Chevrolet Cruze RS e Midnight são os últimos suspiros de hatch e sedan

Gama do hatch médio será reduzida a apenas uma versão, mas ambos terão motor turbo recalibrado para atender ao Proconve L7

Renan Bandeira
Por
26.01.2022 às 21:26 • Atualizado em 28.01.2022

A Chevrolet apresentou na noite desta quarta-feira (26) a versão RS do Cruze Sport6 (hatch) e a série Midnight do Cruze sedan. A fabricante não divulgou os preços das configurações, mas promete que elas estarão nas lojas até o final deste mês - ou seja, em até cinco dias.

As principais novidades estão no visual. O Cruze Sport6 RS usa a antiga versão LTZ como base, mas terá o miolo da grade inteiro pintado de preto, incluindo a característica gravata da marca, e levará a nomenclatura esportiva no canto superior esquerdo da peça.

Publicidade

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe 

As rodas de 17 polegadas têm um visual exclusivo e mesclam acabamento diamantado com preto brilhante. Além disso, o hatch médio terá teto, capa dos retrovisores e aerofólio traseiro pintados de preto.

Com a novidade, o Cruze Sport6 será vendido em versão única. Inspirada na versão homônima do Onix hatch, a recém-apresentada RS substituirá de uma só vez as opções LT, LTZ e Premier.

Leia também: 14 hatches e sedans que vão invadir o mercado brasileiro em 2022

Já o Cruze sedan ganha a conhecida série Midnight, que compõe atualmente a gama de opções de Onix Plus e Equinox. Só que, ao contrário do hatch, ela chega para compor a linha ao lado das já existentes versões LT, LTZ e Premier.

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

A edição usará a versão LT do três volumes como base, acrescentando o emblema da marca pintado de preto e os faróis com máscara negra. Porém, diferentemente de Onix Plus e Equinox, o Cruze não será inteiramente pintado de preto. Clientes poderão comprar a série também nas cores cinza e azul.

As rodas terão o mesmo acabamento apresentado no irmão Sport6 RS. Por dentro, as versões apostam no acabamento escurecido para dar um visual mais esportivo.

A Chevrolet não divulgou a lista de equipamentos, mas o Sport6 RS terá basicamente os mesmos itens da antiga versão LTZ do hatch, enquanto o sedan Midnight manterá os da opção de entrada do sedan, LT. 

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Leia também: Carros mais vendidos em 2021 por categoria: hatch, sedan, SUV e picape

O Cruze Sport6 RS parte de R$ 154.500 e o Cruze Sedan Midnight de R$ 139.950.

Motor recalibrado

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

Para atender às novas regras de emissão do Proconve L7, a Chevrolet fez alguns ajustes no veterano motor 1.4 turboflex de quatro cilindros. 

A fabricante não especificou quais foram as modificações, mas indicou ter mexido no gerenciamento eletrônico do motor e do câmbio automático de seis marchas, e retrabalhado os sistemas de combustível e exaustão do propulsor.

A boa notícia é que, de acordo com a GM, o 1.4 manteve os 150/153 cv de potência e 24/24,5 kgfm (gasolina/etanol). O Cruze Sport6 RS, especificamente, ganhou uma calibração especial na direção e na suspensão, para ter um desempenho um pouco mais esportivo.

Leia também:  Avaliação: por que o Chevrolet Onix Plus é um sedan tão bom de venda?

Dias contados

aria-label="Imagem do conteudo da noticia" className='img-news-content'

As versões com pegada mais esportiva chegam para dar um sopro de vida para os modelos, que não devem sobreviver por muito tempo no mercado. Afinal, a GM já tirou a família Cruze de linha em todas as regiões, exceto a América do Sul. 

Por aqui, o hatch médio já nem possui mais rivais diretos e é o “último dos moicanos” em um segmento que sucumbiu aos SUVs. Por isso mesmo, registrou apenas 1.733 emplacamentos no ano passado.

O sedan ainda respira melhor, tendo movimentado 7.090 vendas em 2021, embora ainda distante da maior referência entre sedans médios, o Toyota Corolla. Por isso mesmo, a família deve ter sua produção encerrada na Argentina até 2023, dando lugar ao ainda misterioso projeto AVA (Alto Valor Agregado). 

Pouco se sabe sobre o modelo que substituirá os dois Cruze na linha de produção, apenas que se trata de um SUV. E há boas chances de ser um SUV cupê de porte médio recentemente flagrado na Coreia do Sul, a ser lançado utilizando a mesma plataforma da nossa futura Chevrolet Montana.

Talvez você também se interesse: 

Honda mata WR-V e deixa HR-V na geladeira até nova geração chegar

Hora do adeus: este é o último Honda Civic feito no Brasil
Chevrolet Cruze Sport6 RS será esportivado para concorrer com ninguém
Chevrolet confirma novidades para Equinox, Bolt, S10 e Cruze, em teaser

Publicidade
Outras notícias
Publicidade