Táxi elétrico voador da Airbus parece saído diretamente de Duna
Apesar de ainda parecer algo muito distante de nós, muitas empresas já estão apresentando seus próprios veículos elétricos voadores, os eVTOL, e agora foi a vez da Airbus. A fabricante apresentou na quinta (7) seu CityAirbus NextGen e espera-se que ele alce voo ainda em 2024.
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Com uma envergadura relativamente grande, de 12 metros, o carro voador foi projetado para ter um design discreto e um voo silencioso. Espera-se que seu alcance elétrico alcance os 80 km e que sua velocidade máxima chegue nos 120 km/h.
Seu funcionamento acontece a partir de oito hélices elétricas, que o fazem subir verticalmente no ar. Já a sua parte interna comporta um piloto e outros três passageiros, que ficam sentados na parte traseira do eVTOL com seus corpos inclinados.
As suas asas fixas e cauda formam um visual em “V” futurístico e lembram um morcego, que deixa a impressão do veículo ter saído diretamente de um filme blockbuster, como o recém-lançado “Duna 2”.
A Airbus pensa que o veículo será perfeito para viagens aéreas urbanas com diversas finalidades.
As palavras Balkiz Sarihan, chefe de mobilidade urbana da empresa, só evidenciam a importância dada ao projeto. De acordo com o executivo: “Lançar o CityAirbus NextGen pela primeira vez é um passo importante e muito real que estamos dando em direção à mobilidade aérea avançada e ao nosso futuro produto e mercado”
Além disso, o conglomerado aeroespacial já está já está tentando buscar utilidades para o veículo dentro das suas companhias aéreas.
Centro de testes da Airbus
A apresentação do CityAirbus NextGen foi feita em conjunto com a do centro de testes de Donauwoerth, na Alemanha, que será exclusivamente dedicado para o teste de veículos elétricos voadores.
O local já estava operando desde dezembro de 2023, sendo apenas mostrado agora, e será o palco do voo inaugural do eVTOL, onde serão testados seus sistemas, como rotores, controle de voo e aviônicos.
Mesmo com um sistema de voo automatizado, os primeiros testes serão feitos com um piloto, para melhor desenvolvimento da tecnologia e comprometimento com os padrões de segurança.
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