Ram Rampage supera vendas de VW Amarok e Nissan Frontier em 2023
Com seis meses de lançamento e praticamente três de vendas cheias, Rampage se mostra outro acerto de estratégia da Stellantis
A Ram Rampage foi apresentada ao mundo em junho, chegou às lojas na segunda metade de agosto e vem se mostrando mais um acerto de estratégia da Stellantis, conglomerado formado por marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën. Isso graças ao seu desempenho em vendas, superando rivais como Volkswagen Amarok e Nissan Frontier.
É bem verdade que a Rampage se encaixa em uma categoria abaixo das picapes citadas, no entanto, se as propostas são muito diferentes, os preços são similares, o que pode levar o consumidor a pensar em comprar uma picape maior.
Você também pode se interessar por:
- Ram Rampage 2024: o que ela tem de Toro e Jeep e o que é só dela
- Avaliação: Ram Rampage R/T é foguete que a Fiat Toro queria ter sido
- Ram Rampage começa enfim a chegar aos clientes após meses de espera
- Avaliação: Ram Rampage 2.0 turbo em 10 qualidades incríveis e 8 vacilos
Voltando a falar das vendas, a estreia em concessionárias aconteceu no dia 17 de agosto. Naquele mês, apenas 175 unidades foram emplacadas. Em setembro, ainda se adaptando à demanda, a Ram vendeu apenas 376 Rampage em suas 115 lojas.
O jogo começou a virar em outubro, quando 2.542 unidades da Rampage foram emplacadas contra 735 unidades da Volkswagen Amarok e 648 vendas da Nissan Frontier. Nos últimos dois meses do ano, a Rampage foi vendida em 3.026 e 2.490 oportunidades, respectivamente.
Esses números fizeram a picape ultrapassar até mesmo a Ford Ranger neste período, mas sem ameaçá-la no acumulado do ano. No final das contas, mesmo com praticamente apenas três meses de loja, a Rampage conseguiu ficar na décima posição entre as picapes mais vendidas.
Em todo o período que foi vendida em 2023 a Ram Rampage emplacou 8.647 unidades contra 8.388 da Nissan Frontier e 7.978 vendas da Volkswagen Amarok.
Rampage é Picape intermediária
Acima, citamos que Ram Rampage, Volkswagen Amarok e Nissan Frontier não competem, bem como Ford Ranger, Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Isso graças ao projeto da Rampage. Apesar de custar a partir de R$ 245 mil, a picape da Ram é considerada intermediária.
Ela é diretamente derivada da Fiat Toro, ou seja, uma picape monobloco com mais apetite para o uso urbano do que o fora de estrada. Justamente a Toro fez esse segmento bombar no Brasil, apesar da Renault Oroch ter chegado primeiro.
Por falar nas picapes intermediárias, a única que vendeu mais que a Rampage no último trimestre foi justamente a Fiat Toro. No acumulado do ano, a Chevrolet Montana e a Renault Oroch também ficaram na frente. A Ford Maverick, outra rival direta da Rampage, teve apenas 1.654 vendas no ano e passou longe de ser uma ameaça.
Confira as 10 picapes mais vendidas de 2023:
Posição | Modelo | Vendas |
1º | Fiat Strada | 120.600 |
2º | Fiat Toro | 51.303 |
3º | Volkswagen Saveiro | 46.600 |
4º | Toyota Hilux | 46.200 |
5º | Chevrolet Montana | 30.018 |
6º | Chevrolet S10 | 25.967 |
7º | Ford Ranger | 20.353 |
8º | Renault Oroch | 12.734 |
9º | Mitsubishi L200 | 12.644 |
10º | Ram Rampage | 8.637 |