20 carros para PCD que voltarão a ter isenção de IPI por até R$ 140 mil

Atualização do teto pode abrir as portas para as fabricantes voltarem a oferecer versões mais completas para PCD

Renan Bandeira
Por
11.06.2021 às 11:27 • Atualizado em 14.06.2021

A Mobiauto já contou que encontrar carros automáticos para PCD está cada vez mais difícil. Desde 2009, para conseguir descontos de IPI e ICMS, o interessado tem de escolher um veículo com preço até R$ 70 mil.

Com as etiquetas dos carros zero-km subindo cada vez mais, devido à forte inflação, à alta do dólar e à escassez de peças e veículos, as opções foram sumindo do mercado.

Publicidade

A situação ficou ainda mais complicada quando, em março deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro, assinou a Medida Provisória (MP - nº 1034), que previa limitar também em R$ 70 mil o valor máximo para desconto de IPI, e que antes podia ser descontado de qualquer venda direta.

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

No entanto, na última reviravolta da novela, o texto da MP foi atualizado mantendo o teto para isenção de ICMS em R$ 70 mil e elevando o de IPI para R$ 140 mil, reabrindo o leque de opções para o desconto de pelo menos um dos impostos. 

O texto ainda tem de ser aprovado no Senado e, depois, sancionado por Bolsonaro para se tornar válido. Enquanto isso, a reportagem da Mobiauto lista 20 opções automáticas variadas do mercado com minivan, hatches, esportivos, sedans e SUVs, que poderão ter o IPI descontado se a MP for aceita. Confira:

*Vale lembrar que os preços utilizados aqui são sugeridos para o Brasil. Em São Paulo, os veículos são um pouco mais caros.

Leia também: Multa de trânsito de R$ 17.000? As 5 infrações mais caras do Brasil

Errata: Diferente do que informamos na primeira versão deste artigo, a Fiat Toro não pode ser comprada com descontos para PCD. Embora duas de suas opções estejam abaixo do teto de R$ 140 mil para isenção de IPI, as picapes não entram na lista de veículos aceitos para receber o desconto por serem consideradas "Comerciais Leves" e não "Automóveis". O texto foi atualizado e a Toro foi retirada do levantamento. (Atualização: 14/06/2021)

Toyota Corolla XEI 2.0 flex 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 132.390

Motor: 2.0 Dynamic Force flex com 169/177 cv (gasolina/etanol) e 21,4 kgfm de torque aliado ao câmbio automático do tipo CVT que simula dez marchas. 

Principais itens de série: central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; rodas de liga leve de 17 polegadas; sete airbags; controle de estabilidade; controle de tração; assistente de partida em rampa; controle de cruzeiro; faróis com acendimento automático e luzes de condução diurna integradas; computador de bordo com multifunções e tela de TFT de 4,2 polegadas; ar-condicionado automático e digital; chave presencial e partida por botão.

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla Cross XRE, a versão que mais será vendida

VW Nivus Highline 1.0 TSI 2021 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 112.950

Motor: 1.0 turboflex de 116/128 cv (gasolina/etanol) e 20,4 kgfm, e câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: controle adaptativo de distância e velocidade com frenagem de emergência (ACC); sistema autônomo de frenagem de emergência anti-colisão frontal até 50 km/h (AEB); seis airbags; ar-condicionado; assistente de partida em rampa; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle de tração; controle de estabilidade; câmera de ré; saídas de ar-condicionado traseiras; direção elétrica; faróis de LED com luz de condução diurna também em LED; faróis de neblina de LED; lanternas de LED; painel de instrumentos digital; central multimídia VW Play de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema de monitoramento de pressão de pneus.

Jeep Renegade Limited 1.8 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 129.490

Motor: 1.8 flex de 135/139 cv (gasolina/etanol) e 18,7/19,2 kgfm aliado ao câmbio automático de seis marchas 

Principais itens de série: coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; ar-condicionado de duas zonas; sete airbags; faróis com acendimento automático; volante multifuncional; computador de bordo multifuncional; controle de tração e estabilidade; câmera de ré; faróis e lanterna de neblina; faróis full-LED; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa; lanternas de LED; luz de condução diurna; painel de instrumento de 7 polegadas; piloto automático; sensor crepuscular; sensor de chuva; sistema start-stop; sistema de monitoramento de pneus; central multimídia de 8,4 polegadas compatível compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: Jeep Renegade: os principais problemas, segundo os donos

Chevrolet Onix Premier 1.0 turbo 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 91.150

Motor: 1.0 três-cilindros turboflex de 116 cv (gasolina e etanol) e 16,3/16,8 (gasolina/etanol) com câmbio automático de seis marchas 

Principais itens de série: seis airbags; acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular; assistente de partida em rampa; câmera de ré; chave presencial e partida por botão; coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; computador de bordo; controlador de limite de velocidade de cruzeiro; controle eletrônico de estabilidade e tração; direção elétrica progressiva; luz de condução diurna em LED; central multimídia MyLink de 8" com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabo; Wi-Fi nativo; painel de instrumentos 3,5" digital TFT; roda de liga leve aro 16"; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; volante multifuncional; alerta de ponto cego; ar-condicionado digital automático; carregador por indução; sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

Chevrolet Tracker Premier 1.2 turbo 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 133.290

Motor: 1.2 três-cilindros turboflex de 132/133 cv (gasolina/etanol) e 19,4/21,4 kgfm com câmbio automático de seis marchas 

Principais itens de série: seis airbags; assistente de partida em rampa; controle de estabilidade; controle de tração; luz de condução diurna; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; direção elétrica progressiva; computador de bordo; central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; Wi-Fi nativo; sistema Start-Stop; sensor crepuscular e de chuva; chave presencial e partida por botão; câmera de ré; alerta de ponto cego; controle de cruzeiro; ar-condicionado digital; teto solar elétrico panorâmico; frenagem automática de emergência; carregador por indução; painel de instrumentos de 3,5 polegadas digital de TFT; sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

Leia também: Exclusivo: Chevrolet Tracker 2022, veja todos os preços e versões

Hyundai HB20 Diamond 1.0 turbo 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 86.490

Motor: 1.0 três-cilindros turboflex de 120 cavalos e 17,5 kgfm aliado a caixa automática de seis marchas

Principais itens de série: quatro airbags; assistente de partida em rampas; controles de tração e estabilidade; ar-condicionado digital; direção elétrica progressiva; vidros elétricos nas quatro portas; travas elétricas; volante multifuncional; central multimídia BlueMedia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; piloto automático; faróis projetor com guias de LED e acendimento automático; sensor de estacionamento; painel de instrumentos digital; rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema start-stop; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa.

VW Polo GTS 1.4 TSI 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 120.040

Motor: 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: direção elétrica; assistente de partida em rampa; chave presencial e partida por botão; controle automático de velocidade; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; quatro airbags; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; ar-condicionado digital; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle de estabilidade; controle de tração; câmera de ré; detector de fadiga; faróis de neblina do tipo Cornering Light; faróis full LED; luz de condução diurna de LED; sensor de chuva e crepuscular; sistema star-stop; central multimídia VW Play de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: Novo VW Polo, Polo Track e Virtus: entenda como deve ficar a gama

Nissan Kicks Exclusive 1.6 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 121.290

Motor: 1.6 aspirado flex de 114 cv e 15,5 kgfm gerenciado pela caixa automática do tipo CVT

Principais itens de série: seis airbags; ar-condicionado; volante multifuncional; controle de tração e estabilidade; direção elétrica; freios ABS com controle eletrônico (EBD) e assistência de frenagem (BA); volante com regulagem de altura e profundidade; piloto automático com comandos no volante; luzes de condução diurna; sensores de estacionamento traseiros; câmera de ré; chave presencial e partida por botão; central multimídia de 8 polegadas com portas USB de tipo A e C e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto; quadro de instrumentos parcialmente digital com tela em HD de 7 polegadas; rodas de liga leve de 17 polegadas; ar-condicionado automático digital; faróis dianteiros Full LED.

