Troller encerra produção em setembro e deve ser extinta pela Ford
Montadora já avisou funcionários sobre o fim da produção e, segundo imprensa do CE, exige que possível comprador da fábrica não utilize nem a marca nem o design dos jipes
A Troller comunicou seus funcionários na última segunda-feira (9) que encerrará as atividades da fábrica de Horizonte (CE) em setembro, e a decisão não pegou nada bem com o Governo do Ceará, segundo o perfil do instagram De Olho em Horizonte.
A conta explica que a administração do Estado ficou irritada com a decisão da Ford de impedir que o novo comprador da fábrica use o nome da marca Troller e o design dos jipes.
Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe
Com isso, um novo dono teria de criar uma nova marca e novos carros do zero, ficando apenas com a área fabril, o que prejudica as negociações do governo estadual com novos investidores para manter os 470 empregos diretos da fábrica.
A decisão da Ford “praticamente inviabiliza qualquer tentativa de negócio”, contou Maia Júnior, secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) do Governo do Ceará, ao perfil. Afinal, qualquer novo projeto demandaria um investimento substancialmente maior do que seguir com a produção dos jipes atuais.
O secretário ainda deve fazer um pronunciamento oficial sobre o caso, mas a sentença de morte da Troller está praticamente definida.
Leia também: Ford assina termo com Procon para garantir peças a donos de Ka e EcoSport
Comunicado para os funcionários
Além de datar o ponto final na fabricação dos jipes, o informativo da Ford aos colaboradores trata do início das negociações junto ao sindicato para as demissões e o prazo final de produção de peças.
Até o momento, nenhum desligamento foi realizado, segundo o boletim, mas a Troller deve iniciar as rodadas de negociações com o Sindmetral, que é o sindicato responsável pelos funcionários da marca, nesta terça-feira (10).
Além disso, a montadora definiu que “a produção de peças terá continuidade até o final do mês de novembro, com o objetivo de garantir a disponibilidade de peças para os clientes.”
Leia também: Busca pelo Troller T4 aumenta após Ford anunciar o fechamento da fábrica
A Troller já estava na berlinda desde que a Ford - que incorporou a marca brasileira ao seu portfólio em 2007 - anunciou o fechamento de suas fábricas no Brasil, em 11 de janeiro.
Agora, pelo visto, a Agrale terá de carregar o peso de ser a única fabricante nacional de veículos leves de quatro rodas em série.
Imagem comunicado: De Olho no Horizonte
Você também poderá se interessar por:
Por que vender carro popular se tornou um pesadelo no Brasil
Ford desmancha carros e fábricas, e pode deixar 120 mil desempregados
Entenda por que já era hora de a Ford deixar o Brasil
Ford firma acordo para retomar produção em Taubaté