas para você

Faça cotações em diferentes bancos e instituições financeiras, aliás, no máximo que puder. Assim, você vai saber quais bancos oferecem as menores taxas. Vale lembrar que você deve calcular os juros do valor do veículo e dos outros serviços a serem aderidos, como o seguro, por exemplo. É importante que você saiba o valor da parcela com todos os itens inclusos para saber se de fato está dentro do seu orçamento. 

Veja mais fotos do carro:

Comentários