Peugeot antecipa a VW e lança o primeiro GTI elétrico da história
Versão esportiva do Peugeot E-208 é mais potente o Golf GTI a combustão
Embora a sigla GTI tenha sido eternizada pela Volkswagen há 40 anos com o Golf, a Peugeot se tornou a primeira marca a lançar um modelo elétrico apto a ostentar a abreviatura que, apesar de fazer referência ao sistema de injeção eletrônica dos motores a combustão, virou sinônimo de esportividade e alto desempenho.
O Peugeot E-208 GTI ressuscita a nomenclatura que havia sido descontinuada em 2021 na geração anterior do hatch. No lugar do motor THP 1.6 turbo de 225 cv, o E-208 GTI leva um propulsor elétrico de impressionantes 280 cv de potência e 35 kgfm de torque instantâneo.
Você também pode se interessar por:
- Peugeot 208 será híbrido como Pulse e Fastback
- Flagra: Peugeot 2008 testa motor híbrido polêmico e deve estrear neste ano
- 12 carros 1.0 mais rápidos que um Chevrolet Opala SS 4.1
- Peugeot 208 GT 2025: o que você deve saber antes de comprar um
Para efeito de comparação, o Volkswagen Golf GTI vendido na Europa é equipado com um motor 2.0 turbo a gasolina de 265 cv e 37,7 kgfm.
De acordo com a Peugeot, o hot hatch elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos, o menor tempo entre os modelos GTI já fabricados pela marca francesa (0.2 segundo a menos que o Golf GTI). A velocidade máxima é limitada em 200 km/h para poupar a carga da bateria de 54 kWh com sistema de resfriamento dedicado.
A autonomia declarada é de 350 km pelo ciclo europeu WLTP. A potência de recarga é de 7,4 kW, em corrente alternada, e de 100 kW, em corrente contínua. Na última condição, a Peugeot diz que é possível “abastecer” de 20% a 80% da bateria em menos de 30 minutos.
Para lidar com tamanho desempenho, o Peugeot E-208 GTI recebeu diversas alterações, como bitolas mais largas (+56 mm na dianteira e 27 mm na traseira), suspensões rebaixadas em 30 mm, novos amortecedores, direção elétrica recalibrada e controles de estabilidade e tração aprimorados, com direito a um modo esportivo.
Os freios também foram melhorados, passando a ser equipados com discos dianteiros de 335 mm com pinças fixas de quatro pistões.
Visualmente, o E-208 GTI chama a atenção pela aparência mais encorpada dos para-lamas alargados. O para-choque dianteiro recebeu um novo spoiler com três fendas com função aerodinâmica.
As chamativas rodas de 18 polegadas também são chamativas, enquanto na traseira as principais mudanças são o aerofólio sobre a tampa do porta-malas e o difusor no para-choque.
Por dentro, o hatch elétrico esportivo é dotado de painel digital com instrumentos exclusivos em vermelho, cor aplicada também na luz ambiente e em detalhes do acabamento e dos bancos do tipo concha. Para reforçar a sensação de esportividade, os alto-falantes E-208 GTI emulam um som de aceleração conforme o carro ganha velocidade.
A multimídia, que já possuía comandos por voz, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, foi atualizada com GPS TomTom.
O preço do Peugeot E-208 GTI ainda não foi divulgado, mas a mídia europeia especula que o hatch elétrico custará por volta de salgados 42.300 euros (equivalente a R$ 270.800 em conversão direta), valor consideravelmente superior aos 35.610 euros (R$ 227.800) cobrados pelo E-208 GT Exclusive, atual versão topo de gama do hatch elétrico.
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp