Jeep Renegade flex ganha central com Wi-Fi, mas não motor turbo (ainda)

SUV passa a oferecer central multimídia que projeta celulares sem fio e com sistema Adventure Intelligence, mas motor turboflex fica para 2022

LF
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05.04.2021 às 16:38
SUV passa a oferecer central multimídia que projeta celulares sem fio e com sistema Adventure Intelligence, mas motor turboflex fica para 2022

Com Camila Torres

O grupo Stellantis resolveu anunciar muitas coisas sobre a marca Jeep de uma só vez nesta segunda-feira (5). Primeiro, confirmou o visual, a potência do motor 1.3 turboflex com etanol e o preço da série especial de lançamento do Compass 2022. Mas também deu informações a respeito do SUV de entrada da marca no país, o Renegade.

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Assim como o novo Compass, o Renegade ganhará a série especial 80 Anos, em homenagem ao octogenário da marca. Ela será baseada na versão intermediária Longitude, tanto com motor 1.8 flex de 139 cv (câmbio automático de seis marchas) quanto com o 2.0 turbodiesel de 170 cv (automático de nove velocidades e tração 4x4). Preços, respectivamente, serão R$ 123.490 e R$ 164.590.

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A edição traz como diferenciais na parte externa: barras de teto, grades, retrovisores, logos e rodas escurecidos em tom grafite. Por dentro, incorpora revestimento interno do teto em preto, acabamentos em Gloss Black, bancos com costuras exclusivas (com direito a etiquetas comemorativas) e insígnias da edição no painel e nos tapetes. 

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A série especial está disponível nas cores Preto Carbon, Cinza Antique, Prata Billet, Verde Recon, Azul Jazz e Branco Polar. Mas sua principal novidade está em oferecer uma nova central multimídia em tela tátil de 8,4 polegadas com projeção de celulares via Apple CarPlay e Android Auto sem fio. 

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Ela permite, ainda, a presença da plataforma Adventure Intelligence, uma espécie de OnStar da Jeep. Tal serviço virá de série no Renegade 80 Anos, mas estará disponível como opcional nas versões Limited e Longitude flex, por mais R$ 1.500. Nas opções Longitude e Trailhawk diesel, custará R$ 2.000 extras. Na Moab diesel, o custo será  R$ 2.500. 

Os valores citados incluem a central atualizada mais a assinatura grátis do Adventure Intelligence pelo período de um ano. Após esse prazo, o serviço terá de ser renovado, a preço ainda não divulgado pela fabricante.

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O Adventure Intelligence oferece serviços como acesso a informações e funções do veículo via celulares, relógios inteligentes, computador e até Alexa, assistência emergencial em caso de acidente, roubo ou falha mecânica, aplicativos de streaming ou audiobook a bordo e Wi-Fi nativo para até oito aparelhos simultaneamente.

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A internet a bordo será provida por um chip da operadora Tim, diferentemente da Chevrolet, que trabalha com a Claro. Os planos serão três, com os seguintes valores mensais: 

· Básico (R$ 30 por mês): 5 GB mais audiobook
· Padrão (R$ 50 por mês): 10 GB mais audiobook, podcast Olá e Waze ilimitado
· Premium (R$ 100 por mês): 40 GB mais audiobook, podcast Olá, Waze ilimitado e Cartoon Network

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O Renegade, aliás, será o responsável por estrear o sistema entre os Jeep vendido nos Brasil, antes mesmo da chegada do novo Compass, visto que unidades com a central atualizada já estão nas lojas. Porém, o SUV compacto segue na linha 2021 e nem espere por qualquer novidade em termos de motorização.

Se o Compass 2022 trará um novíssimo propulsor 1.3 turboflex com 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque usando etanol nas versões básicas, além de um 2.0 MultiJet turbodiesel recalibrado para mais e 200 cv e quase 40 kgfm, o Renegade passará mais um bom tempo com o velho 1.8 E.torQ de 139 cv e 19,3 kgfm e com o propulsor diesel de 170 cv e 35,7 kgfm.

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Durante o evento, executivos da Stellantis deixaram claro que não há qualquer chance de o Renegade receber algum dos motores GSE turboflex ou o MultiJet atualizado em 2021. Todas essas mudanças devem ficar para 2022 ou 23, quando o modelo receberá uma nova reestilização visual.

A Mobiauto pode afirmar que o Renegade não usará o propulsor T4 de 185 cv que equipará o Compass, a nova Toro e o Jeep de sete lugares – e que, pelo menos no Compass, terá a nomenclatura T270. Para o SUV menor da Jeep será reservado o GSE T3, 1.0 três-cilindros, que renderá cerca de 130 cv e 20 kgfm bebendo etanol, sendo 120 cv e 19,4 kgfm com gasolina.

Também há chances de ele ser equipado com uma derivação mais mansa, de 150 cv, do motor T4. Esta deve compor a gama do futuro SUV cupê compacto-médio da Fiat, o projeto 376, que será lançado em meados do ano que vem. Seja qual for a escolha, o câmbio será sempre automático de seis marchas.

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Como funciona o Adventure Intelligence?

O Adventure Intelligence by Jeep Connect permite ao usuário controlar o carro a distância ou até mesmo sem o celular, pois com este sistema o carro também pode receber comandos via computador, smartwatch ou Alexa. 

Para ligar as lanternas ou destravar as portas do carro antes de encontrar o carro na garagem, por exemplo, o dono pode simplesmente dizer “Alexa, destrave as portas do meu Jeep”. 

Através do aplicativo, é possível ainda saber informações como o nível de combustível, quilometragem rodada, autonomia até o próximo abastecimento, prazo para futuras revisões e até se o carro está em algum recall.

É possível, também, programar uma viagem pelo Adventure Intelligence. O sistema, então, informará se o SUV precisa ser abastecido e quais os postos disponívels no trajeto.

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A plataforma estreará não no Compass 2022, mas sim na versão Série Especial de 80 anos do Jeep Renegade, chegando logo depois ao Compass reestilizado. Nas versões em que o serviço vem embutido de série, não há custo adicional para seu uso durante um ano.

No caso do Renegade, será possível incluir o serviço como opcional em outras versões, pelos seguintes preços: R$ 1.500 (Limited e Longitude flex); R$ 2.000 (Longitude e Trailhawk 4x4 diesel); R$ 2.500 (Moab 4x4 diesel). A fabricante não explicou por que há diferença de valores entre essas configurações.

No futuro, segundo a Stellantis, o serviço será disponibilizado aos modelos da Jeep, como Wrangler e Grand Cherokee. A má notícia é que modelos de anos-modelos mais antigos não poderão receber a tecnologia, que ficará disponível apenas às unidades com central multimídia mais atualizada.

Por fim, os veículos sairão de fábrica com um chip de dados 4G da Tim, para acesso a Wi-Fi nativo a bordo, assim como a Chevrolet faz com os novos Onix, Onix Plus e Tracker. Veja o que mais o serviço oferece:

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Conveniência 

Informação do veículo (autonomia, km total, nível de combustível)
Mapa inteligente (informação do carro online o tempo inteiro)
Assistentes digitais
Status de saúde
Atualizações remotas
Operações remotas/ localização do veículo 

Assistência 

Chamada de emergência (exemplo: acidentes)
Assistência mecânica
Assistente de recuperação de roubo/furto
Alarme preventivo de furto
Alertas de condução
Pane mecânica (o sistema pode identificar o problema para enviar o reparo correto, sem necessidade do carro ser guinchado)

Entretenimento 

Wi-Fi embarcado para até oito pessoas
Apps de streaming de podcasts e audiobooks onboard

 

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