VW Gol vai virar um SUV? Entenda qual é a do projeto VW246

Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

LF
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30.09.2021 às 19:30
Fabricante desenvolve um pequeno SUV de baixo custo para substituir o vetereno Gol e ser um calo no sapato do novo Citroën C3

Em julho deste ano, a Mobiauto contou como a Volkswagen retirou da gaveta e voltou a desenvolver o projeto VW246 ou A0 SUV, uma espécie de hatch altinho com vão livre do solo generoso e ares de SUV, tal qual o novo Citroën C3. Sua produção ocorrerá em Taubaté (SP), com lançamento previsto para ocorrer entre 2023 e 24.

Trata-se de um sucessor para o vetereníssimo Gol, nada menos que o carro mais vendido não apenas pela marca alemã, mas também em toda a história da indústria automobilística nacional. O nome será mantido? Isso ainda é um grande mistério, assim como o visual e outras informações a respeito do modelo.

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O que já podemos afirmar é que será o SUV de entrada da VW no país, com faixa de preço abaixo de Nivus e T-Cross. Será construído sobre a plataforma MQB A0, a mesma que dá vida a Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Seu comprimento deve ficar acima de 4,10 m, mas com entre-eixos de 2,56 m, o mesmo de Polo e Nivus.

Isso significa que podemos esperar uma boa dose de compartilhamento de peças entre o A0 SUV e os irmãos de base. No entanto, o pequeno utilitário esportivo terá novidades importantes em termos de design, conversando com a oitava geração do Golf e até com a nova família de elétricos ID em termos estéticos.

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Por dentro, replicará o uso da central multimídia VW Play, mas com novas soluções de conectividade. O motor deve ser sempre o 1.0 três-cilindros 12V turboflex, com injeção direta de combustível.

Ele tende a ser usado nas especificações 170 TSI manual (105 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol), com câmbio de cinco marchas, tal qual no extinto Up! TSI, ou 200 TSI automática (128 cv e 20,4 kgfm usando o combustível vegetal), aliado à caixa de seis velocidades com conversor de torque da Aisin.

Há, ainda, uma possibilidade de o VW246 ser um dos seis carros híbridos flex que a VW promete lançar no Brasil nos próximos seis anos. Inicialmente, o projeto estava previsto para ganhar vida em 2022, mas ele foi congelado e passou mais de um ano paralisado devido à pandemia do coronavírus.

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E o que acontece com o atual Gol?

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Até a chegada do A0 SUV, a VW deve manter em linha os irmãos Gol e Voyage, produzidos também em Taubaté. Ambos seguirão no catálogo até 2024 com motor 1.0 MPI três-cilindros aspirado 12V flex de 84 cv, sempre com câmbio manual. 

Isso significa que tanto a opção 1.6 8V de 108 cv manual quanto a 1.6 16V de 120 cv automática devem deixar de existir. A primeira, porque a família EA111 será aposentada, devido à nova legislação de emissões que entra em vigor no Brasil em 2022, Proconve L7. A segunda, por falta de demanda.

A decisão é bem diferente daquela tomada em relação ao Fox , cuja produção já foi encerrada em São José dos Pinhais (PR). Confira mais sobre o projeto VW246, bem como projeções meramente ilustrativas de Kleber Silva, do @kdesignag, em mais um vídeo do quatro O Que Vem Pra Pista:

Projeções e imagens: Kleber Silva/KDesignAG e Divulgação

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