Hyundai Creta Grand, esticado para 7 lugares, será nacional já em 2022

Apresentado no México, SUV derivado do Creta chegará ao Brasil no ano que vem, com produção em Piracicaba (SP) e motor 2.0 aspirado

LF
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25.10.2021 às 08:00
Apresentado no México, SUV derivado do Creta chegará ao Brasil no ano que vem, com produção em Piracicaba (SP) e motor 2.0 aspirado

A Hyundai iniciou nas últimas semanas no México a pré-venda do Creta Grand, variante esticada e com capacidade para até sete passageiros do Creta, SUV compacto que já conhecemos muito bem no Brasil – e que trocou de geração recentemente por aqui. Confira como o modelo renovado anda aqui.

O que essa informação tem de relevante para nós, brasileiros? Tudo. Porque o modelo, já apresentado anteriormente na Índia como Alcazar, será lançado no Brasil e não tardará em chegar. A Mobiauto pode afirmar que o lançamento ocorrerá já em 2022, provavelmente no terceiro trimestre.

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A produção será feita em Piracicaba (SP), junto do Creta de cinco lugares, do hatch HB20 e do sedan HB20S. Se o nome Creta Grand ainda não está ratificado e pode mudar, podemos apostar que o SUV de sete lugares brasileiro usará apenas um motor, assim como o irmão mexicano.

Estamos falando do veterano 2.0 quatro-cilindros 16V aspirado flex, recentemente recalibrado pela fabricante para equipar a versão de topo do Creta convencional, Ultimate, na linha 2022. Ele virá sempre casado ao já conhecido câmbio automático de seis marchas fornecido pela própria Hyundai.

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Creta Grand sempre 2.0 automático

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Não foi à toa o esforço da fabricante para atualizar uma usina já com anos de uso. Se no Creta de cinco lugares ela será responsável por não mais que 15% das vendas, no irmão maior deverá ser a única opção da gama.

Rebatizado como SmartStrem, o motor teve a câmara de combustão e o formato dos pistões redesenhados, bem como o tempo de abertura das válvulas de admissão ampliado, a fim de economizar energia e melhorar a temperatura dentro dos cilindros. Com isso, melhorou o consumo em cerca de 8% no novo Creta e se adaptou às normas do Proconve L7.

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Ao mesmo tempo, a potência aumentou em 1 cv e o torque, em 0,1 kgfm, para 157/167 cv e 19,3/20,6 kgfm (gasolina/etanol), respectivamente. Se no Creta convencional o 0 a 100 km/h é de 9,3 segundos, na variante Grand o tempo deve ficar em torno de 10 segundos. No México, esse mesmo propulsor rende os mesmos 157 cv movido apenas a gasolina. 

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Visual polêmico, só que maior

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Ainda falando do país de Emiliano Zapata, é possível observar que, por lá, o Creta Grand compartilhará com o gêmeo de cinco lugares todo o balanço dianteiro, além de para-brisa, para-lamas dianteiros, portas laterais, as rodas de liga leve aro 18”, painel, volante, console central, manopla de câmbio e as duas primeiras fileiras de assentos.

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Isso significa que o polêmico visual do novo Creta estará presente no irmão de sete lugares, com um acréscimo: os contornos da grade diamante se integram aos faróis. De novidade, teremos portas laterais traseiras ampliadas, devido ao aumento de 15 cm na distância entre os eixos, de 2,61 m para 2,76 m.

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A fabricante aproveitou o ensejo para esticar o balanço traseiro, a fim de comportar os dois assentos extras, e dar ao Creta Grand uma tampa de porta-malas, duas lanternas de LED e um para-choque traseiro exclusivos. Com isso, seus traços nessa parte da carroceria são mais sóbrios que os do Creta menor.

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Duas grandes vigias de vidro entre as colunas C e D oferecem visibilidade exterior aos ocupantes da terceira fileira, de modo que não se sintam claustrofóbico, assim como há difusores de ar voltados àquela região da cabine.

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Equipamentos e expectativa de preços

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O Creta Grand traz, ainda, alguns incrementos na parte de equipamentos: faróis de neblina de LED, quadro de instrumentos 100% digital de 10,25” e duas mesinhas com porta-copos nas costas dos bancos dianteiros, servindo a quem se senta na segunda fileira, são alguns deles. De resto, veremos a réplica de muitos itens já presentes no Creta Ultimate 2022, tais como:

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Seis airbags, frenagem autônoma emergencial, controle de cruzeiro adaptativo, câmeras com imagens em 360° para manobras e auxílio a ponto cego, central multimídia de 10,25” com Android Auto e Apple CarPlay, aplicativo BlueLink, freios a disco nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold e teto solar panorâmico.

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Se no mercado mexicano o Creta Grand se encontra em pré-venda a preços entre o equivalente a R$ 130.000 e R$ 140.000, aproximadamente, por aqui fica difícil imaginá-lo chegando a menos de R$ 150.000, tendo em vista a atual realidade de nossa indústria e dos preços dos carros zero-quilômetro no país.

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Com quem o Creta Grand vai brigar

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Apesar disso, o Creta Grand 2023 não será um concorrente de Jeep Commander, Caoa Chery Tiggo 8 ou VW Tiguan Allspace, pois tem dimensões mais comedidas: 4,50 m de comprimento, 1,79 m de largura (a mesma do Creta convencional), 1,68 m de altura e 200 litros de porta-malas com todos os assentos erigidos.

Na verdade, o modelo se posicionará em um segmento ainda pouco explorado, o de SUVs compactos de sete lugares. Seu rival mais próximo, num primeiro momento, será o Chevrolet Spin. Nos próximos anos, a Renault deve lançar o Bigster, enquanto a Honda estuda trazer para o Brasil a nova geração do BR-V, derivada da plataforma dos novos City hatch e sedan. 

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O Hyundai Creta Grand deve assumir o lugar do aventureiro HB20X e do Creta Vision (com visual antigo) na linha de montagem da empresa sul-coreana em Piracicaba. Os dois modelos são os únicos da gama que ainda utilizam o velho motor 1.6 Gamma flex, que não recebeu adaptações relacionadas ao Proconve L7.

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