Este é o novo Honda HR-V, que chega ao Brasil em 2022 e será híbrido

Com jeitão de SUV cupê da Chery com faróis de Strada, modelo terá segunda geração revelada em breve no Japão e na Europa

LF
Por
10.02.2021 às 16:15 • Atualizado em 16.03.2021
Com jeitão de SUV cupê da Chery com faróis de Strada, modelo terá segunda geração revelada em breve no Japão e na Europa

É um SUV da nova Fiat Strada? É um Caoa Chery? Não: esta é a segunda geração do Honda HR-V, que teve seu registro de patentes vazado pelo site holandês AutoWeek e deve ser lançado em mercados como Japão e Europa no fim deste ano (tanto que já há teasers do modelo sendo divulgados).

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Publicidade

O modelo terá como uma de suas rotas o Brasil. De acordo com o Autos Segredos, o time local de Pesquisa & Desenvolvimento já vem trabalhando no projeto, tratado pelo código interno NES. Só que, por aqui, o lançamento deve acontecer em 2022, com produção local em Itirapina (SP).

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Teaser do novo HR-V

Líder de segmento nos primeiros anos em que chegou ao país, em 2015 e 16, o HR-V vem perdendo espaço nos últimos anos para concorrentes mais jovens e agressivos em preço, como Hyundai Creta, Nissan Kicks, VW T-Cross e Chevrolet Tracker. Seu primeiro grande rival já era o Jeep Renegade.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Estilo do caimento do teto chega a lembrar o do VW Nivus, mas com lanternas de Kia Sportage

Para recuperar terreno, o modelo sofrerá uma mudança um tanto radical em sua silhueta: terá uma traseira com caimento estilo cupê e frente bem diferente da atual identidade visual da Honda, inclusive em relação aos novos City sedan e hatch que ainda estão por chegar.

Leia também: Novo Nissan Kicks chega às lojas em março. Veja o que o SUV terá

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Esta imagem confirma que as maçanetas das portas laterais traseiras continuarão escamoteadas na coluna C

Sua frente, aliás, tem faróis que lembram até o da segunda geração da Strada. Já a grade se assemelha muito ao dos mais novos SUVs da Chery apresentados na China, e que chegarão ao Brasil nos próximos anos, começando já em 2021 com o novo Tiggo 2. Já a traseira acupezada traz lanternas com estilo que remetem ao Kia Sportage.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Dianteira tem duas propostas distintas de grade

As dimensões do novo HR-V ainda não foram reveladas, mas tudo indica que o SUV deve ficar mais comprido e baixo do que a atual geração. Por dentro, podemos esperar um painel minimalista, como tem sido a tendência da marca, e boa dose de tecnologia.

Leia também: Qual SUV comprar entre R$ 70 mil e R$ 80 mil? Veja 10 boas opções

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Já a traseira entrega duas soluções diferentes para a base do para-choque

A motorização ainda é um mistério, especialmente para o Brasil. É quase certo que o novo HR-V nacional deve adotar motorização 1.5 turboflex com injeção direta. Atualmente esse motor bebe só gasolina e rende ótimos 173 cv de potência, sendo 22,4 kgfm de torque.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Flagra do novo HR-V no Japão

Nas versões de entrada, há chances de o atual 1.8 dar lugar a um propulsor 1.5 aspirado com injeção direta e sistema VTEC (tempo e amplitude de abertura das válvulas variáveis), que também estará presente na gama dos novos City hatch e sedan. Sua potência ficará entre 130 e 150 cv.

Leia também: Toyota Corolla Cross já tem fila antes da pré-venda com sinal de R$ 5.000

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Protótipos que circulam pelo Japão confirmam o estilo acupezado do caimento do teto

Resta saber se o HR-V 2023 terá alguma variante híbrida também em nosso país, como acontecerá em outros mercados. Chamada de e-HEV, a configuração aqui viria acoplada ao motor 1.5 aspirado das versões de entrada e seria flex, como acontece com o Toyota Corolla.

Originalmente, o HR-V seria um dos três modelos híbridos que a Honda promete lançar em nosso mercado até 2023, junto do sedan grande Accord e do SUV médio CR-V. Entretanto, o atual momento negativo do mercado pode levar a fabricante a tirar o pé dos investimentos.

Você também pode se interessar por:

Novo Honda Civic troca vincos e arrojo por tecnologia
Avaliação: algum truque do Honda WR-V 2021 justifica os R$ 95 mil?
Avaliação: Honda Accord é uma pechincha, pelo menos ante os rivais
Honda Civic, um dos nacionais mais longevos, deve deixar de ser brasileiro

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade