Toyota prepara picape maior que a Hilux para encarar GM, Ford e Ram

Marca japonesa pode produzir inédita caminhonete na Argentina com 330 cv de potência

Por
10.02.2026 às 10:36 • Atualizado em 11.02.2026

Que a Toyota terá uma picape menor que a Hilux para concorrer com Fiat Toro, Ram Rampage e Ford Maverick você já sabe. Mas a marca japonesa também se prepara para ter uma caminhonete maior que a Hilux para os mercados da América Latina. E não estamos falando de Tacoma ou Tundra.

De acordo com o site argentino A Rodar Post, o novo produto será inédito - apesar da proximidade com a nova geração da Tacoma que está para surgir no mercado norte-americano. O objetivo é tentar brigar com Ford F-150, Chevrolet Silverado e a linha Ram - apesar de que a picape será mais, digamos, acanhada quanto estas brutamontes.

Publicidade

[componente-buscar-veiculos]

Você também pode se interessar por:

Ainda segundo a publicação, a fábrica de Zárate, na Argentina, começou a cotar valores de componentes do futuro veículo com fornecedores. Ao menos cinco empresas foram consultadas.

O martelo, no entanto, ainda não foi batido. Mas o site argentino afirma que esse movimento pode indicar que o projeto está bem avançado. A decisão virá do Japão e será tomada até a primeira semana de março. Porém, o início da produção e a chegada ao mercado deve demorar e só acontecer no primeiro trimestre de 2028.

A futura picape grande usará uma das diversas variações da plataforma modular TNGA, a mesma da nova geração do Corolla, por exemplo. Inicialmente deve ser lançada somente em versões a combustão e com o motor 2.4 a gasolina turbo que fornece até 281 cv de potência e 43,8 kgfm de torque. Nos EUA, a Tacoma abandonou o conjunto V6 pela motorização mais eficiente.

A caminhonete ainda poderá ter um trem de força híbrido, chamado i-Force Max, que combina este mesmo motor a gasolina com uma unidade elétrica para gerar 330 cv e 64,3 kgfm. Já a transmissão será automática de oito marchas.

Em termos de dimensões, a inédita picape deve ter tamanho e porte parecidos com a atual Tacoma e a próxima que já foi até flagrada em testes no país vizinho. Espere algo com 5,41 de comprimento - ou seja, 9 cm a mais que a Hilux, por exemplo. A distância entre-eixos também será maior para dar mais espaço e conforto aos ocupantes que viajam na traseira.

Nova Hilux só em 2027

O presidente da Toyota Argentina, Gustavo Salinas, durante entrevista coletiva à imprensa local na fábrica de Zárate, onde a picape é fabricada há mais de duas décadas, confirmou que nova picape média deve ficar para 2025

Segundo o executivo, a linha de montagem passará por uma ampla reestruturação para receber a nova Hilux, processo que inclui a substituição de ferramental, ajustes de engenharia e integração de novos fornecedores. Essas alterações exigem uma parada programada na unidade e estendem o cronograma de início de produção para o final de 2026, empurrando o lançamento comercial para o ano seguinte.

O início será só na configuração a combustão e, entre março e abril de 2027, começará a construir a variante eletrificada e também o novo SW4. Além da elevação da demanda por exportação para outros países da região, Salinas citou fatores externos que influenciaram o planejamento, como o tornado que atingiu recentemente a fábrica de motores da Toyota em Porto Feliz (SP), forçando a empresa a recorrer a novos fornecedores internacionais para suprir a demanda de propulsores para os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris (este apenas para exportação).

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade