Avaliação: Jeep Compass Sport 2023 é mais negócio que Renegade S 4x4

SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade
Renan Bandeira
Por
19.05.2023 às 08:00
SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade

A briga entre os SUVs é acirrada. Não bastasse cada marca ter um exemplar para a disputa, a maioria delas oferece mais de um, e muitas vezes configura uma concorrência interna quando comparamos os preços dos produtos. 

É o caso dos Jeep Renegade e Compass. O primeiro deles é o SUV de entrada da fabricante, enquanto o segundo está posicionado acima, e tem dimensões maiores e uma série de outras características para ter um preço mais elevado.

SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade

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Só que a versão Sport T270 de entrada do Compass, atualmente, parte de R$ 174.990, curiosamente o mesmo valor que a Jeep cobra nas configurações mais completas S T270 e Trailhawk T270 do Renegade.  

Mas qual a melhor compra? A Mobiauto já testou as duas versões do SUV mais barato da Jeep (e você pode conferir nos links abaixo os detalhes). Como referência, usaremos a opção S do veículo para comparar com o Compass Sport, por serem duas configurações voltadas mais ao uso citadino. 

Jeep Compass Sport T270 2023 – R$ 174.990. 

Onde o Jeep Compass Sport é melhor que o Renegade S

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  • Mais espaçoso: O Compass é mais espaçoso que o Renegade. Ele é cerca de 13 cm mais comprido e tem 6 cm a mais de entre-eixos, medida que impacta diretamente dentro da cabine. No habitáculo, motorista e passageiros viajam com bom espaço para os joelhos e os ombros. 
  • Melhor consumo: O Renegade S é mais leve que o Compass Sport, mas a tração 4x4, o câmbio de nove marchas e a aerodinâmica de “caixote” prejudicam a melhor eficiência em consumo do motor T270. Com isso, o SUV maior tem médias melhores na cidade e estrada, com qualquer combustível. Os dados estão no fim deste texto. 
  • Melhor desempenho: E o Compass ainda acelera mais rápido. Com etanol, ele é apenas 0,6 segundo mais veloz, terminando a prova de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Já com gasolina a diferença chega a ser de quase 1 segundo, fazendo o mesmo teste em 8,9 segundos. 
  • Mais porta-malas: O porta-malas é um grande dilema do Renegade, já que tem apenas 385 litros de capacidade no compartimento. Contra o Compass, ele não teve chance, são 476 litros. 
  • Mais confortável: Os dois SUVs compartilham plataforma, motor e suspensão. No entanto, o Renegade S tem rodas de 19 polegadas e perfil baixo, ficando duro para usar no dia a dia. O Compass na linha 2023 tem rodas de 18 polegadas e absorve melhor os impactos nas vias. 
  • Mais autonomia: Bebendo menos que o Renegade e com um tanque de 60 litros, maior que o de 55 litros do irmão menor, o Compass Sport garante mais quilômetros para rodar com apenas um tanque de combustível.

 Leia também: Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo 

Onde o Compass Sport é pior que o Renegade S

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  • Menos espaço para a cabeça: o Compass é cerca de 7 cm mais baixo que o Renegade, e isso faz diferença dentro da cabine. Ocupantes mais altos, acima dos 1,80 m de altura, por exemplo, têm menos espaço para a cabeça. No Renegade, os passageiros passam longe de encostar no teto. 
  • Menor manobrabilidade: um item importante na hora de comprar um veículo é saber se ele é fácil de manobrar, e para isso que serve o dado de diâmetro de giro, que indica quantos metros um carro precisa para completar uma volta e apontar no sentido oposto. No caso do Compass, ele precisa de 11,3 metros para completar a manobra, enquanto o Renegade faz o mesmo em 10,8 metros 
  • Menos apetite off-road: por mais que prejudique um pouco o consumo, a aplicação da tração 4x4 do Renegade é interessante. O modelo tem mais apetite off-road por isso, afinal o Compass é 4x2 e traciona o eixo dianteiro nessa versão. O Renegade 4x4 ainda tem câmbio automático de nove marchas, em que a primeira funciona como uma espécie de reduzida. 

Outros destaques do Jeep Compass Sport 2023

 
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1) Acabamento: O visual do Jeep Compass Sport é bem conhecido e já até falamos sobre ele neste outro artigo. Na versão de entrada Sport, o que mais chama atenção é o nível do acabamento interno, com peças macias ao toque no painel das portas, na superfície do painel, e na linha 2023 ganhou painel de instrumentos digital de 7 polegadas e manteve a multimídia de 8,4 polegadas com conexão de Android Auto e Apple Carplay sem fio. Só é uma pena não ter couro nos bancos.

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2) Dirigibilidade: assistência elétrica tem respostas rápidas, mas em alguns momentos se torna leve demais passando certa insegurança. Ainda que o diâmetro de giro não seja dos melhores é um carro fácil de manobrar por causa da câmera de ré, sensores de estacionamento e direção assistida.  

A suspensão independente nos dos eixos garante bom conforto. E os pneus de perfil mais largo ajudam ainda mais nas oscilações e buracos das vias. 

