6 dicas de como economizar na sua viagem de carro

Práticas simples que podem te ajudar a viajar gastando menos. Confira.

Imagem de Amanda Cera

Amanda Cera

Jornalista Automotiva

4 de Dezembro de 2019 às 11:26

·

Atualizado há 7 meses

6 dicas de como economizar na sua viagem de carro

Imagem de Amanda Cera

Amanda Cera

Jornalista Automotiva

4 de Dezembro de 2019 às 11:26

·

Atualizado há 7 meses

Viajar de carro é uma ótima opção, principalmente para quem quer ir aproveitando as paisagens ao longo da viagem, não limitar os lugares que pretende conhecer ou para quem quer economizar a graninha do avião.

Como vender o carro mais rápido?

Entretanto, mesmo com seu próprio carro, muitas vezes os preços podem ser altos. Por isso, é importante seguir algumas dicas que vão deixar suas férias mais baratas do que você imagina.

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

1 - Planeje sua rota e crie um orçamento para evitar gastos desnecessários

Primeiro de tudo: planeje! Isso vai evitar que você dirija sem rumo, se perca ou tenha que voltar atrás - evitando custos desnecessários. 

Existem muitos sites e aplicativos, como o WikiRota, que te possibilitam colocar o destino e várias opções de rota com informações de distância e pedágios são exibidas. Você pode até mesmo ter uma ideia do gasto de gasolina colocando quanto o seu carro gasta por km rodado!

2 - Leve seu lanche de casa

Em uma viagem longa pode - e vai - bater aquela fome! Uma ótima maneira de evitar gastos é levar snacks de casa. Uma dica é também ter um cooler para deixar as bebidas geladas.

Assim, você pode se alimentar de maneira saudável e deixa de gastar em conveniências que, muitas vezes, têm preços mais elevados. 

Algumas sugestões de lanches podem ser:

● Lanche natural: pão integral com queijo, presunto, salame e peito de peru;

● Bolos e tortas;

● Biscoito de polvilho;

● Frutas já lavadas;

● Castanhas ou frutas secas.

Leia também: 10 Carros do Neymar – Garagem do jogador tem de Volkswagen a Ferrari

3 - Tenha suas revisões em dia

Antes de viajar, verifique as condições do seu veículo. Ser pego de surpresa no meio da estrada não apenas pode arruinar suas férias, mas também pode custar muito mais dinheiro. 

Ter que interromper sua viagem devido a um reparo facilmente evitável do carro não é divertido. Faça um checkup antes de sair.

4 - Divida as despesas

Se mais pessoas pretendem ir ao mesmo destino que você, vale a pena cogitar a possibilidade de irem todos no mesmo carro. Dividindo o espaço você divide também as despesas e, além de ficar mais barato, o meio ambiente agradece.

Se a opção escolhida for carona de aplicativos, pesquise bastante sobre a pessoa que vai com você. Não deixe de procurar referências e sempre informar alguém de confiança sobre o status da viagem, compartilhe sua localização atual sempre que possível. Todo cuidado é pouco nesses casos. 

5 - Encontre estacionamentos mais baratos

É uma despesa fácil de esquecer em qualquer viagem, mas o estacionamento pode acabar sendo muito caro - especialmente em grandes cidades. 

Se o estacionamento do hotel não estiver incluído, mesmo sendo uma opção mais cômoda, muitas vezes não é a mais barata. Pesquise com antecedência os estacionamentos com melhor valor. Uma maneira simples de comparar preços é através de aplicativos como o Parkpedia. 

Leia também: 10 Carros de Cristiano Ronaldo que vão de 300 mil a 48 milhões

6 - Gaste menos combustível

Existem algumas boas práticas simples capazes de reduzir o gasto de combustível do seu carro. 

Troca de Marcha

Ela influencia muito no consumo. Pouca gente lê o manual do veículo, mas lá estão informações importantes do momento certo de trocar a marcha. Essa troca deve ser suave, ou seja, use marchas altas com rotações altas e use marchas baixas com rotações baixas. Além de economizar no combustível, você não prejudica seu carro.

Aceleradas e frenagens desnecessárias

Aceleradas bruscas e desnecessárias fazem com que o motor precise trabalhar mais para ter mais força, o que gasta mais combustível. 

