Novos Hyundai HB20 e Creta N Line chegam já com motores nacionais

Versão esportivada do SUV será apresentada em junho, enquanto renovação de hatch e sedan compactos ficará para o mês seguinte

LF
Por
26.05.2022 às 18:07
Versão esportivada do SUV será apresentada em junho, enquanto renovação de hatch e sedan compactos ficará para o mês seguinte

A Hyundai prepara uma ofensiva de lançamentos para o Brasil nos próximos meses. Nesta quinta-feira (26), a fabricante confirmou para o dia 8 de junho a revelação do “primeiro veículo N Line” no Brasil. N Line é a divisão esportiva da marca.

Estamos falando do novo Creta N Line, que virá com soluções visuais próprias, como grade com novas divisórias e acabamento, rodas exclusivas, faróis e lanternas com máscaras negras, para-choques com novos apliques e uma inédita saída dupla de escapamento, conforme mostram registros de patente da versão vazados na Rússia.

Publicidade

 Anuncie seu carro na Mobiauto 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Por dentro, o SUV também deve ganhar soluções diferentes de acabamento, sempre voltadas à esportividade, como costuras e faixas em tom vermelho. O motor deve ser o 2.0 SmartStream 16V naturalmente aspirado flex, já usado pela versão Ultimate. Ele rende 157/167 cv (G/E) e 19,2/20,6 kgfm, e vem aliado a um câmbio automático de seis marchas.

No Creta N Line, o trem de força deve passar por pequenas alterações no mapa de acelerador, na cartografia do câmbio e na calibração das suspensões, a fim de acentuar o caráter esportivo.

O mais interessante é que a versão chegará praticamente junto com outra novidade da Hyundai Motor Brasil, o início da produção nacional de motores em Piracicaba (SP). 

Leia também: Avaliação: Renault Duster 1.3 não deveria estar à sombra do Renegade

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Motores SmartStream nacionais

A Mobiauto apurou que a fábrica, localizada em um terreno contíguo ao do complexo onde a empresa manufatura a família HB20 e o próprio Creta, está prevista para iniciar as operações justamente em junho.

Lá, a HMB deve montar localmente tanto o motor 2.0 quatro-cilindros SmartStream, usado pelos Creta Ultimate e N Line, quanto o 1.0 três-cilindros 12V (naturalmente aspirado ou turboflex) de HB20 e HB20S, atualmente conhecido como Kappa, mas que também deve se adequar à família SmartStream.

Assim, a configuração aspirada flex (com injeção indireta multiponto) deve ser recalibrada dos atuais 75/80 cv e 9,4/10,2 kgfm para cerca de 76/82 cv e 9,7/10,5 kgfm, com o pico de torque surgindo a uma rotação mais baixa (de 4.200 para 3.750 rpm) e o de torque, a uma mais alta (de 6.000 para 6.200 rpm), conforme anteciparam os colegas da Quatro Rodas

Já a especificação TGDi (turboflex com injeção direta) seguirá com 120 cv (6.000 rpm) e 17,5 kgfm (1.500 a 4.500 rpm) com qualquer combustível. Seu sobrenome também passará a ser SmartStream.

Leia também: Avaliação: Hyundai Creta TGDi é “galã feio” que te conquista na convivência 

Novo HB20 SmartStream

Conforme antecipamos desde novembro do ano passado, a família HB20 terá o visual reestilizado ainda este ano. Com mudanças pontuais nos balanços dianteiro e traseiro, ganhará um desenho bem diferente do atual e terá novidades na parte de equipamentos, como novos itens de conectividade e seis airbags de série

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Segundo os amigos do Autos Segredos, o HB20 2023 será apresentado em julho, também com os motores nacionalizados e uma nova gama de versões. A Mobiauto entende que a Hyundai também deve aplicar, mais para frente , uma versão esportivada N Line na gama do novo HB20 hatch.

Projeções: Kolesa.ru e Kleber Silva/Mobiauto

Você também pode se interessar por:

Avaliação: Hyundai HB20S, o que é bom e o que poderia ser melhor
Hyundai HB20: os principais problemas, segundo os donos
Avaliação: Hyundai HB20 tem custo-benefício melhor que Onix e Polo?
Hyundai HB20 2023: entenda o que vai mudar na família de hatch e sedan 

Publicidade
Outras notícias
Publicidade