VW T-Cross Highline 1.4 TSI 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 136.890

Motor: 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: seis airbags; ar-condicionado digital; assistente de partida em rampa; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle de tração; controle de estabilidade; câmera de ré; direção elétrica; descansa-braço central com porta-objetos, saídas de ar e duas portas USB para segunda fileira de bancos; luz de condução diurna; faróis de neblina; sistema de monitoramento da pressão dos pneus; painel de instrumentos digital; rodas de liga leve de 17 polegadas; sensores de chuva e crepuscular; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; detector de fadiga; central multimídia VW Play de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: VW T-Cross: os principais problemas, segundo os donos

Honda HR-V EXL 1.8 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 131.800

Motor: 1.8 de 139/140 cv (gasolina/etanol) e 17,3/17,4 kgfm de torque acoplado na caixa automática do tipo CVT que simula 7 marchas

Principais itens de série: seis airbags; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa; controle de estabilidade e tração; faróis full-LED com luzes de condução diurna de LED e faróis de neblina de LED; lanterna de LED; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado digital; central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; câmera de ré; controle de cruzeiro; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; painel de instrumentos com computador de bordo; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Honda Civic EXL 2.0 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 133.800

Motor: 2.0 de 150/155 cv (gasolina/etanol) e 19,3/19,5 kgfm de torque acoplado na caixa automática do tipo CVT que simula 7 marchas

Principais itens de série: seis airbags; freio de estacionamento eletrônico; assistente de partida em rampa; controle de estabilidade e tração; faróis LED com luzes de condução diurna de LED e faróis de neblina; lanterna de LED; acendimento automático dos faróis; ar-condicionado digital de duas zonas com saída para os bancos traseiros; central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; câmera de ré; controle de cruzeiro; coluna de direção com regulagem de altura e profundidade; painel de instrumentos com tela digital de 7 polegadas; sensor de chuva; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.

Leia também: Avaliação: Honda Civic está ameaçado no Brasil, mas ainda é um carrão

Hyundai HB20S Diamond 1.0 turbo 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 90.490

Motor: 1.0 três-cilindros turboflex de 120 cavalos e 17,5 kgfm aliado a caixa automática de seis marchas

Principais itens de série: quatro airbags; assistente de partida em rampas; controles de tração e estabilidade; ar-condicionado digital; direção elétrica progressiva; vidros elétricos nas quatro portas; travas elétricas; volante multifuncional; central multimídia BlueMedia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; piloto automático; faróis projetor com guias de LED e acendimento automático; sensor de estacionamento; painel de instrumentos digital; rodas de liga leve de 15 polegadas; sistema start-stop; alerta de colisão frontal com frenagem de emergência; alerta de saída de faixa.

Nissan Versa Exclusive 1.6 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 105.490

Motor: 1.6 aspirado flex de 114 cv e 15,5 kgfm gerenciado pela caixa automática do tipo CVT.

Principais itens de série: ar-condicionado automático e digital; volante multifuncional; computador de bordo; chave presencial e partida por botão; direção elétrica progressiva; vidros elétricos em todas as portas; painel de instrumentos com tela de 7 polegadas multifuncional; seis airbags; alerta de colisão frontal com assistente de frenagem; faróis de LED com luz de condução diurna de LED integrada; câmera 360º; piloto automático com controle no volante; faróis de neblina; sensor de estacionamento traseiro; detector de objetos em movimento; alerta de tráfego cruzado traseiro; monitoramento de ponto cego; câmera de ré; controle de estabilidade e tração; assistente de partida em rampa; central multimídia de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: Novo Nissan Versa Sense, Advance e Exclusive: detalhes em 21 fotos

Peugeot 208 Griffe 1.6 2021

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 98.890

Motor: 1.6 flex 16V, 115/118 cv e 16,1 kgfm, gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: quatro airbags; controles de estabilidade e tração com assistente de partida em rampas; ar-condicionado automático digital; câmera de ré; teto panorâmico; chave com sensor presencial e partida do motor por botão; 1uadro de instrumentos digital com efeito 3D; central multimídia Connect Radio de 7 polegadas; painel com faixa central suave ao toque; volante e bancos revestidos em couro; carregador de celular por indução; rodas aro 16 com acabamento diamantado; faróis full-LED; sensores traseiros de estacionamento; câmera com visão traseira em 180° e projeção do carro em 360° para auxílio a manobras; alerta de mudança involuntária de faixa; alerta de colisão; frenagem emergencial com parada total a até 80 km/h (carros) ou 60 km/h (pedestres); assistente de farol alto com ajuste automático de facho.

