Carros da BYD são os mais seguros do mundo, aponta estudo

Pesquisa realizada na Austrália colocou Seal e Dolphin como os dois veículos mais confiáveis do planeta
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15.03.2024 às 10:51 • Atualizado em 17.03.2024
Pesquisa realizada na Austrália colocou Seal e Dolphin como os dois veículos mais confiáveis do planeta

Na mesma medida que aumentam as vendas globais de veículos chineses, também sobram dúvidas em relação a segurança deles. Porém, estudos recentes mostram o contrário. Isso porque os BYD Seal e Dolphin foram apontados como os dois carros mais seguros do mundo, ao menos segundo uma pesquisa australiana.

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A análise foi feita pela Compare the Market Australia, que listou os veículos mais confiáveis no mercado australiano e colocou o Seal e o Dolphin como primeiro e segundo, respectivamente, no ranking. Na lista ainda estão o Kia Sportage, Mitsubishi Outlander e Tesla Model Y, modelos que acabam formando o top 5 do estudo.

 

Um dos pontos que pode ter ajudado os veículos da BYD a conseguirem notas tão altas foi que ambos foram testados no critério mais novo de avaliação. Isso porque carros como o Tesla Model Y, que foi analisado sob a avaliação usada entre 2020 e 2022, perderam pontos por conta disso. Assim, mesmo com o carro norte-americano conseguindo uma nota maior que os chineses, ele perdeu cerca de 25% de sua nota por conta da penalidade.

Como o estudo foi feito?

O estudo foi realizado por especialistas em seguro automotivo que examinaram 32 carros, os avaliando em seis pontos diferentes. A maioria dos veículos estão disponíveis nos seis mercados que serviram de amostra à pesquisa, sendo eles: Austrália, Nova Zelândia, Alemanha, Canadá, Reino Unido e Estados Unidos.

Nestas seis nações analisadas, atuam três autoridades de segurança diferentes, as quais cobrem cada uma porção dos países da amostra. São as entidades ANCAP, Euro NCAP e NHTSA rating.

Para superar a dificuldade, a pesquisa adotou o Novo Programa Global de Avaliação de Carros (Global NCAP) que colocou todos os órgãos de pesquisa sob um “guarda-chuva”.

Além disso, também levou em conta quais sistemas de segurança e se outros itens como câmera de ré, sistema AEB e assistente de mudança de faixa estavam disponíveis nas versões mais básicas de todos os carros.

Quando algum modelo não estava disponível em determinado mercado, como os da BYD na América do Norte, foram levados em conta apenas os sistemas de avaliações disponíveis nos outros países. Assim, nesse caso foram consideradas apenas as notas da ANCAP e Euro NCAP. Os chineses obtiveram nota máxima em ambas.

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