Flagra: por que o VW Virtus GTS 2023 não tem faróis inteligentes do Polo

Diferente do hatch, sedan deve perder versão esportivada para concentrar proposta em versões citadinas, incluindo uma mais completa para o lugar dos Jetta 250 TSI

Renan Bandeira
Por
12.01.2023 às 17:48 • Atualizado em 29.05.2024

Com Leonardo Felix

Com os Volkswagen Gol e Voyage fora de combate, restará para Polo Track, Novo Polo e novo Virtus a missão de serem os carros mais baratos da marca no Brasil. 

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No ano passado, a fabricante alemã apresentou o hatch reestilizado com novidades mecânicas, que a Mobiauto contou em detalhes neste outro texto

A bola da vez agora será o sedan. O flagra cedido gentilmente por Walther Nucci, consultor automotivo e administrador da página @vwrfn - que também fotografou a nova VW Saveiro, que contamos os detalhes aqui, mostra o Virtus reestilizado rodando em fase final de testes.

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Assim como a picapinha, o VW Virtus 2023 rodava na Rodovia Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e traz novidades importantes. Visualmente, podemos esperar pelo mesmo padrão adotado pelo sedan na Índia e no México, mercados onde ele já foi lançado com atualizações estéticas.

O ponto chave agora é a gama de versões. A Mobiauto apurou que o novo Virtus será lançado ainda como ano-modelo 2023. Inicialmente, devem chegar as versões civis, incluindo uma inédita versão de topo que se chamará Exclusive, segundo os colegas do Autos Segredos.

Mas o flagra em questão é da versão esportiva GTS, que chegou a ser descartada pela Volkswagen para o novo Virtus, mas voltou à baila com soluções próprias em relação ao Polo GTS, e não estamos falando só do balanço dianteiro do sedan, que será diferente do hatch em toda a gama. 

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Diferentemente do novo Polo GTS, que terá a tecnologia IQ.Light Matrix - inclusive com avanços em relação ao sistema usado no Taos -, o novo Virtus GTS terá conjunto óptico dianteiro full-LED, incluindo luzes de neblina e DRL, porém mais simples, através de ecoleds ou espelhos, conforme mostra o flagra.

O motivo para isso é simples: como o novo Polo brasileiro tem a mesma frente do europeu, os faróis IQ Light do GTS vêm importado do Velho Continente. No caso do Virtus 2023, que usará faróis com moldes do Nivus, o fornecimento será local, daí que o conjunto será mais simples.

Leia também: VW Virtus 170 TSI automático fará alegria dos taxistas com 15,6 km/l

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Fora isso, o novo Virtus GTS terá elementos similares aos do hatch esportivo, como as rodas aro 18 agora com acabamento escurecido, grade e para-choque com divisórias tipo colmeia nas entradas de ar, teto e capas dos retrovisores na cor preta brilhante. 

Assim como os faróis, as lanternas serão de LED, porém seguindo a tendência do restante da gama e apresentando lentes escurecidas. 

Por dentro, o flagra aponta que o Virtus GTS 2023 manterá o cluster Active Info Display, 100% digital, e a central multimídia VW Play. Nossa aposta é que Polo e Virtus GTS mantenham os bancos de caráter mais esportivo, com encostos de cabeça independentes no par dianteiro.

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Itens como o volante do Nivus e o ar-condicionado digital Climatronic Touch, ativado por deslizamento dos dedos, já estão presentes na gama desde a linha 2022 e serão mantidos. O quadro de instrumentos digital de 8” deve pintar nas versões intermediárias e de entrada.

O lançamento da linha 2023 do VW Virtus ocorrerá ao longo deste semestre. As versões de entrada trarão o motor 170 TSI, de 109 cv de potência com gasolina e 116 cv com etanol, sendo 16,8 kgfm de torque com qualquer combustível, aliado a câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.

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Na inédita versão de topo pode ser mantido o conjunto 200 TSI automático, de 116 cv com gasolina e 128 cv com etanol, sendo 20,4 kgfm com qualquer combustível. Já a GTS manterá o trem de força 250 TSI Automático, formado pelo propulsor 1.4 turbo flex de 150 cv e 25,5 kgfm. Seu preço deve ficar na faixa dos R$ 150.000.

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Formado em mecânica pelo Senai e jornalismo pela Metodista, está no setor há 5 anos. Tem passagens por Quatro Rodas e Autoesporte, e já conquistou três prêmios SAE Brasil de Jornalismo. Na garagem, um Gol 1993 é seu xodó.

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