BYD fabricará dois hatches e dois SUVs no Brasil a partir deste ano

Modelos já são conhecidos do brasileiros e vêm importados da China atualmente
Renan Bandeira
Por
05.03.2024 às 15:51
Modelos já são conhecidos do brasileiros e vêm importados da China atualmente

A BYD confirmou que fabricará quatro carros no Brasil a partir deste ano, durante evento que decretou o início das obras da fábrida de Camaçari (BA), nesta terça-feira (5).

A marca chinesa prometeu um investimento de R$ 3 bilhões para a reforma do complexo fabril e iniciará a produção de carros de passeio por aqui entre o fim deste ano e início de 2025. 

De acordo com a própria fabricante chinesa, os primeiros modelos produzidos aqui serão: BYD Dolphin (hatch), BYD Dolphin Mini (hatch), Song Plus (SUV) e Yuan Plus (SUV).

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Nada de novidade para os brasileiros que já conhece quatro veículos. No entanto, o fato de se tornarem produtos nacionais pode ajudar (e muito) nos preços praticados - principalmente com o imposto de importação batendo na porta, que é válido a partir deste ano. E essa é a grande sacada.

Até porque a BYD escolheu justamente seus quatro veículos mais baratos vendidos aqui no Brasil para esse processo de nacionalização. Ou seja, a marca vai tentar deixar os produtos mais competivivos no mercado.

A capacidade de produção do complexo de Camaçari é de 150 mil veículos ao ano. Vale lembrar que o local era administrado pela Ford anteriormente, onde saíam os Ka Hatch e Sedan, além do EcoSport. A BYD pagou pouco mais de R$ 287 milhões para assumir o espaço que tem 4,6 milhões de metros quadrados. 

O que esperar dos BYD nacionais?

Se a montadora chinesa já levava vantagem pelos preços, mesmo tendo modelos importados, podemos esperar por valores ainda mais competitivos. Uma boa notícia para quem quer alcançar um elétrico, sem gastar tanto dinheiro assim.

Outro ponto interessante é que os veículos da BYD estão sendo todos atualizados no mercado chinês, e podemos ter os modelos nacionais já com essa novidades. Elas vão desde novas versões, até baterias maiores com mais autonomia.

Atualmente, o Dolphin é o carro elétrico mais vendido do Brasil. O modelo será seguido de perto pelo Dolphin Mini, seu irmão menor, mais barato e mais novo por aqui - isso, claro, se não for ultrapassado. 

Vale lembrar que o Dolphin é vendido em duas versões por aqui. A de R$ 150 mil é a que o motor elétrico rende 95 cv e 18,3 kgfm, com bateria de 291 km. Já a mais cara, chamada de Plus, tem um propulsor de 204 cv e 31,6 kgfm, com autonomia de 330 km.

O Dolphin Mini chegou ao nosso mercado em variante única, de quatro lugares. Ele conta com um motor de 75 cv e 13,8 kgfm, além de uma bateria que garante 280 km de alcance com uma carga.

Os SUVs são a grande sensação do momento. O Yuan Plus é um dos modelos mais baratos do segmento, e tem características interessantes (como cordas nas portas dianteiras que imitam um instrumento musical). Seu motor elétrico rende 204 cv e 31,6 kgfm. Já a bateria pode rodar até 294 km.

Por fim, o Song Plus é o modelo cotado para ter tecnologia híbrida flex. É um modelo híbrido do tipo plug-in, que combina um motor elétrico de 179 cv e 32,2 kgfm ao 1.5 aspirado a gasolina de 110 cv e 13,8 kgfm. Juntos, entregam 235 cv e 40,8 kgfm.

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