Coisas de Brasil: VW Nivus e Fiat Strada seminovos estão mais caros que 0 km

Grande fila de espera por uma unidade novinha tem feito preço dos modelos disparar quase 30% acima da Tabela Fipe no mercado de usados
Por Camila Torres
05.02.2021 às 21h:32 • Att. há 3 meses
Grande fila de espera por uma unidade novinha tem feito preço dos modelos disparar quase 30% acima da Tabela Fipe no mercado de usados

Parece mentira, mas não é: o VW Nivus e também a Fiat Strada seminovos estão sendo vendidos mais caro por algumas lojas e concessionárias (não todas, é preciso frisar) do que unidades zero-quilômetro de suas versões equivalentes.

O ágio representa o preço (bem caro) a se pagar pela pronta entrega do SUV cupê ou da picape, que estão gerando filas de 90 ou até 120 dias de espera por uma unidade zero-quilômetro, seja do SUV cupê ou da picape. Mesmo que o veículo adquirido já tenha passado pelas mãos de outro dono.

Leia também: Confirmado: Fiat Strada terá câmbio automático já em 2021

A escala de produção de Fiat e Volkswagen segue reduzida, devido à pandemia do novo coronavírus, e gerou mais uma dessas bizarrices de nosso mercado. Afinal, onde já se viu vender um seminovo mais caro que o novo? Era só o que estava faltando para o já complexo setor automotivo brasileiro.

A verdade é que nem o coronavírus foi capaz de estremecer a demanda por dois dos principais lançamentos de 2020, para deleite dos grupos Stellantis e Volkswagen. Quem não quer esperar está aceitando se submeter a ágios de quase 30% em relação à Tabela Fipe para levar um Nivus ou uma Strada para casa de imediato.

Leia também: 10 Melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil

VW Nivus chega a ficar 27% mais caro que a Fipe 

O VW Nivus zero-quilômetro, atualmente, tem sido ofertado por R$ 92.440 na versão Comfortline (sem opcionais) e por R$ 105.840 na configuração Highline, todas com motor 1.0 turboflex de 128 cv e 20,4 kgfm com etanol e câmbio automático. 

Mas a parte mais interessante vem agora: segundo a Tabela Fipe da Mobiauto, um Nivus Comfortline 2021 seminovo deveria custar R$ 85.154 e o Highline, R$ 92.931. Porém, ao conferir as ofertas de seminovos do modelo em nossos classificados, os valores praticados têm sido bem diferentes. 

Lá, um Nivus Comfortline com 600 km rodados chega a ser vendido por R$ 102.990, ágio de quase 21% em relação à tabela. Mesmo um Nivos já com 8.000 km aparece por R$ 94.900, quase R$ 10 mil acima da Fipe.

No caso da versão Highline, há lojistas ofertando o modelo por R$ 110 mil, R$ 113 mil ou R$ 115 mil. O caso mais emblemático é de um Nivus Highline com 730 km rodados por inacreditáveis R$ 117.890, uma diferença de quase 27% no comparativo com a Fipe. 

Quer ver para crer? Só entrar no nosso classificado. Lá também é possível peneirar e encontrar opções mais em conta. Boa pesquisa!

Leia também: VW T-Cross, VW Nivus ou Chevrolet Tracker?

Strada Freedom e Volcano também estão mais caras

Grande fila de espera por uma unidade novinha tem feito preço dos modelos disparar quase 30% acima da Tabela Fipe no mercado de usados

Não é só a falta de estoque do Nivus que tem feito a festa dos lojistas. Com a chegada da nova geração, a Fiat Strada tem gerado muito interesse nos consumidores e, claro, mais fila de espera.  

No varejo, as configurações Freedom e Volcano com cabine dupla, motor 1.3 flex de 109 cv e 14,2 kgfm e câmbio manual são as mais visadas. Por isso mesmo, são as que possuem os maiores ágios.

Enquanto uma Strada Freedom 1.3 CD 2021 0 km está sugerida a R$ 79.958, e o preço da Tabela Fipe Mobiauto para uma seminova fica em R$ 72.958, há revendas oferecendo unidades a mais de R$ 90 mil, com pico de R$ 92.900 (ágio de quase R$ 20 mil ou 27,3%). 

Para a Strada Volcano 2021, a pedida por uma nova está em R$ 85.964 e a Fipe de uma seminova está estipulado em R$ 78.383. No entanto, há anúncios dela por R$ 95 mil, R$ 96 mil, R$ 98 mil ou até R$ 98.900, o que representa R$ 20.517 ou 26,17% de valorização ante a Fipe.

Veja com seus próprios olhos em nosso classificado (e encontra também ofertas mais afáveis da nova Stradinha). Boa consulta!

Você também pode se interessar por:

Avaliação: qual versão do novo Renault Duster vale mais a pena?
Comparativo: VW T-Cross e Jeep Renegade, os SUVs mais vendidos no Brasil
Seis picapes que serão lançadas no Brasil em 2021
Estas são as picapes mais fortes do Brasil

Fiat StradaVW NivusFila de espera

Comentários