Renault Sandero e Logan vão trocar de nome? Entenda o que muda

Família de compactos continuará derivada dos Dacia europeus, mas tanto hatch quanto sedan terão outra alcunha na troca de geração

LF
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10.01.2021 às 10:00
Família de compactos continuará derivada dos Dacia europeus, mas tanto hatch quanto sedan terão outra alcunha na troca de geração

A família formada por Renault Sandero e Logan no Brasil sempre foi derivada dos homônimos produzidos pela fabricante romena Dacia, uma subsidiária da empresa francesa, na Europa.

Com a troca de geração de Sandero, Logan e também do Sandero Stepway na Europa (veja aqui como eles ficaram), isso vai continuar acontecendo. Porém, em nosso mercado, Sandero e Logan devem trocar de nome quando chegarem à nova geração, em 2022. Essa história já foi contada pela Mobiauto no começo de dezembro.

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O sedan, muito provavelmente, se chamará Taliant. Um desenho do modelo ainda em desenvolvimento ostentando a nomenclatura na tampa do porta-malas foi vazado pelo fórum espanhol Cochespías. A palavra, inclusive, já está registrada no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Já o hatch ainda não tem alcunha conhecida. Há chances de se chamar Clio, ficando aliado à quinta geração do compacto europeu, que chegou a fazer sucesso no Brasil nos anos 2000, mas estacionou na terceira geração e foi descontinuado em 2017. 

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Apesar de serem carros diferentes, o nosso possível futuro Clio compartilhará a plataforma CMF-B e terá visual muito parecido com o do Clio V europeu, o que permitiria a associação. A tática seria similar àquela que a Renault pratica com o nosso Captur em relação ao gringo. 

Outros possíveis nomes para este novo hatch, também constantes no INPI, são Kardian e Ascalia. Por enquanto, os projetos são conhecidos pelos códigos internos XJF (hatchback) e XJI (sedan).

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Desde 2019 a Renault vem anunciando que desassociará os modelos que utilizam o emblema do losango daqueles produzidos pela Dacia. Daí a decisão de fazer com que Sandero e Logan de terceira geração virem carros com outros nomes em mercados como Brasil e Rússia, apesar de ainda aproveitarem a estrutura dos compactos feito pela marca romena.

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Outro objetivo é fazer com que os dois novos modelos, que terão ar premium para brigar com Volkswagen Polo/Virtus, Chevrolet Onix/Onix Plus, novo Peugeot 208 e Honda City hatch/City sedan, convivam com hatch e sedan vendidos nos dias de hoje.

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Isso significa que os velhos Sandero e Logan têm tudo para seguir em linha e manter os nomes vivos, sendo comercializados em versões mais básicas com foco nas vendas diretas (em especial para locadoras). Usarão os mesmos motores 1.0 e 1.6 da família SCe. 

Já os possíveis Clio e Taliant estreariam o propulsor 1.0 TCe, um três-cilindros turboflex com injeção direta. Uma das especificações candidatas a compor a gama rende cerca de 110 cv e 20 kgfm com gasolina. Confira mais detalhes dos projetos no vídeo do quadro O Que Vem Pra Pista:

 

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Como serão os novos Clio e Taliant

O colega Renato Aspromonte, do @overboostbr, preparou projeções exclusivas para a Mobiauto de como devem ficar os novos Clio e Taliant, baseadas nas imagens vazadas pelo cochespías. A produção ocorrerá em São José dos Pinhais (PR), junto com os atuais Sandero e Logan nacionais.

Por fora, tanto o visual dianteiro quanto traseiro dos novos terão forte inspiração no Clio V, com faróis contornados por guias de LED na forma de ganchos e lanternas bipartidas.

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Por dentro, o painel será basicamente o mesmo de Dacia Sandero e Logan de terceira geração, mas com o volante do atual Duster brasileiro. A central multimídia deve ser uma evolução daquela encontrada no próprio Duster, incluindo projeção sem fio de celulares.

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Além do propulsor turboflex, a gama deve aproveitar os conhecidos 1.0 (três-cilindros) e 1.6 (quatro-cilindros) SCe aspirados, também flexíveis, de respectivos 82 e 118 cv quando abastecidos com etanol. 

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A primeira vertente deve ser usada exclusivamente pelo hatch e sempre manual, enquanto a segunda estará também no sedan, com opção de caixa CVT. Já os 1.0 turbo usarão um câmbio continuamente variável um pouco mais moderno, com simulação de marchas.

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Em dimensões, o novo hatchback medirá cerca de 4,09 m de comprimento, 1,85 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, medidas herdadas do Dacia Sandero 3. Já o Taliant terá quase 4,40 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos, com porte muito similar ao do Virtus.

Outro projeto, de código HJD, dará origem a um SUV compacto abaixo do Duster e com os mesmos 2,60 m de entre-eixos do possível novo Clio. Deve chegar em 2023. Ainda há dúvidas sobre se será meramente uma nova geração do Stepway ou se também terá um nome diferente, sendo Kardian e Ascalia também candidatos a serem usados por ele.

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