Chefão da Chevrolet admite problemas com Blazer e Equinox elétricos

CFO da montadora reconhece falhas que irão atrasar o lançamentos de elétricos da marca
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26.02.2024 às 15:02
CFO da montadora reconhece falhas que irão atrasar o lançamentos de elétricos da marca

O novo Chevrolet Blazer elétrico está enfrentando problemas com funcionamento no mercado internacional junto a outros veículos da montadora. Uma das principais apostas da Chevrolet em seu projeto de renovação no Brasil, o novo Blazer EV teve suas vendas suspensas por conta de problemas relacionados a software.

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Além do novo Blazer EV a fala do CFO da GM também se refere a outros veículos. Um dos adiamentos mais consideráveis é o do Equinox elétrico. O carro além de ter o lançamento prorrogado, também teve seu preço inicial definido em US$ 34.995, que acabou ficando maior do que o previsto inicialmente.

Paul Jacobson, Diretor Financeiro da Chevrolet, admitiu recentemente que a marca está enfrentando problemas com os lançamentos de seus veículos elétricos, vide o Blazer EV. Por conta disso, a fabricante norte-americana está adiando alguns lançamentos importantes de sua gama.  

“Tivemos alguns atrasos infelizes nos programas e estamos nos certificando de resolver os bugs finais porque o mais importante, especialmente quando você vem com uma nova plataforma como esses EVs, você tem que entregá-lo com qualidade aos clientes”, disse Paul durante a Conferência Citi 2024 Global Industrial Tech and Mobility, na Flórida.

O posicionamento do chefão da parte financeira da montadora pode estar ligado à recente decisão de dar um passo atrás quanto à estratégia de eletrificação da marca. Para aqueles que não lembram, em 2018 a Chevrolet divulgou sua estratégia em direção total aos carros elétricos e parecia que não iria ceder quanto à decisão.

No entanto, recentemente a GM confirmou ter revisto a medida e ter mudado sua estratégia para também incluir a produção de veículos híbridos plug-in. A baixa demanda por elétricos e a ascensão global das marcas chinesas são apontados como alguns dos fatores para a GM recalcular a rota.

Mas dado as falas de Paul, fica mais evidente que talvez se tenha dado um passo maior que a perna, tanto que agora o controle de crise por conta das falhas está sendo feito agora. Ainda mais pelo diretor também ter dito também: “Você pode cometer o erro de ir rápido demais para atingir as metas de volume antes que elas estejam prontas e não queremos fazer isso”.

Por fim, Jacobson afirma que há ainda um degrau importante a ser superado para se chegar ao lucro no mercado de carros elétricos. De acordo com o CFO, se a montadora for capaz de chegar em preços estáveis, a previsão de vendas ficará entre 200.000 e 300.000 veículos, o necessário para sair do ano com saldo positivo.

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