VW Nivus e Polo ganham ar “touch” do Polo europeu, T-Cross vira semiautônomo

Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...

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18.11.2021 às 18:50 • Atualizado em 26.11.2021
Além dos novos itens, todos os modelos com motor 200 TSI adotam start-stop por causa das novas regras de emissão. Má notícia são as estimativas de preço...

Com Camila Torres

A Volkswagen divulgou nesta semana acréscimos aos pacotes de equipamentos de todos os seus compactos nacionais construídos sobre a plataforma MQB A0: Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. A mais abrangente das mudanças foi a inclusão do sistema start-stop em todas as versões 200 TSI (1.0 turboflex de 128 cv) automáticas dos quatro modelos.

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A fabricante justificou a adoção como parte de sua “estratégia Way to Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 dos modelos até 2030 em nível global”. A Mobiauto entende que se trata de uma adequação ao Proconve L7, novo conjunto de normas sobre emissões e eficiência energética que entra em vigor no Brasil em 2022.

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Como complemento, cada um dos quatro recebeu outros itens inéditos em seus respectivos catálogos. Os irmãos Polo e Virtus, por exemplo, passam a contar de série, nas versões Highline e GTS, com o ar-condicionado automático digital tipo Climatronic Touch, presente na oitava geração do Golf e no novo Polo já lançado na Europa.

O curioso é que, com esse item, mais a central VW Play e o volante aplicados na linha 2022, Polo e Virtus já começaram a transformar o painel antes mesmo de receberem a atualização visual prevista para o ano que vem, e que deixará o sedan com visual diferente do hatch. Tirando a central VW Play, os demais elementos já existem no Polo europeu renovado.

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O Nivus Comfortline incorporou esse mesmo componente de fábrica e também o indicador de pressão dos pneus, além de voltar a ter a central Composition Touch de série e ganhar controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e frenagem autônoma emergencial (AEB), antes presentes só na versão de topo. 

Já o quadro de instrumentos 100% digital de 10,25”, de série na Highline, passou a  aparecer como novo opcional na configuração mais barata do SUV cupê.

Por fim, o T-Cross herdou o pacote semiautônomo com ACC e AEB do Nivus de série em todas as versões exceto a de entrada, Sense. Ao mesmo tempo, o cluster digital se tornou opcional na versão intermediária 200 TSI. Ele continua como equipamento de série nas opções Comfortline 200 TSI e Highline 250 TSI.

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A Volkswagen não abriu, ainda, os preços oficiais dos quatro modelos com o acréscimo dos novos equipamentos, mas a Mobiauto já descobriu as estimativas das novas etiquetas junto à rede concessionária. O Polo Comfortline, por exemplo, saltará de R$ 100.540 para cerca de R$ 102.500 e o Highline, de R$ 108.020 para aproximadamente R$ 112.000.

O Virtus, nas mesmas versões, pulará de R$ 105.190 para R$ 115.000 estimados na versão Comfortline e de R$ 120.190 para cerca de R$ 124.000 na Highline. Já o Nivus, que custava R$ 108.690 na opção Comfortline e R$ 125.990 na Highline, agora deve superar se aproximar de R$ 120.000 e R$ 130.000, respectivamente.

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Por fim, o T-Cross 200 TSI terá os seguintes reajustes: de R$ 124.990 para cerca de R$ 130.000 na versão 200 TSI; de R$ 140.790 para aproximadamente R$ 143.000 na Comfortline 200 TSI; de R$ 151.090 para mais de R$ 153.000 na Highline 250 TSI. Com todos os opcionais mais pintura bicolor, o teto do SUV compacto superará a barreira de R$ 170.000.

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