Caoa Chery Tiggo 3X tem motor turbo confirmado, mas e a injeção?
A Caoa Chery confirmou nesta segunda-feira que seu novo SUV nacional, cujo nome deve ser Tiggo 3X, e que ficará posicionado entre Tiggo 2 e Tiggo 5X, terá motor turbo.
A Mobiauto já havia contado que o modelo, um facelift profundo do atual Tiggo 2, receberia esse tipo de motorização e estrearia em abril de 2021, com produção em Jacareí (SP). A pandemia adiou o lançamento em um mês, mas ele ocorrerá ao longo de maio.
A faixa de preços deve ficar entre R$ 80.000 e R$ 100.000, exatamente entre os valores praticados por Tiggo 2 e Tiggo 5X. Enquanto a chegada às lojas não acontece, a fabricante vem divulgando diversos teasers do modelo.
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O mais recente confirmou que o pequeno utilitário esportivo será equipado com motor turbo. Embora a Caoa não diga qual, podemos afirmar que será uma unidade 1.0 de três cilindros, gerenciada por um câmbio CVT com simulação de nove marchas, como nos sedans Arrizo 5 e Arrizo 6.
No vídeo, a montadora também entregou que o Tiggo 3X terá rodas de liga leve diamantadas com detalhes escurecidos, luzes indicadoras de direção em LED, quadro de instrumentos digital, partida do motor por botão e apliques de plástico preto em todo o perímetro da carroceria, pelo menos na versão mais cara.
O balanço dianteiro vai estrear no Brasil a nova identidade visual da Chery, chamada Life in Motion 3.0. Com isso, os fachos principais dos faróis terão projetor e serão transferidos para a área do pára-choque, ficando alojados numa caixa pentagonal em preto ao lado da grade.
Esta está mais larga e passará a ser hexagonal, com divisórias estilo cascata, seguindo a nova tendência de design do setor automotivo. Integradas a elas estarão os filetes de LED das luzes diurnas, posicionados quase à altura do capô.
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Já as laterais e a traseira denunciam que se trata de um Tiggo 2 atualizado, especialmente porque nem lanternas nem tampa do porta-malas foram modificados. Apenas a base do para-choque recebeu um novo desenho.
Lembrando que a plataforma e a carroceria do Tiggo 2 são as mesmas do extinto hatch Celer, um projeto de 2009.
Por dentro, o Tiggo 3X ganhará um painel renovado em relação ao Tiggo 2, incluindo volante redesenhado, quadro de instrumentos com computador de bordo digital e central multimídia atualizada, com tela maior e projeção de Apple CarPlay. Celulares Android talvez ainda tenham de apelar ao espelhamento.
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Sob o cofre, o motor será um 1.0 três-cilindros turbo, como já falamos, mas ainda resta uma dúvida: será um 1.0 TGDi, com injeção direta de combustível, como já se aventou, ou um 1.0 TCi, com intercooler e injeção eletrônica multiponto, indireta, como oferecem atualmente Tiggo 5X e Tiggo 7? É a grande dúvida que resta.
Como dissemos, o Tiggo 3X será fabricado em Jacareí (SP), onde também são produzidos o próprio Tiggo 2 os sedans Arrizo 5 e Arrizo 6, e o SUV Tiggo 2. Em março, a marca iniciou a atualização das áreas de armação de carroceria, solda e montagem, para comportar a produção do Tiggo 3X no complexo.
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Gerente de conteúdo
Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.