Hyundai confirma tamanho do seu novo SUV que terá o HB20 como base
Montadora sul-coreana terá um SUV compacto feito em parceria com a Chevrolet no Brasil
Não é segredo que a Hyundai firmou uma parceria com a General Motors, dona da Chevrolet, para produzir quatro carros que interessam ao Brasil. Entre eles, um SUV compacto, que até então, não tinha seu porte revelado.
Pois então, durante um evento para a divulgação dos planos da montadora para os Estados Unidos, o CEO global da Hyundai, José Muñoz, detalhou os planos da parceira com a GM que incluem também uma van para o mercado americano, totalizando cinco carros por lá.
Você também pode se interessar por:
- Chevrolet Onix e Hyundai HB20 serão rivais no mundo dos SUVs; entenda
- Exclusivo: Hyundai terá SUV cupê com base de HB20 contra Nivus e Fastback
- Novo Hyundai HB20 segue em testes e se prepara para o 5° visual em 10 anos
- Hyundai terá picape média que pode ser SUV como SW4 sem a Chevrolet
Enquanto falava sobre os modelos que estão incluídos no acordo, Muñoz se referiu a um deles como um A SUV, ou seja, um veículo do porte de VW Tera, Fiat Pulse e Renault Kardian. SUVs como T-Cross e Creta, por exemplo, já se enquadram no segmento B, ainda que compactos.
E, ao que parece, a revelação não estava nos planos, já que o vídeo do evento CEO Invest Day 2025 foi excluído do material fornecido pela montadora.
Veículos da parceria Chevrolet e Hyundai:
- SUV compacto
- Picape média
- Picape compacta
- Carro compacto (provável hatch)
Para Mobiauto isso não é surpresa, já que revelamos em 2024 que a Hyundai teria um SUV no Brasil com base de HB20. Conforme divulgado, o SUV terá o caimento cupê na terceira fileira e tem até o SOP (sigla para início de produção) previsto para o fim deste ano.
Projeção/KDesignAG
Dentro da marca, o projeto é tratado como HB20 CUV. A letra C em vez do S não é por acaso, a terceira letra do alfabeto indica o nome Crossover, que geralmente é usado para modelos que são mais “altinhos” em relação aos hatches.
O novo SUV já tem até local de produção, a fábrica da Hyundai em Piracicaba (SP). No entanto, como a montadora já opera com capacidade máxima no local, algum modelo vai precisar sair. Nesse caso, vai sobrar para o HB20S, que não emplaca tanto quanto o hatch e será vítima da tendência dos SUVs no mercado brasileiro.
Novo foco das montadoras
Projeção/KDesignAG
Apesar de ser uma picape (Strada) seguida por um hatch (Polo) os carros mais vendidos do país, a depender das montadoras esse cenário deve mudar. Isso porque o segmento A dos SUVs é a prioridade das marcas em termos de volume de vendas.
Só olhar o peso dado ao VW Tera, como substituto de Fusca e Gol. A Fiat prepara a chegada do sucessor do Argo, lá fora chamado de Grande Panda, enquanto o Pulse segura as pontas. O Kardian chegou com o objetivo de mudar o status da marca no país. A lista continua com a Chevrolet já testando seu SUV cupê nas estradas brasileiras, assim como a Nissan já iniciou o projeto do seu SUV compacto.
Ainda têm Toyota e Honda que vão lançar Yaris Cross e WR-V, respectivamente, mas provavelmente com uma escala de preços maior que a concorrência. Logo, essa faixa do segmento A deve ficar entre R$ 100.000 e R$ 150.000, exceto a dupla japonesa, que costuma praticar preços mais altos.
Projeções: Kleber Silva
Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp