Chevrolet faz parceria com Google e isso é ruim para quem tem iPhone

Alguns donos de veículos da Chevrolet não poderão conectar mais seus celulares a multimídia do carro
DR
Por
09.11.2024 às 00:50 • Atualizado em 27.11.2024
Compartilhe:
Alguns donos de veículos da Chevrolet não poderão conectar mais seus celulares a multimídia do carro

Os lançamentos de Chevrolet Equinox EV e Blazer EV mostram o caminho que a marca norte-americana vem tomando em direção a eletrificação, mas não só isso. Isso porque ambos são os pioneiros de uma parceria entre Chevrolet e Google, a qual que pode ser ruim para certos donos de iPhone.

Aqui tem cupom! E você pode vender seu carro na Mobiauto

Você pode se interessar por:

Isso porque todos os novos veículos elétricos lançados pela Chevrolet, justamente como os Equinox EV e Blazer EV, não contarão mais com Apple CarPlay e Android Auto. O que a fabricante tem feito é substituir ambos os sistemas, massivamente usados no mercado, por um software próprio, desenvolvido pela própria marca.

 

Esta nova plataforma tem nome de Ultifi e está desde 2021, ao menos de forma pública, em processo de desenvolvimento em conjunto com a Google. Outros carros elétricos que fazem parte do grupo GM, como GMC Sierra EV e Cadillac Celestiq, também já contam com o sistema.

O problema para os donos de iPhone é que essa central multimídia não recebe espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay, como vemos na maioria dos carros novos vendidos no Brasil. A tela tem interface própria feita em parceria com a Google, que não permite espelhamento com o smartphone.

 

Nesse sentido, pessoas que têm conta Google conseguem acessar suas informações no software do veículo e usá-lo de modo semelhante ao Android Auto, pois ambos usam o mesmo sistema operacional. Porém o iPhone, que funciona base do iOS e conta Apple, não pode acessar o software.

Assim, donos de smartphones da Apple, caso sejam donos de algum carro elétrico fabricado pela GM, não poderão mais conectar seus celulares ao sistema de infotenimento de seus próprios veículos.

 

Essa medida foi anunciada em abril do ano passado e ao que parece a Chevrolet não cederá em sua decisão. Tanto que Baris Cetinok, vice-presidente sênior de software e serviços da empresa, em entrevista à publicação The Verge, afirmou o seguinte: "Temos uma forte convicção de que o esforço compensa em uma melhor experiência do cliente".

Segundo o executivo, o uso do sistema Ultifi permite com que a fabricante tire o maior proveito de seus veículos, pois agora são eles que, além de produzir os carros, também criam a experiência do condutor. Por fim, Cetinok disse que talvez até construam um assistente de voz “em cima disso”.

 

Vale ressaltar que essa medida não é válida para os veículos a combustão da Chevrolet e atinge somente os elétricos da marca. Assim, donos de modelos como Chevrolet Onix e Tracker podem ficar tranquilos, seus sistemas Apple CarPlay e Android Auto então salvos, ao menos por enquanto.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários