Novo VW Tiguan ficará assim para encarar Jeep Commander e Tiggo 8 Plus

SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

LF
Por
12.05.2021 às 17:24
SUV de sete lugares renovado deve chegar ao nosso mercado no começo de 2022 com motor híbrido de 245 cv e preço acima de R$ 200.000

A Volkswagen revelou nesta terça-feira (12) a versão alongada, conhecida na Europa como Allspace, do novo Tiguan. Tal configuração, com entre-eixos esticado para 2,79 metros e uma terceira fileira de assentos, é a que a marca importa para o Brasil, a partir do México.

Por isso mesmo, é este o Tiguan renovado que estará em breve nas nossas ruas. Sua chegada estava originalmente prevista para o segundo semestre deste ano, mas o cronograma atrasou por conta da pandemia do coronavírus e deve ficar para o primeiro semestre de 2022.

Publicidade

Como já se esperava, o visual é quase idêntico ao do novo Tiguan de cinco lugares, com direito a uma grade mais larga, ao estilo do T-Cross, e faróis afilados como no Golf 8, sendo divididos em dois nichos de projetores contornados por lâminas de LED. 

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A diferença é que a segunda das quatro divisórias horizontais da grade é iluminada, como no Taos e o novo Polo europeu. Além disso, o miolo do recorte estilo osso de cachorro do para-choque possui detalhes diferentes e uma predominância maior da cor preta.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Nas laterais e na parte traseira, o desenho é o mesmo de antes, com novidades apenas nas novas rodas de liga leve, com aros entre 17 e 20 polegadas, nos arranjos internos das lanternas e nos traços do aplique da base do para-choque, que traz agora refletores integrados numa barra só e falsas saídas duplas de escapamento.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por enquanto, a VW revelou apenas que o Tiguan Allspace norte-americano manterá o motor 2.0 TSI, porém numa calibração de 187 cv e 30,5 kgfm. O SUV comercializado atualmente em nosso mercado rende 220 cv e 35,7 kgfm.

Leia também: Carro elétrico mais vendido no Brasil é um Porsche de até R$ 1 milhão

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Novo Tiguan que vem até nós será híbrido 

Porém, como a Mobiauto vem adiantando há alguns meses, o novo Tiguan Allspace que a marca alemã deve trazer ao nosso catálogo é a inédita versão eHybrid, ainda a ser apresentada. Trata-se de um dos cinco carros eletrificados que a VW promete lançar no país nos próximos anos.  

O novo Tiguan eHybrid usará o mesmo trem de força do novo Golf GTE europeu, unindo o conhecido propulsor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e 25,5 kgfm a outro elétrico de 109 cv e 33,6 kgfm, gerando 245 cv e 40,8 kgfm de potência e torque combinados. O câmbio é o famoso DSG-6, um automatizado de dupla embreagem com seis marchas.

Resta saber se a fabricante apostará todas as suas fichas no novo Tiguan Allspace híbrido, estratégia na qual a Mobiauto aposta, ou se trará também alguma versão convencional a combustão ao país. 

Leia também: Audi A3 compra passagem de volta ao Brasil por R$ 284.990

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Venha como vier, o novo Tiguan chegará recheado de novas tecnologias a bordo, incluindo faróis IQ Light (LEDs matriciais, com controle inteligente de altura e intensidade do facho a depender da circunstância) e central multimídia MIB3, que inclui carregador de celular por indução, conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem cabo e chip para Wi-Fi a bordo.

Na parte de segurança, o novo Tiguan trará o pacote IQ Drive, dotado de controle de cruzeiro adaptativo com reaceleração automática após parada total de até 3 segundos, frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestre, assistente de manutenção em faixa, alerta de tráfego traseiro cruzado, leitor de placas de sinalização, monitoramento de ponto cego e assistente de estacionamento.

Leia também: Pedágio de livre passagem é o fim do Sem Parar? Entenda o projeto aprovado

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Até aí, nada demais. Os destaques mesmo são os sistemas de condução semiautomatizada em rodovias, que permite que o veículo rode em modo quase 100% autônomo em rodovias adequadas para tal (desde que o motorista mantenha as mãos ao volante), e o assistente de emergência, que freia gradativamente o carro sozinho, mantendo-o dentro de sua atual faixa de rolagem, ao não detectar nenhuma interferência do motorista sobre o volante ou pedais. 

Nos EUA, o novo Tiguan será lançado no terceiro trimestre deste ano. O Brasil deve recebe-lo no princípio de 22, como já dissemos. O SUV chegará para brigar com os também vindouros Jeep Commander e Caoa Chery Tiggo 8 Plus no segmento de utilitários esportivos médios para sete passageiros. O preço deve ficar entre R$ 200.000 e R$ 250.000.

Você também pode se interessar por:

VW Polo Track: como deve ser o substituto de Gol, Fox e Up!
Não pode comprar um T-Cross ou Tiguan? Assine um por R$ 1.900
VW T-Cross: os principais problemas, segundo os donos
Encher o tanque até a boca prejudica o carro e até a sua saúde

Publicidade
Outras notícias
Publicidade