Como funciona o carro elétrico que não precisa recarregar a bateria

O veículo promete autonomia de 1.600 Km e já tem primeiras reservas esgotadas
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14.02.2024 às 08:49
O veículo promete autonomia de 1.600 Km e já tem primeiras reservas esgotadas

Pode parecer absurdo, mas é verdade, o carro elétrico que não precisa de recarga existe, e já está fazendo considerável sucesso. Mas como essa tecnologia, que parece ter sido tirada da ficção, funciona?

O nome do veículo é Aptera Launch Edition, produzido pela montadora Aptera, e seu primeiro lote de 2.000 unidades já tem reservas esgotadas, o que indica uma produção em maior escala para o futuro.

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O seu funcionamento é feito a partir de células fotovoltaicas, que captam a energia vinda do sol e a transformam em energia elétrica. De acordo com a Aptera, fornecedores de baterias, motores EV e das células captadoras já estão escolhidos. A montadora promete uma autossuficiência de 1.600 Km, com um ciclo solar sendo capaz de oferecer 72,4 Km de autonomia.

Para esse modelo especial de lançamento, no entanto, a bateria será de 700 W, a qual permitirá uma autonomia de quase 700 km. A fabricante não divulgou dados do motor elétrico, mas garantiu uma aceleração até 160 Km/h em 4 segundos. O preço de reserva dos 2.000 modelos disponibilizados foi de $ 10.000 (quase R$ 50 mil), e todo o dinheiro arrecadado com a ação foi colocado no fundo de investimentos da empresa.

Os 72 Km de autonomia que o ciclo do sol fornece propõe um uso comedido do veículo caso o condutor nunca o queira carregar. No entanto, isso não tira força do apelo que é um carro elétrico que não precisa de recarga.

A Aptera confirmou que os modelos Launch Edition terão uma potência em cada roda para tração integral e uma potência total de 128 kw (171 cv de potência), podendo chegar a uma velocidade máxima de 160 km/h.

Desenvolvimento do projeto

O primeiro protótipo apresentado pela Aptera aconteceu em 2009, dois anos depois da fundação da start-up. No entanto, a empresa fechou suas portas em 2011 e só teve suas atividades retomadas em 2019, quando os antigos cofundadores da montadora recuperaram seu controle e puderam dar novamente vazão ao seu projeto de EV auto suficiente.

A primeira versão do veículo ainda contava com mecânica híbrida e elétrica, com 480 Km e 190 Km de autonomia respectivamente, e só depois passou a ter mecânica auxiliada por células fotovoltaicas em sua carroceria.

De acordo com a empresa, o aporte captado com as reservas do Launch Edition será usado para compra de ferramentas de baixo volume e produção de veículos para testes e validação.

 

 

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