3) Segurança: o Compass oferece um pacote robusto de itens nesse quesito. Frenagem automática de emergência é um dos mais interessantes, embora seja um tanto escandaloso para indicar que o veículo da frente está freando e você, não. Controle de cruzeiro adaptativo é muito bom, e ajuda nas viagens. 

4) Dinâmica: o motor 1.3 turboflex responde bem. Acelerações e retomadas não são problemas. A carroceria tem rolagem dentro do esperado para a categoria, e não escapa nas curvas mais rápidas ao ponto de passar insegurança. 

5) Ruído:  o bom acabamento interno e a boa vedação das portas ajudam bastante a reduzir o ruído interno. Dentro da cabine, com vidros fechados, mal se ouve os barulhos externos, apenas a rolagem dos pneus é que invade o ambiente.  

Jeep Compass Sport T270 2023 – Ficha técnica

SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade

Motor: 1.3, dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, turbo, flex, comando de válvulas no cabeçote, injeção direta de combustível, taxa de compressão 10,5:1
Potência (estimada): 180/185 cv a 3.750 rpm
Torque (estimado): 27,5 kgfm de 1.750 rpm
Peso/potência: 8,13 kg/cv
Peso/torque: 54,69 kg/kgfm
Câmbio: automático, 6 marchas
Tração: dianteira
0 a 100 km/h: 8,8 segundos com etanol / 8,9 segundos com gasolina
Velocidade máxima: 207 km/h com etanol / 204,5 km/h com gasolina 

Dimensões: 4.404 mm de comprimento, 2.636 mm de entre-eixos, 1.819 mm de largura, 1.632 mm de altura, 476 litros de porta-malas, 60 litros de tanque de combustível, 1.504 kg de peso 

Dados técnicos: direção elétrica progressiva, suspensões McPherson (dianteira e traseira), freios a disco ventilados (dianteira) e discos sólidos (traseira), 11,3 m diâmetro de giro, Cx 0,35, 209 mm vão livre do solo, ângulo de ataque 20,6°, ângulo central 20,8°, ângulo de saída 31,4°, carga útil 400 kg, pneus 225/55 R18. 

Consumo (Inmetro): 7,2 km/l (E) e 10,2 km/l (G) na cidade / 8,3 km/l (E) e 11,7 km/l (G) na estrada. 

Consumo Mobiauto: 9,1 km/l com gasolina em percurso 100% citadino (com ar ligado). 

Leia também:  Quanto será a redução real no preço dos combustíveis

Jeep Compass Sport T270 2023 – Itens de série 

SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade

  • Travas elétricas nas portas e porta-malas;   
  • Lanternas de LED;  
  • Retrovisores externos com ajustes elétricos;  
  • Tapetes dianteiros e traseiros;  
  • Freios a discos nas quatro rodas;  
  • Banco do motorista com regulagem de altura;   
  • Portas USB dos tipos A e C no console traseiro;   
  • Banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível;   
  • Faróis de LED;   
  • Sistema de monitoramento de pressão dos pneus;   
  • Banco do motorista com regulagem altura;   
  • Rack de teto na cor preta;   
  • Vidros elétricos com acionamento em um toque;   
  • Ar-condicionado automático e dual zone;   
  • Coluna de direção com regulagem de altura e profundidade;  
  • Modo Sport de condução;   
  • Sistema Auto Hold;   
  • Bancos revestidos em tecido;   
  • Apoia braço dianteiro;   
  • Direção elétrica;   
  • Retrovisores externos com rebatimento automático;   
  • Rodas de liga leve de 18 polegadas;  
  • Câmera de ré;   
  • Sensor de chuva;   
  • Limpador e desembaçador traseiros;   
  • Assistente de partida em rampa;   
  • Central multimídia com tela de 8,4 polegadas e conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem cabo;   
  • Controle de tração e estabilidade;   
  • Controle de cruzeiro adaptativo;   
  • Freio de estacionamento eletrônico;   
  • Controle eletrônico anti capotamento;   
  • Seis airbags;   
  • Sensor de estacionamento traseiro;   
  • Jeep Traction Control+;   
  • Computador de bordo multifunções;   
  • Acendimento automático dos faróis;   
  • Cluster com tela de 7 polegadas;   
  • Sistema start/stop. 

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Compro um Compass Sport ou um Renegade S?

SUV passou por teste de sete dias e provou que é superior ao irmão menor, mesmo tendo a versão de entrada comparada à de topo do Renegade

Se você precisa de um carro mais espaçoso na cabine e com mais porta-malas, escolha o Compass Sport. Levará de brinde um SUV mais rápido e mais econômico que o Renegade S. É claro que o visual do Renegade enche mais os olhos e que sua lista de equipamentos é mais encorpada. Além disso, traz tração 4x4, que pode ser ótima para quem faz off-road. 

No entanto, para usar no dia a dia, dentro da cidade ou em rodovias, o Jeep Compass Sport 2023 é mais confortável, espaçoso e elegante do que o Renegade S, entregando tecnologias suficientes para ajudar o motorista dentro da mesma faixa de preço.

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