Hyundai HB20: O que esperar para a nova geração do hatch
Hatch mudará ainda esse ano e terá alterações mecânicas e visuais contra os rivais
O Hyundai HB20 já se prepara para mudar mais uma vez. Mas agora não será apenas um facelift, como ocorreu em 2023, e sim uma nova geração, que renderá boas alterações para o modelo. O novo HB20 já roda em testes no Brasil, e com isso já é possível saber algumas novidades de sua nova geração.
O primeiro ponto a ser citado que o local de fabricação seguirá o mesmo, Piracicaba (SP). A nova geração estreará em 2026 e vale ressaltar que o sedan HB20S não receberá atualizações, pois sairá de linha no próximo ano, com a chegada do SUV compacto derivado do novo HB20.
[componente-buscar-veiculos]
Você também pode se interessar por:
- Flagra: Hyundai HB20 de nova geração vai pôr fim em item polêmico
- Novo Hyundai HB20 terá mais segurança e item que o VW Polo perdeu
- Exclusivo: Novo Hyundai HB20 intensifica testes para superar o VW Polo
- Segredo: Hyundai HB20 terá nova geração com direito a SUV e sem versão sedan
Visualmente, é esperado que o HB20 se aproxime do i20, “primo” do modelo brasileiro, vendido em países da Europa e Ásia. Com isso, o hatch deverá apostar em um visual mais agressivo na dianteira, e os faróis deverão ser interligados por uma faixa de LED.
Na traseira, a mudança poderá ser mais discreta, mantendo as lanternas interligadas, mas atualizadas com um novo arranjo luminoso. A principal novidade será o reposicionamento das setas, que atualmente ficam alojadas na base do para-choque. Essa mudança deverá acabar com as reclamações dos brasileiros, que dizem ter dificuldade para identificar a sinalização no trânsito. Conforme adiantado pela Mobiauto, na nova geração, a iluminação estará na lanterna do hatch.
Mas e a mecânica?
Projeção: IA/Copilot
A parte mecânica também terá novidades. Uma delas está no freio traseiro a disco, conforme a imagens registradas pela página @mundodrive. O item estará disponível apenas nas versões mais caras do hatch, já que no mesmo flagra havia uma unidade do hatch com freio a tambor.
O sistema poderá ser uma grande arma do hatch contra os rivais, isso porque seus principais concorrentes: Chevrolet Onix, Fiat Argo, Peugeot 208 e VW Polo, não têm o equipamento em suas respectivas listas.
Em relação ao freio a tambor, o sistema a disco garante maior eficiência, melhor dissipação de calor, e desempenho consistente mesmo molhado.
Na motorização, a expectativa é que o HB20 mantenha ambos os motores 1.0 da família Kappa. O primeiro, é aspirado seguirá com 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque e trabalhará com o câmbio manual de seis marchas. O conjunto será aplicado para as versões mais baratas do hatch.
Já o turbo de 120 cv e 17,5 kgfm poderá ser associado a um sistema híbrido-leve – o mesmo do Stonic. No sistema, o alternador e o motor de partida são substituídos por um pequeno motor elétrico associado a uma bateria de baixa capacidade.
`Projeção: IA/Copilot