Por que os SUVs são a grande mina de ouro das fabricantes

Se a compra do automóvel é irracional e o freguês paga mais por menos, por que não perpetuar o utilitário esportivo?

BF
Por
20.09.2022 às 21:04 • Atualizado em 29.05.2024
Se a compra do automóvel é irracional e o freguês paga mais por menos, por que não perpetuar o utilitário esportivo?

Nas décadas de 50 e 60, ainda criança, mas já apaixonado pelos automóveis, admirava o capricho com que muitos cuidavam de seus carros, na época quase todos importados: Chevrolet, Ford, Dodge…. Um zelo que particularmente me chamava atenção era o estofamento dos bancos “protegido” por um plástico transparente que envolvia todo o revestimento original, fosse couro, tecido, veludo ou outro qualquer.

Foi-se a moda do plástico nos bancos, mas outras viriam, especialmente no Brasil, que tornou-se, nas décadas de 70 e 80, o único país do mundo a comercializar exclusivamente carros de duas portas. Era comum a esdrúxula cena de madames num verdadeiro contorcionismo para se acomodar no banco traseiro do Opala cupê com motorista.

Publicidade

Anuncie seu carro sem pagar na Mobiauto 

A carroceria de duas portas era unanimidade nacional e os argumentos para defendê-la eram até prosaicos: “não quero ser confundido com taxi”, “é mais seguro para as crianças lá atrás”, “menos barulho de porta batendo”, “mais fácil de travar” e outras do gênero.

Não era difícil perceber o que ocorria: mesmo precisando de um quatro portas, comprava-se o de duas por ter “maior valor de revenda”. Era a negação do óbvio. A decisão não pautada para o próprio conforto e prazer, mas pelo resíduo contábil da compra.

Leia também: O lado sujo do carro elétrico nas minas de lítio


 Ditadura do PP

E outras modas vieram. Uma delas, a “Ditadura do PP”. Durante anos só se comercializavam automóveis prata ou preto em todo o país. E quem comprava um carro desta cor defendia com unhas e dentes sua beleza e praticidade.

Era até curioso olhar um grande estacionamento com 99% da área “colorida” de P&P. Apesar de a cor preta ser contraindicada num país ensolarado e com elevadas temperaturas na maior parte do ano, pois é a que mais absorve raios solares.

Leia também: Os curtos-circuitos da Chevrolet na corrida pelo carro elétrico


SUV: o que justifica?

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Estamos assistindo agora a mais uma radical virada de chave: ninguém mais quer saber de hatch, perua e sedã, que entraram em plena decadência.

O que está na moda é o utilitário esportivo, que tomou conta do mercado e virou o grande queridinho do consumidor. Nada justifica, pois modismo é mesmo injustificável. O SUV, em geral, tem menor porta-malas que o sedã ou perua. É maior, mais alto, pesado e tem pior aerodinâmica. Então, bebe e emite mais. Tem menor estabilidade pelo centro de gravidade mais elevado. A reposição de pneus é caríssima. E ainda custa mais.

Como moda é moda, são poucos atualmente os motoristas de bom-senso que optam (e ainda pagam menos) por um sedã ou um hatch.

Leia também: Como o modismo faz brasileiro transitar entre carros americanos e europeus

Bom para as fábricas

 Mas, ao contrário dos modismos do passado, o SUV corre risco de permanecer por décadas (apesar de alguns designers terem afirmado que não passa do final desta) pois as próprias fábricas estão firmemente interessadas em sua longevidade.
 

Por quê?

Por ser uma compra puramente emocional, sem nenhum argumento minimamente lógico, o utilitário esportivo não precisa entregar nada mais que uma perua ou um sedã. Aliás, alguns entregam até menos. Pois o freguês está obstinado em levá-lo para casa a qualquer preço, já que existe uma baita demanda e tem menor desvalorização no mercado de usados.

Então, na ponta do lápis, fabricar um SUV pode custar o mesmo que um sedã, ou até menos. Mas a fábrica sabe que pode pedir de 10% a 20% mais por ele, aumentando consideravelmente a rentabilidade por unidade vendida.

Se o freguês não faz as contas e paga mais por menos, por que não perpetuar o utilitário esportivo?


Você também pode se interessar por:

Ainda há espaço para o mercado de carros crescer em 2022?
Crise dos semicondutores disparou os preços e derrubou as vendas
Indústria nacional monta carros cada vez menos nacionais e isso preocupa
Carros brasileiros ficaram mais velhos e mais poluentes na última década 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade