Ford não quer que o motorista saia do carro para carregar seus veículos elétricos

Uma patente recentemente vazada mostra um projeto da Ford que visa dispensar o uso das mãos para carregar seus produtos
DR
Por
20.05.2024 às 12:41
Compartilhe:
Uma patente recentemente vazada mostra um projeto da Ford que visa dispensar o uso das mãos para carregar seus produtos

A existência de um carro elétrico de certo modo implica a ideia de que seu dono terá que o colocar para carregar, sair do carro, pegar o fio e encaixá-lo no carregador, mas ao que parece a Ford não pensa desse modo. Isso porque a montadora publicou recentemente uma patente um tanto interessante, que diz respeito a um sistema de carregamento  que não precisa das mãos.

 Você pode se interessar por: 

Isso mesmo. Descoberto pela Ford Authority, o projeto foi publicado oficialmente no dia 14 de maio e até mesmo recebeu número de série: 11981224. Suas imagens vazadas não detalham o funcionamento preciso do sistema, mas dá uma ideia de como ele poderá funcionar.

Funcionamento do sistema

Ao que parece, a tecnologia será composta de uma espécie de “cobertura” capaz de guiar o fio de carregamento até a entrada que carrega a bateria do carro, tudo de forma automatizada. O funcionamento seria a partir de conexão bluetooth ou Wi-fi entre o veículo e a estação de carregadores. Estabelecida a comunicação entre ambos seriam movidos os fios carregadores em direção ao carro.

Com o intuito de proteger as portas do automóvel, seriam usados imãs atraídos diretamente para a entrada do carregador. Além disso, o carro teria suas capacidades de locomoção desativadas temporariamente até o fim do carregamento.

 

Ao final do processo, os carregadores se removeriam e o motorista retornaria ao seu trajeto. No entanto, também existe a possibilidade da patente dizer respeito a outros projetos da Ford que também visam o carregamento de “mãos-livres”.

Isso porque a empresa tem explorado bastante as possibilidades de um carregamento que dispense ao mãos para seus veículos elétricos. Vale lembrar alguns projetos como: carregamento sem-fio para o FordMustang Mach-E, uma estrada pública de carregamento para carros elétricos em Michigan e até mesmo outro sistema de carregamento de “mãos-livres”.

 

Não existem mais informações sobre o sistema, e vale lembrar que tudo se trata de uma patente. Deste modo, pode ser que a tecnologia nem saia do papel. O que resta é esperar para ver se algum dia os donos de Ford não precisarão mexer mais um dedo para carregar seus veículos.

Fotos: Ford Authority

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Comentários