Outra boa prática é ficar atento ao trânsito à frente: se notar que o tráfego diminuiu a velocidade, diminua também com antecedência, aos poucos, antes de frear totalmente.

Ponto morto? Nem pensar

Mesmo em descidas, é importante que o carro esteja engatado - além das questões de segurança, andar em ponto morto é considerado infração grave e o motorista pode perder 4 pontos na carteira, além de arcar com uma multa de R$ 130,16. 

Como se não bastasse o prejuízo, você não estaria economizando no combustível na chamada “banguela”. É um mito, até porque é preciso voltar a acelerar posteriormente, gastando mais ainda.

Ar-condicionado pode ser mais vantajoso

Muita gente pensa que, para economizar, o melhor a se fazer é desligar o ar-condicionado e abrir as janelas. Mas, não é bem assim.

Em estradas, as janelas abertas aumentam o atrito do carro com o vento em velocidade. Isso faz com que o carro precise de mais força e gaste mais combustível. 

Calibre os pneus

Os pneus calibrados também evitam que o atrito do carro com o solo seja maior. 

Além do desgaste dos seus pneus, você economiza combustível.

O recomendado é que a calibragem seja feita, em média, a cada 15 dias. Você consegue encontrar a indicação correta para seu veículo no manual do proprietário. 

Prefira combustível de qualidade!

O uso do combustível de qualidade interfere diretamente no rendimento do veículo que, por sua vez, interfere no consumo. 

O selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) está presente em postos certificados e é um ótimo filtro para determinar o melhor lugar de abastecimento.

Confira também a lista dos 5 Carros populares mais econômicos.

Dica bônus: dirija legalmente!

As viagens de férias são muito esperadas durante o ano todo. Por isso, muitas vezes, o pé no acelerador vai mais a fundo do que o necessário. Não ultrapasse os limites de velocidade e evite as multas que prejudicam o bolso. Mais do que isso: cuide da sua vida e da vida das outras pessoas no trânsito. 

Talvez você também se interesse:

Como vender o carro mais rápido?
6 Melhores dicas para comprar um carro usado
Comparativo Chevrolet Onix x Hyundai HB20
Por que o Chevrolet Onix é o carro mais vendido do Brasil?
Carros Super Velozes – 5 modelos que ultrapassam os 400 km/h

Comentários

Outras notícias

Notícias de Curiosidade que possam te interessar

Curiosidade

10 Coisas inacreditáveis que o Covid-19 fez no mundo automotivo

Dois meses depois de rodízio de carro em São Paulo ser suspenso por causa do coronavírus, outro rodízio muito mais rígido entra em vigor.

Curiosidade

O que fazer na quarentena? 10 Coisas para quem gosta de carro

Dar uma volta de carro é uma boa coisa para se fazer na quarentena. Faz bem para as rodas do carro e para a alma de quem dirige.

Curiosidade

10 carros mais vendidos de 2019, uma lista como você nunca viu

Divirta-se com os altos e baixos, ironias e coincidências do mercado automotivo

Curiosidade

Guia do Desconfiado: 5 golpes mais comuns na hora de comprar seu carro

Dicas que vão te ajudar a não ser mais uma vítima

Outras notícias

Notícias de Curiosidade que possam te interessar

Curiosidade

10 Coisas inacreditáveis que o Covid-19 fez no mundo automotivo

Dois meses depois de rodízio de carro em São Paulo ser suspenso por causa do coronavírus, outro rodízio muito mais rígido entra em vigor.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.

Notícias

Cinco dos dez carros mais vendidos em junho no Brasil são SUVs

Estão entre os carros mais vendidos de junho: VW T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e os irmãos Jeep Compass e Renegade

Game

Lucas Torres não cumpre promessa de esmagar o time do Zeca Chaves

Zeca Chaves ganha de Carro Chefe, mas ambos continuam na disputa pelo carro 0km.

Comparativo

10 Crossovers e SUVs mais econômicos do Brasil

Qual o SUV/crossover mais econômico do Brasil? Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus, Nissan Kicks e Suzuki Vitara estão entre os mais econômicos.

As últimas notícias

Novidades, eventos, avaliações e muito mais

Notícias

Carros mais vendidos no primeiro semestre de 2020 por categoria

Veja os carros mais vendidos de cada categoria no primeiro semestre de 2020. Fiat Strada passa Jeep Renegade no ranking.