Chevrolet Onix Plus Premier 1.0 turbo 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 95.590

Motor: 1.0 três-cilindros turboflex de 116 cv (E / G) e 16,3 kgfm (G) / 16,8 (E) com câmbio automático de seis marchas 

Principais itens de série: seis airbags; acendimento automático dos faróis através de sensor crepuscular; assistente de partida em rampa; câmera de ré; chave presencial e partida por botão; coluna de direção com regulagem em altura e profundidade; computador de bordo; controlador de limite de velocidade de cruzeiro; controle eletrônico de estabilidade e tração; direção elétrica progressiva; luz de condução diurna em LED; central multimídia MyLink de 8" com espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay sem o uso de cabo; Wi-Fi nativo; painel de instrumentos 3,5" digital TFT; roda de liga leve aro 16"; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; volante multifuncional; alerta de ponto cego; ar-condicionado digital automático; carregador por indução; sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro.

Leia também: Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?

VW Virtus GTS 1.4 TSI 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 125.950

Motor: 1.4 turboflex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: direção elétrica; assistente de partida em rampa; chave presencial e partida por botão; controle automático de velocidade; sistema de monitoramento de pressão dos pneus; quatro airbags; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; ar-condicionado digital; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; controle de estabilidade; controle de tração; câmera de ré; detector de fadiga; faróis de neblina do tipo Cornering Light; faróis full LED; luz de condução diurna de LED; sensor de chuva e crepuscular; sistema star-stop; central multimídia VW Play de 10 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Caoa Chery Tiggo 3X Pro 1.0T 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 103.990

Motor: 1.0 três-cilindros turboflex de 98/102 cv (G/E) e 16,8/17,2 kgfm, gerenciado pelo câmbio CVT que simula nove marchas 

Principais itens de série: rodas de liga leve aro 16; direção elétrica progressiva; vidros elétricos com função um-toque na descida; faróis com ajuste de altura do facho; ar-condicionado manual com comandos digitais via central multimídia; indicador de pressão e temperatura dos pneus; controle de estabilidade e tração; assistente de partida em rampas; controle de velocidade de cruzeiro; controle de velocidade em declive; sensores traseiros de estacionamento; câmera de ré; faróis de LED com projetores; luzes diurnas de LED; lanternas traseiras com luzes de posição em LED; chave com sensor presencial e partida remota do motor; partida do motor por botão; quadro de instrumentos parcialmente digital em tela colorida de 7”; central multimídia de 9” com projeção de celulares via Android Auto e Apple CarPlay.

Chevrolet Spin Activ7 1.8 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 111.890

Motor: 1.8 flex de 106/111 cv (gasolina/etanol) e 16,8/17,7 kgfm de torque aliado ao câmbio automático de seis marchas.

Principais itens de série: sete lugares; assistente de partida em rampas; controle de tração e estabilidade; luz de condução diurna; faróis e lanternas de neblina; roda de liga leve de 16 polegadas; ar-condicionado; chave canivete; computador de bordo multifunções no painel de instrumentos; direção elétrica progressiva; coluna de direção com regulagem de altura; sensor crepuscular; sensor de chuva; câmera de ré; sensor de estacionamento traseiro; volante multifuncional; central multimídia MyLink com tela de 7 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Leia também: Chevrolet Onix e Tracker sobem de preço em junho, mesmo sem produção

Renault Duster Iconic 1.6 2022

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Preço: R$ 106.490

Motor: 1.6 flex de 118/120 cv (gasolina/etanol) e 16,2 kgfm de torque aliado ao câmbio automático do tipo CVT que simula seis marchas.

Principais itens de série: chave do tipo cartão e presencial; volante com regulagem de altura e profundidade, ar-condicionado automático; central multimídia de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay; sensor de estacionamento traseiro; assistente de frenagem de emergência; controle de tração e estabilidade; assistente de partida em rampa; faróis de neblina; detector de ponto cego; acendimento automático dos faróis; direção elétrica; sistema start-stop.

Você também pode se interessar por:

Carros para PCD: restam só 5 opções automáticas no teto de R$ 70.000
Carros automáticos mais vendidos no Brasil: SUVs dominam ranking
Os 20 carros com motor turbo mais vendidos no Brasil
Carros mais vendidos de 2010 vs 2020: menos carros populares, mais SUVs 


Publicidade
Outras notícias
Publicidade