Nova Fiat Toro terá duas caras e bloqueio de diferencial TC+ da Strada
Picape adotará grades diferentes para as configurações turboflex e turbodiesel, mas o resultado das mudanças visuais está gerando controvérsia
O vazamento de uma imagem da Fiat Toro 2022 com dianteira reestilizada, saindo aparentemente da linha de montagem em Goiana (PE), deixou os fãs de carro intrigados. Para muitos, o visual da picape piorou com as mudanças.
Em defesa da Stellantis, outros afirmam que a fotografia amadora desfavoreceu a nova Toro: com resolução baixa, em um ambiente não muito propício e num ângulo pouco usual. Seguindo esta argumentação, é preciso aguardar a manhã do dia 22 de abril, quando o facelift da picape será integralmente revelado, para julgar melhor o resultado das modificações.
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Isso porque a Fiat já confirmou que o lançamento da Toro 2022 será nessa data, às 9h. Mas ela não deve chegar às lojas tão já. Assim como ocorreu com o novo Jeep Compass, a picape renovada deve ser apresentada em detalhes e ter confirmada a presença do motor 1.3 GSE T4 turboflex de 180/185 cv (gasolina/etanol) e 27,5 kgfm (qualquer combustível).
Porém, as entregas aos primeiros compradores devem começar apenas em junho. Para nos prepararmos ao que vem por aí, o colega Renato Aspromonte, do @overboostbr, fez uma projeção de como deve ficar a dianteira da nova Toro turboflex.
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Mas este design não estará presente em todas as versões. As configurações movidas a diesel devem adotar uma grade exclusiva, mais robusta, com formato próprio e divisórias diferentes , conforme mostra este flagra publicado também pelo OverboostBR.
A inspiração é a prima maior Ram 1500, de quem a Toro também vai copiar a central multimídia de 12 polegadas estilo tablet, com tela vertical, nas versões de topo. Além disso, o quadro de instrumentos da picape será 100% digital a depender da configuração escolhida.
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Já as configurações mais básicas terão sistema multimídia de 8,4 polegadas e cluster com mostradores analógicos mais computador de bordo digital.
Em novembro, publicamos que a Toro 2022 virá dotada de faróis full-LED por refletores côncavos (sem projetores) e diversas tecnologias semiautônomas de condução: controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial e auxílio de permanência na faixa de rolagem.
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Sob o cofre, a nova Toro receberá o tão aguardado motor 1.3 T4 16V turboflex com injeção direta da família GSE, com potência estimada em 180 cv e torque na casa de 27 kgfm. Ele estará sempre acoplado ao câmbio automático de seis marchas da Aisin.
A tração da picape será apenas dianteira com tal motorização, mas contará com o sistema “E-Locker” que equipa a Strada 2021. Ou seja: será possível promover o bloqueio do diferencial dianteiro através de uma tecla chamada “TC+” abaixo da central multimídia no painel.
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Já as versões 4x4 a diesel seguirão usando o motor 2.0 MultiJet aliado à caixa automática com conversor de torque de nove marchas da ZF, porém recalibrado para entregar mais de 200 cv e cerca de 40 kgfm. No entanto, diferentemente do novo Jeep Compass, a Toro 2022 diesel dispensará o tanque de Arla 32.
Por outro lado, assim como acontecerá com o novo Compass, cuja configuração a diesel deve atrasar em relação à flex, a nova Toro diesel também deve ter sua chegada atrasada em algumas semanas em relação à configuração turboflex.
A configuração de topo deve seguir sendo a Ultra, incluindo uma capota rígida na caçamba como se fosse um sedan. Já a versão de entrada da picape, Endurance, será a única a manter o velho 1.8 E.torQ de 139 cv, com opções de câmbio manual ou automático.
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