SUV que será base de VW T-Cross e Nivus ganha versão motor de 333 cv

Nova geração que antecipa primeiros híbridos nacionais da VW ganhará versão esportiva com motor de Golf

Por
17.11.2025 às 14:57

Aguardados pelos brasileiros, as novas gerações do Volkswagen Nivus e T-Cross devem chegar nos próximos anos inspiradas no europeu T-Roc, que estreou no mercado atualizado e equipado com um novo conjunto mecânico híbrido. E, para não decepcionar os fãs de potência e desempenho, a VW deixou um spoiler nas redes sociais de uma versão esportiva do SUV que podemos esperar para os próximos anos.

Vale ressaltar que as novas gerações do Nivus e do T-Cross já estão em testes e foram flagradas na Europa ainda camufladas. Embora o T-Roc e os SUVs vendidos no Brasil sejam modelos diferentes, a plataforma MQB-Evo - uma evolução da MQB usada nos compactos nacionais - chegará ao país acompanhada dos conjuntos híbridos que tornarão T-Cross e Nivus os primeiros modelos nacionais da marca equipados com esse tipo de eletrificação.

Publicidade

Você também pode se interessar por:

Como é o T-Roc R

Reprodução/@andymindtofficial

Reprodução/@andymindtofficial

O T-Roc R teve um teaser revelado pelo Diretor de Design da Volkswagen, Andreas Mindt. Nas fotos é possível identificar que se trata da versão “R” pelo logo centralizado nas rodas esportivas de 20 polegadas.

Na dianteira, o para-choque esportivo também fica em evidência, marcado por entradas de ar mais significativas pintadas de preto brilhante. Na traseira, o SUV ganhou quatro saídas de escapamento, todas assinadas pela Akrapovic, marca eslovena referência em sistemas de escapamento de alta-performance.

Reprodução/@andymindtofficial

Reprodução/@andymindtofficial

Por dentro, poucas mudanças são esperadas, mas, por se tratar de uma versão esportiva, o acabamento deve receber emblemas exclusivos e bancos possivelmente do tipo concha.

A partir da identidade visual da linha “R”, conforme apuração da Revista Autocar, o T-Roc esportivo deve receber o mesmo propulsor do Golf mais envenenado. Ou seja, com um 2.0 turbo a gasolina de 333 cavalos de potência e 42,82 kgfm de torque, integrado a um câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas e de tração integral 4Motion.

Esperado para 2027, o T-Roc R ainda pode receber auxílio do sistema híbrido leve para atender às novas regras de emissões do padrão Euro 7.

Enquanto a versão esportiva não chega, o novo VW T-Roc é vendido atualmente em quatro versões, sempre equipadas com motor 1.5 eTSI a gasolina de 116 cv e 25,5 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de dupla embreagem de sete marchas e tração dianteira. Além disso, possui sistema híbrido leve de 48V, que dispensa carregamento externo e não traciona o carro, apenas auxilia o motor quando necessário.

Para o Brasil, devemos esperar conjuntos semelhantes nos novos T-Cross e Nivus, porém com diferenças entre eles. O Nivus, mais acessível, deve receber o mesmo conjunto europeu MHEV com adaptação para combustível flex. Já o T-Cross, deve adotar um conjunto mais avançado, um híbrido pleno (HEV), que deve entregar maior eficiência energética.

Receba as reportagens da Mobiauto via Whatsapp

Publicidade
Outras notícias
Publicidade