VW Tukan é a nova picape que vai rivalizar de uma vez só com Strada e Toro
Novo modelo ameaça líderes do mercado de duas características diferentes
Dentro do planejamento da Volkswagen está a previsão do lançamento de 17 novos modelos na América do Sul e, dentro desse plano, está a chegada de uma nova picape. Ela já tem um nome para chamar de seu, Volkswagen Tukan, como apurado com exclusividade pela Mobiauto, e será um dos principais estreantes da marca, podendo, inclusive, disputar dois tipos de porte diferentes dentro do mundo das picapes.
O modelo deve oferecer três opções de configuração: uma com cabine simples e outras duas com cabine dupla. Essa estratégia faz com que a mesma picape concorra em duas categorias diferentes.
Você também pode se interessar por:
- Nova VW Tukan: tudo o que sabemos da picape que vai substituir a Saveiro
- Exclusivo: nova picape da Volkswagen já tem nome definido; veja qual é
- Nova picape da Volkswagen terá duas opções de cabine e três versões no Brasil
- Exclusivo: VW Tarok terá suspensão de Strada para levar mais carga
Enquanto as versões de cabine dupla serão voltadas para um uso mais casual, com a ideia principal de serem carros de passeio, tendo como principal rival a Fiat Toro, a versão de entrada, com cabine simples, terá foco no uso para o trabalho, ligando um sinal de alerta na Fiat Strada, líder absoluta do segmento atualmente.
Falando em Strada, a nova picape da Volkswagen terá suspensão traseira em eixo rígido com feixe de mola, assim como a picape da montadora italiana. Esse conjunto deixa a suspensão mais “parruda” e permite que a picape tenha maior capacidade de carga, algo que também é visto em modelos médios como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Para se ter uma ideia, a VW Saveiro, que deve se despedir do mercado com a chegada da Tukan, tem capacidade de carga de 712 kg, o que não é pouco. A Strada, por sua vez, segue com bons 720 kg nas versões de cabine simples, números dos quais a Tukan deve se aproximar ou até superar.
Outro detalhe que a Tukan vai precisar para concorrer com a Toro é a tração. A picape da Fiat oferece versões a diesel com tração 4x4, ou seja, algo que a Saveiro não tem em nenhuma versão atualmente e item que conta bastante no segmento.
Olhando para as outras concorrentes, a Tukan ainda tem Ram Rampage, Ford Maverick e, ainda em 2026, a Renaut Niagara vai ser lançada, essa última convivendo com a Oroch. Diferente da Tukan que vai aposentar a Saveiro. Para completar, ainda há a Chevrolet Montana que não recebe novidades há um bom tempo e precisa disso para voltar a ser competitiva.
E como será a Volkswagen Tukan?
Feita sobre a mesma plataforma do Volkswagen T-Cross MQB A0 e produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR), seu visual será próximo do que já vemos no Volkswagen Tera, modelo que estreou a nova linha de design da marca por aqui. Imagens oficiais ainda não foram divulgadas, mas, segundo nossas apurações, a picape deve trazer na dianteira uma grade minimalista com faróis de LED afilados, interligados por uma barra escurecida, mesma proposta aplicada na traseira, que também terá lanternas mais finas e conectadas.
A pegada de carro robusto do Tera também estará presente na nova picape, que deve apostar em uma carroceria com linhas mais circulares e aparência musculosa.
Substituta natural da VW Saveiro, a Tukan deve herdar a mesma motorização, como também apurado pela Mobiauto, levando sob o capô um motor 1.6 aspirado flex de 116 cavalos de potência e 16,1 kgfm de torque.
Já as versões mais caras devem contar com o 250 TSI 1.4 turbo flex de 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm, o mesmo das configurações de topo do T-Cross, que inclusive pode receber uma atualização para o 1.5 TSI Evo 2. Esse conjunto pode atuar em dupla com um sistema elétrico, indo de encontro ao anúncio da própria marca de que, a partir de 2026, todos os novos lançamentos terão ao menos uma versão híbrida.
A data oficial e exata ainda não foi anunciada, mas a estreia do modelo passou por um adiamento. Antes, a expectativa era ver a Tukan nas concessionárias ainda neste ano, porém, agora, a novidade deve ficar apenas para 2027.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp