Chery registra no Brasil SUV híbrido grande que faz 100 km/l

Modelo que tem visual inspirado no Land Rover Defender tem opções com tecnologia híbrida e autonomia de 1.000 km
Renan Bandeira
Por
30.05.2023 às 11:59
Modelo que tem visual inspirado no Land Rover Defender tem opções com tecnologia híbrida e autonomia de 1.000 km


A Caoa Chery conta com uma série de modelos híbridos em seu portfólio aqui no Brasil, e fora do nosso território não é diferente – onde responde apenas por Chery. Nesta terça-feira (30), inclusive, a marca chinesa registrou no Brasil o Traveler, que é um SUV inspirado no Land Rover Defender e que pertence a submarca Jetour, da fabricante.

A patente publicada hoje no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) não conta com as inscrições da divisão, mas nas aparições anteriores, o Traveler tinha assinatura “Jetour” iluminada na dianteira. Porém, o que mais chama atenção é o desenho da carroceria em caixote, que leva até o estepe na tampa traseira.

Ele tem caixas de roda mais robustas e a coluna D tem um ângulo praticamente de 90º, muito parecido com o que vemos no Defender e também no BYD Yangwang U8 – modelo chinês que anda de lado. Além disso, a traseira carrega lanternas estreitas e verticais como o SUV da marca inglesa.

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A tampa do porta-malas tem abertura horizontal e carrega o estepe, como já adiantamos, mas com um detalhe interessante, já que a caixa do item leva marcação em baixo relevo com formato de “X”, que é característica dos tanques de combustível auxiliares dos antigos jipes.

A dianteira é robusta, com bom ângulo de ataque, dois ganchos de reboque e faróis com seis pontos de iluminação - sendo todas eles de LED. Na lateral, os estribos complementam a largura da carroceria no entre-eixos para casar com as caixas de roda.

As medidas oficiais do modelo ainda não foram reveladas, mas, ao que tudo indica, seu porte será próximo ao do Toyota SW4. De acordo com o site chinês Car News China, o modelo terá pouco mais de 4,80 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. O SUV grande japonês tem, respectivamente, 4,79 m e 2,74 m.

As dimensões garantem um bom espaço interno, tanto que ele será oferecido em versões de cinco e sete lugares.

Dentro da cabine, o SUV deixa de lado a robustez e foca em tecnologias. Temos telas digitais enormes para cluster e central multimídia, além de um volante com formato octagonal e console central elevado, do tipo double deck – como já vemos nos Caoa Chery vendidos aqui no Brasil.

Quanto à motorização, o modelo pode ser equipado com 1.6 turbo e transmissão de dupla embreagem de seis machas, um 2.0 turbo com transmissão automática de oito e o 1.5 turbo, que é híbrido plug-in e tem auxílio de um ou dois motores elétricos. Todas elas têm opção de tração integral.

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E é com essa última motorização que o modelo pode fazer os 100 km/l.  O conceito do Traveler foi apresentado pela marca no ano passado, e já contava com o 1.5 turbo de tecnologia híbrida “Kunpeng”, que instala um motor elétrico no eixo dianteiro e outro, no traseiro.

Junto da transmissão do tipo DHT de três marchas, quejá explicamos o funcionamento neste outro artigo, o propulsor fará o Traveler usar 1 litro de combustível para cada 100 km rodados – ou seja, são 100 km/l de consumo.

Ainda não há confirmação sobre uma possível chegada do veículo ao Brasil. Na China, a expectativa é de preços entre US$ 21 mil e US$ 29 mil, algo entre R$ 105 e R$ 150 mil, na conversão direta.

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