Hyundai terá nova rival para Ranger e Hilux enquanto prepara picape do Creta

Marca terá desde projetos individuais até parceria com a Chevrolet para o desenvolvimento dos modelos

Por
31.01.2026 às 13:20 • Atualizado em 02.02.2026

A Hyundai Santa Cruz é a picape intermediária da marca sul-coreana que está disponível em outros mercados, como o do Estados Unidos. No entanto, o modelo será descontinuado em breve conforme publicado pelo portal Automotive News, e isso abrirá espaço para um utilitário médio que brigará com Ford Ranger, Toyota Hilux, entre outros.

A saída de linha se deve muito pelo número de vendas da Santa Cruz. Segundo matéria do portal GMAutorithy, em 2025 foram 25.499 unidades emplacadas da picape da marca sul-coreana contra 155.051 da Ford Maverick – líder do segmento de intermediários no mercado norte-americano.

Publicidade

[componente-buscar-veiculos]

Você também pode se interessar por:

O novo modelo deverá ser lançado até 2030, e será construído com carroceria sobre chassi. O presidente e CEO da marca, José Muñoz, afirmou que a nova picape "nos permitirá ampliar nosso alcance e nos conectar com os clientes no coração do mercado americano". Mas a picape média da Hyundai não será algo exclusivo dos Estados Unidos.

A marca também está desenvolvendo um veículo da categoria para o mercado australiano, com o lançamento até 2028. O produto será híbrido, como citado por Don Romano, presidente e CEO da divisão australiana da Hyundai: “Não podemos entrar em detalhes agora, mas temos uma opção que será lançada em breve. Não é necessariamente um híbrido plug-in, mas será um tipo diferente de híbrido.”

Mas e o Brasil?

Claro que o Brasil não deverá ficar de fora da dança. O mercado de picapes é muito explorado pelas montadoras por aqui, e a Hyundai ainda não tem nenhum modelo no segmento e isso pode mudar em breve.
Em agosto de 2025, a fabricante sul-coreana anunciou um acordo com a General Motors para desenvolver e produzir em conjunto veículos de passeio e picapes na América do Sul e do Norte

Os lançamentos estão previstos a partir de 2028. A GM lidera o desenvolvimento da plataforma da picape média, enquanto a Hyundai é a responsável pelos veículos compactos e de uma van elétrica - essa última destinada exclusivamente para os Estados Unidos.

Na parceria, ambas as marcas utilizarão plataformas comuns, no entanto, o design interno e externo será exclusivo, refletindo a identidade de cada marca. O modelo será mais um para brigar com Toyota Hilux, Ford Ranger, Volkswagen Amarok e outros utilitários, como a própria Chevrolet S10, também desenvolvida pela General Motors.

Picape intermediária no Brasil

Projeção: IA/Copilot

Projeção: IA/Copilot

Apesar da Santa Cruz estar dando adeus para o mercado norte-americano, no Brasil, a marca planeja a chegada de uma picape intermediária, além da média já citada no texto. A informação foi publicada em primeira mão pelo jornalista Renan Bandeira.

O modelo já está em desenvolvimento pela marca, e seu lançamento poderá ocorrer nos próximos anos. O produto será monobloco, e a Mobiauto entende que a picape deverá utilizar a base do Creta. A relação deverá ser parecida à encontrada no Chevrolet Tracker com a Montana, e do Volkswagen T-Cross com a futura Tukan. Graças a sua base, é possível esperar elementos externos e internos do SUV na picape, assim como a motorização.

Atualmente, o Creta atua com duas opções de motor no Brasil. A primeira é 1.0 turbo flex e que rende 120 cv de potência e 17,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de seis marchas.

Já a segunda é 1.6 turbo flex e que garante até 193 cv de potência e 27 kgfm de torque. A usina atua com a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas.

Projeção abertura: IA/Copilot

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Por

- Jornalista Automotivo

Formado em jornalismo desde 2024, sempre gostou muito do mundo automotivo, além de esporte e velocidade. Tem o prazer em se comunicar e levar informações para as pessoas.

Publicidade
Outras notícias
Publicidade