Qual câmbio é o melhor para você: manual, automático ou automatizado?

Saiba todas as diferenças antes de comprar seu carro
AC
Por
12.12.2019 às 10:20
Saiba todas as diferenças antes de comprar seu carro

O câmbio é um dos elementos de maior importância em um automóvel. Por quê? Combinado a outros componentes mecânicos, é um dos itens responsáveis por fazer o veículo andar. O motorista, através do câmbio, define a marcha adequada, de acordo com a velocidade e a força necessária.

Na hora de comprar um carro, a escolha desse item pode ser um assunto decisivo. Por isso, é importante entender o funcionamento e as vantagens de cada tipo de câmbio e entender qual se adequa melhor às suas necessidades.


Os 5 tipos de câmbio

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado


Manual

Provavelmente, você conhece bem esse câmbio e foi com ele que aprendeu a dirigir, já que é o tipo de câmbio mais comum nos carros das autoescolas. É também o mais frequente nas ruas brasileiras, isso porque é mais barato e de fácil manutenção.

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado

Não há muito mistério. Nos câmbios manuais, o motorista realiza as trocas de marcha manuseando uma alavanca junto com o acionamento do pedal de embreagem. Aí, a mágica acontece lá dentro – de acordo com a marcha escolhida na sequência de engrenagens, o motor envia a força necessária para as rodas. Isso, portanto, requer certa habilidade do motorista e atenção para a troca de marchas corretamente.


Automático Convencional

Esse tipo de câmbio oferece ao motorista maior conforto, principalmente no trânsito, já que não é necessário o acionamento do pedal da embreagem a cada troca de marcha. Nele, a embreagem é substituída por um conversor de torque – uma turbina em que o óleo, sob pressão, transmite o movimento gerado pelo motor progressivamente para as rodas. Depois, um equipamento hidráulico vai mudando as relações de transmissão, fazendo as mudanças de marcha automaticamente. 

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado

O funcionamento é mais simples e suave, mas a manutenção é mais cara, que o cambio manual convencional.

Confira nossas ofertas de carros com câmbio automático.


CVT

A sigla significa “Continuously Variable Transmission”, que traduzido para português é “Transmissão Continuamente Variável”. Esse tipo de câmbio consiste em duas polias largas – uma para o motor e uma para as rodas interligadas por uma correia. 

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado

Justamente por ser um sistema continuamente variável, é possível criar relações de marchas virtualmente infinitas, sem degraus entre as trocas, ou seja, de uma forma muito mais confortável, com acelerações lineares e sem trancos.

Possui um menor custo de manutenção e um consumo de combustível que chega até 10% menor em relação aos câmbios manuais.


Automatizado

Podemos dizer que, mecanicamente, o automatizado funciona como o câmbio manual, exceto porque quem faz a mudança de marchas e o acionamento da embreagem não é o motorista. São válvulas elétricas e hidráulicas gerenciadas por uma central eletrônica que comanda essas trocas no momento correto. Por esse motivo, ele é mais lento nas alterações das marchas, contando com a presença de solavancos.

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado

Entretanto, o câmbio automatizado é consideravelmente mais barato que um câmbio automático convencional.


Automatizado de dupla embreagem

Esse é o suprassumo dos câmbios. Muito utilizado em carros de alto desempenho, reúne as vantagens de todos e supera com tecnologia e sofisticação que se utiliza de um único platô para comandar duas embreagens - uma para as marchas ímpares e outra para as pares. Tem uma ótima economia de combustível sem prejudicar o desempenho. A troca de marchas é tão suave, feita em milissegundos, que o motorista nem chega a perceber, ao contrário do que acontece no câmbio automatizado comum.

Confira os detalhes dos  cinco tipos de câmbios disponíveis no mercado

Entretanto, nem tudo são flores. O custo da manutenção é bem alto, isso porque exige que seja feita por um profissional com conhecimento técnico aprimorado e conheça seu sistema mecatrônico de alta tecnologia. 

Agora que já sabemos como cada um funciona, voltamos à pergunta inicial - qual câmbio é o ideal para você? É aquele que mais se adequa ao que você está buscando, por exemplo: se for economia, escolha um manual, se é conforto, opte pelos automáticos, se procura desempenho, invista em dupla embreagem.

Leia mais: Dicas para comprar o seu carro usado.

Comentários