Viagem de carro: como calcular os gastos e o que levar a bordo

Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

JC
Por
23.12.2020 às 10:00
Veja como levantar as despesas e se preparar para um passeio tranquilo e sem surpresas desagradáveis

Por Guilherme Silva

Viajar de carro te dá a liberdade de escolher os roteiros, determinar os horários de saída e chegada, ou até mesmo visitar um destino interessante no meio do caminho. 

Publicidade

Em tempos de pandemia por causa do novo coronavírus, existe ainda a vantagem de evitar aglomerações e não precisar compartilhar espaço, como inevitavelmente acontecem nos trajetos feitos por avião ou ônibus.

Confira o valor do seu carro na Tabela Fipe

Mas, antes de pegar a estrada, vale se atentar aos gastos, aos cuidados com a manutenção do veículo e até mesmo na acomodação dos demais passageiros, em especial crianças e animais de estimação. 

Confira as dicas abaixo para ter um percurso seguro, tranquilo e o mais livre possível de imprevistos:

Calcule quanto vai gastar com combustível

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

O maior gasto de uma viagem de carro é o combustível, por isso a importância de calcular o quanto os abastecimentos irão pesar no seu bolso. Faça o seguinte:

1) Pesquise em aplicativos ou sites de navegação as rotas e quantos quilômetros você vai ter de rodar para chegar ao destino.

2) Saiba quantos quilômetros o seu carro roda, em média, com um litro de combustível (o popular “km/l”). Usar o programa de etiquetagem veicular do Inmetro é uma boa referência, mas também vale calcular o consumo por si próprio anotando a quilometragem rodada antes de cada reabastecimento. 

Leia também: Os carros que tiveram aumentos de preço mais absurdos em 2020

O mais recomendado é começar enchendo o tanque, para ter mais fácil uma referência. No próximo abastecimento, é só dividir o número de km rodados pelo volume de combustível necessário para preencher o tanque novamente e pronto, você chegou a uma média.

Lembre-se que o consumo na estrada costuma ser menor que na cidade. E se o seu veículo for flex, calcule se compensa abastecer com etanol ou gasolina. Apesar de ser mais barato, o etanol tem rendimento cerca de 30% inferior.

Para saber qual o combustível mais vantajoso, faça a seguinte conta: divida o preço do litro do etanol pelo do litro da gasolina. Se o resultado for menor do que 0,7, escolha o etanol. Caso seja maior, abasteça com gasolina.

Leia também: 20 carros que foram um fracasso no Brasil

Inclua os pedágios nas despesas

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Depois do combustível, os pedágios representam o maior gasto nas viagens de carro, dependendo da região do Brasil. O valor de uma praça pode até ser considerado baixo de forma isolada, mas a soma de todas pode impactar bastante nas despesas.

Aplicativos e sites de cálculos de despesas (como Qualp, Trace sua Rota, Mapeia, Rotas Brasil) fazem essa conta. Basta informar a origem e o destino.

Neles, também é possível acrescentar o preço do litro do combustível e o consumo médio do seu carro para calcular o quanto você vai gastar durante o deslocamento. Tenha ainda uma reserva de dinheiro para alimentação e imprevistos.

Leia também: Sete carros brasileiros que não andam, se arrastam

Manutenção

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Lembre-se que nas estradas o socorro é mais difícil e demorado, por isso é importante manter o carro com a manutenção em dia para evitar surpresas desagradáveis. Obedeça ao cronograma de revisões estabelecido pelo fabricante ou leve o veículo a uma oficina de confiança para verificar e, se necessário, fazer algum reparo.

Não se esqueça de conferir o óleo e o líquido de arrefecimento do motor, fluidos e componentes dos freios, suspensão, limpadores de para-brisa, lâmpadas dos faróis e lanternas, estado dos pneus etc.

Observe também se estepe, macaco, triângulo de sinalização e chave de roda estão em boas condições. Esses equipamentos podem resolver rapidamente um contratempo provocado por um pneu furado, permitindo chegar a um local seguro. Além disso, a falta desses itens o deixará sujeito a multa por agentes de fiscalização.

Leia também: Oito carros com manutenção mais assustadora que sexta-feira 13

Crianças devem ser transportadas corretamente

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Os pequenos devem ser sempre transportados em cadeirinhas ou dispositivos de retenção específicos (assentos elevatórios ou bebê-conforto) adequados à estatura e à idade, mesmo em trajetos curtos.

De acordo com a NHTSA, agência responsável pela segurança dos viária nos Estados Unidos, esses equipamentos, quando usados corretamente, reduzem em 45% o risco de ferimentos fatais em caso de acidente.

Além de proteger as crianças, as cadeirinhas evitam que o motorista seja autuado por infração gravíssima, com sete pontos na CNH, multa de R$ 293,47 e retenção do veículo até a regularização.

Leia também: Maverick V8 vira monstro 4x4 com tração de Willys e direção de Omega

Cuidado com animais de estimação

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Os pets também devem ser acomodados corretamente dentro do carro. Transportá-los soltos nos bancos, no colo de algum passageiro ou com a cabeça para fora da janela são práticas passíveis de multa pelas autoridades de trânsito. 

O correto é carregá-los com equipamentos apropriados, como cadeirinha, caixa de transporte ou cinto de segurança específico – seguindo as medidas adequadas ao porte de cada animal. 

Leia também: Chevette, Fusca, Kombi: carros antigos estão virando nome de drinks

Kit viagem

Viagens de carro estão sujeitas a imprevistos, como engarrafamentos, interdição de estradas, problemas mecânicos, entre outros imprevistos.

Carregue um kit com lenços umedecidos, papel higiênico, sacos plásticos para colocar o lixo, protetor solar, repelente de insetos e medicamentos de uso contínuo.

Também é bom levar água e petiscos, como barras de cereal, biscoitos, chocolates e frutas para aliviar a sede e a fome até chegar ao destino. Uma boa trilha sonora também ajuda a passar o tempo.

Leia também: Relâmpago Marquinhos, o Corcel GT sósia da estrela do filme Carros

Bagagem deve ser acomodada corretamente

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'
Aqui temos um exemplo perfeito de como NÃO levar a bagagem no carro

É importante distribuir corretamente o peso das bagagens no interior do veículo para não interferir no equilíbrio dinâmico. Bagagens sobre o teto alteram o centro de gravidade e interferem no comportamento do carro em curvas e frenagens.

Nunca deixe objetos soltos na cabine, pois eles podem atingir violentamente os passageiros em caso de acidente ou frenagens bruscas.

Ao transportar bicicletas, lembre-se que elas devem ser transportadas em racks próprios, não superando o limite de altura de 4,40 metros (contando a altura do carro). As bikes penduradas em suportes na traseira não podem ultrapassar a largura do veículo (contando espelhos retrovisores) nem tampar lanternas, refletores ou a placa traseira.

Você também pode se interessar por:

Financiamento: NÃO diga estas dicas e pague até 735% mais juros
Como economizar no seguro: 10 formas de obter desconto
O que saber antes de comprar o seu primeiro carro
As seis melhores dicas para comprar um carro usado

Mobiauto: um jeito inteligente de comprar e vender carro 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade