Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Marca japonesa está em processo acelerado de renovação da gama de produtos no país. Importados Accord e CR-V têm vendas suspensas

Renan Bandeira
Por
26.01.2022 às 12:58

A Honda segue atualizando - e enxugando - seu catálogo de carros no Brasil. Depois de tirar Fit e Civic nacionais de linha, no final do ano passado, e apresentar a nova família City com hatch e sedan, a marca japonesa mata WR-V e HR-V da atual geração.

Em comunicado enviado à Mobiauto nesta quarta-feira (26), a fabricante esclarece que “as atuais gerações de WR-V e HR-V seguem em produção na fábrica de Itirapina (SP), exclusivamente para exportação.”

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Além disso, confirma que a “comercialização de WR-V e HR-V (geração atual), produzidos até dezembro de 2021, ocorrerá enquanto houver disponibilidade de estoque na rede.”

Sem uma renovação à vista, o WR-V sairá de linha em definitivo. O SUV de entrada é mais uma vítima das novas regras de emissão da sétima fase do Proconve L7, e seguirá os passos do irmão Fit - com quem compartilha plataforma, motor e várias peças de estamparia.

A atual geração do HR-V também será descontinuada. No entanto, o SUV compacto terá um futuro diferente e seguirá no catálogo da marca com uma nova geração, que deve ser apresentada nos próximos meses e tem previsão de estrear no mercado nacional no segundo semestre deste ano.

O HR-V atual deixou de ser vendido justamente porque os motores 1.8 aspirado flex e 1.5 turbo a gasolina não estão ainda adaptados à nova legislação sobre emissões de poluentes.

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Como será o novo HR-V

Sua segunda geração, porém, segue em ritmo acelerado de testes e trará sob o cofre duas variantes do propulsor 1.5 BSB com injeção direta e flexível, já estreado pelos novos City hatch e sedan: a naturalmente aspirada rende 126 cv (qualquer combustível) e 15,5/15,8 kgfm (gasolina/etanol).

Já a configuração turbo será convertida para flex e deve manter a potência na casa de 170 cv, seja com o combustível derivado do petróleo ou o de origem vegetal. Já o torque deve subir dos atuais 22,4 kgfm. Em todos os casos, o câmbio será CVT com simulação de sete marchas.

A segunda geração do HR-V terá dimensões um pouco mais generosas do que a atual: 4.340 mm de comprimento (+11 mm), 1.790 mm de largura (+68 mm), 1.582 mm de altura (-2 mm) e 2.610 mm de entre-eixos (mesma medida do atual).

Isso significa que, assim como o novo City sedan, o próximo HR-V deve manter a plataforma HGSC (Honda Global Small Car) da primeira geração, mantendo os mesmos pontos de fixação, componentes mecânicos e elétricos e elementos como colunas, para-brisa e caixas de roda, mas alterando toda a estamparia.

Com apresentação prévia, a chamada avant première, prevista para acontecer ainda no primeiro semestre, o HR-V 2023 nacional deve começar a ser produzido de fato em Itirapina no começo do terceiro trimestre. Sua chegada às lojas deve ocorrer no máximo até agosto.

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Civic importado chega ainda este ano

O Civic nacional, produzido até dezembro de 2021, também será vendido enquanto houver estoque nas concessionárias, segundo a Honda. 

Já a nova geração virá importada ao Brasil no segundo semestre de 2022, provavelmente no último trimestre, estreando uma versão híbrida antecipada em primeira mão pela Mobiauto, para concorrer com o Corolla Hybrid.

O sedan médio completará o time de modelos importados da marca japonesa no Brasil. Atualmente, a gama conta com Accord e CR-V nesse portfólio, mas eles estão indisponíveis para compra no site temporariamente.

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Accord e CR-V com vendas suspensas

Segundo a marca, “Accord Híbrido e CR-V, seguem no line up, porém, em função do cenário atual, dependem da disponibilidade de produção para a importação de novos lotes.”

Tanto a nova geração do sedan grande quanto o SUV médio renovado chegaram ao Brasil em meados de 2021. Apesar das vendas suspensas, a Honda afirma que eles não devem sair de linha tão logo, mas não informa quando novos lotes de ambos serão disponibilizados.

Enquanto o Accord trocou de geração e passou a ser híbrido no ano passado, o CR-V possui um projeto mais envelhecido. O SUV médio deve ganhar uma nova geração globalmente ainda este ano, que chegará ao Brasil em 2023.

A novidade é que, por aqui, o modelo será vendido como híbrido, utilizando provavelmente o mesmo trem de força e:HEV do Accord. Será ele o terceiro produto eletrificado que a fabricante pretende trazer para o país até o ano que vem, um plano que vem sendo divulgado por executivos da marca desde 2019.

Os outros dois são o próprio Accord e, como dissemos mais acima, a 11ª geração do Civic. “[A Honda vai] lançar, em 2023, outras novidades no país, entre modelos inéditos e renovações dos produtos atuais”, diz a fabricante no comunicado enviado à Mobiauto, sem especificar se um desses lançamentos será o CR-V.

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